Briefing é uma atividade que gera um documento que descreve em linhas gerais o que será desenvolvido num projeto. Por que é feito?Para clarear as ideias e comunicar com outras pessoas as bases de um projeto. Pode ser utilizado também como documento legal para evitar mudanças de requisitos depois de sua aprovação.
Créditos: Vídeo produzido pela Hotmilk PUCPR e Imago Produções Educativas em 2017, como material didático para o programa de inovação aberta Renault Experience. Esta cópia faz parte do arquivo pessoal de Frederick van Amstel, responsável pelo roteiro e apresentação. Direção: Tatiana de Paula Lopes.
Como começar o briefing? Reúna os seus colegas num local onde você possa confortavelmente discutir o projeto. Uma dessas pessoas deve se responsabilizar por tomar notas de tudo o que for discutido durante a conversa.
A discussão irá gerar o documento de briefing, um documento que contém todas as premissas básicas que irão orientar o projeto numa determinada direção, mesmo que não se saiba exatamente o que se está projetando.
Nas pesquisas anteriores, você deve ter observado situações em que as pessoas tinham problemas com serviços, produtos e tecnologias. Na discussão de briefing, você deve lembrar desses problemas para orientar o projeto. Defina quais usuários serão atingidos pelo problema. Pense nas pessoas que você viu falando com o problema. Defina um perfil para cada uma delas, ou seja, um tipo de usuário que tenha aquele problema. Esse perfil pode ser baseado em demografia, um cargo profissional ou também um nível de relacionamento.
O que seria possível fazer caso esses problemas não existissem? Pense nas vantagens para o usuário, para sua família, colegas de trabalho e a empresa onde ele trabalha.
Faça uma lista de recursos que você precisará para desenvolver o projeto. Esses recursos podem ser materiais, insumos, veículos, objetos, locais, etc. Isso vai ajudar a sua equipe a saber o que precisa correr atrás.
Discuta, por fim, o retorno para um potencial investidor do projeto. Quem você acha que poderia investir na ideia e qual será o retorno do investimento.
Este tutorial faz parte de uma toolkit de inovação no design, com outros métodos que podem ser combinados. Esses métodos não precisam ser executados necessariamente nesta ordem.
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