Usabilidoido: Menu Principal


Como fazer um briefing de projeto de experiência

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
Como fazer um briefing de projeto de experiência

Briefing é uma atividade que gera um documento que descreve em linhas gerais o que será desenvolvido num projeto. Por que é feito?Para clarear as ideias e comunicar com outras pessoas as bases de um projeto. Pode ser utilizado também como documento legal para evitar mudanças de requisitos depois de sua aprovação.

Passo-a-passo

  1. Reunir todos os membros do projeto e discutir o foco do projeto.
  2. Refletir sobre as pesquisas iniciais.
  3. Definir problemas, usuários, oportunidades, recursos e retorno do investimento.

Créditos: Vídeo produzido pela Hotmilk PUCPR e Imago Produções Educativas em 2017, como material didático para o programa de inovação aberta Renault Experience. Esta cópia faz parte do arquivo pessoal de Frederick van Amstel, responsável pelo roteiro e apresentação. Direção: Tatiana de Paula Lopes.

Transcrição

Como começar o briefing? Reúna os seus colegas num local onde você possa confortavelmente discutir o projeto. Uma dessas pessoas deve se responsabilizar por tomar notas de tudo o que for discutido durante a conversa.

A discussão irá gerar o documento de briefing, um documento que contém todas as premissas básicas que irão orientar o projeto numa determinada direção, mesmo que não se saiba exatamente o que se está projetando.

Nas pesquisas anteriores, você deve ter observado situações em que as pessoas tinham problemas com serviços, produtos e tecnologias. Na discussão de briefing, você deve lembrar desses problemas para orientar o projeto. Defina quais usuários serão atingidos pelo problema. Pense nas pessoas que você viu falando com o problema. Defina um perfil para cada uma delas, ou seja, um tipo de usuário que tenha aquele problema. Esse perfil pode ser baseado em demografia, um cargo profissional ou também um nível de relacionamento.

O que seria possível fazer caso esses problemas não existissem? Pense nas vantagens para o usuário, para sua família, colegas de trabalho e a empresa onde ele trabalha.

Faça uma lista de recursos que você precisará para desenvolver o projeto. Esses recursos podem ser materiais, insumos, veículos, objetos, locais, etc. Isso vai ajudar a sua equipe a saber o que precisa correr atrás.

Discuta, por fim, o retorno para um potencial investidor do projeto. Quem você acha que poderia investir na ideia e qual será o retorno do investimento.

Série

Este tutorial faz parte de uma toolkit de inovação no design, com outros métodos que podem ser combinados. Esses métodos não precisam ser executados necessariamente nesta ordem.

  1. Vídeos Brainstorming
  2. Vídeos Análise de similares
  3. Vídeos Briefing de projeto de experiência
  4. Vídeos Pesquisa de shadowing do usuário
  5. Vídeos "Um Dia na Vida" dos usuários
  6. Vídeos Storyboard de interação
  7. Vídeos Painel semântico
  8. Vídeos Entrevista contextual
  9. Vídeos Personas de usuários
  10. Vídeos Jornada do usuário
  11. Vídeos Protótipo bruto
  12. Vídeos Teste de usabilidade
  13. Vídeos Avaliação heurística de interfaces

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 08/07/2024

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. Como fazer um briefing de projeto de experiência. Blog Usabilidoido, 2024. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/como_fazer_um_briefing_de_projeto_de_experiencia.html

Relacionados



Comentários





Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato