Persona é um usuário típico do produto ou serviço apresentado como uma ficção, ou seja, através de um perfil inventado. Este perfil utiliza dados coletados em pesquisas com usuários.
Por que é feito? As pesquisas com usuários costumam levantar tantos dados que se torna difícil compreender e lembrar de tudo o que foi aprendido. A Persona é criada para sintetizar os dados num formato de fácil compreensão. Uma Persona pode representar vários tipos de usuários, porém, elas devem sempre parecer realistas.
Créditos: Vídeo produzido pela Hotmilk PUCPR e Imago Produções Educativas em 2017, como material didático para o programa de inovação aberta Renault Experience. Esta cópia faz parte do arquivo pessoal de Frederick van Amstel, responsável pelo roteiro e apresentação. Direção: Tatiana de Paula Lopes.
Persona não são perfis de usuários inventados ou imaginados. Persona são perfis de usuários baseados em pesquisas sobre os hábitos, comportamentos e características de diferentes tipos de usuários. O objetivo é sintetizar todos esses dados de uma maneira fácil de lembrar e compreender.
O primeiro passo da criação de uma persona é reunir todos os dados levantados na pesquisa e procurar por padrões de comportamento nestes dados.
O número de personas vai depender da quantidade diferente de padrões que você encontrar nos seus dados. Cada tipo de usuário você poderá construir a partir de uma combinação de diferentes características, como, por exemplo, idade, profissão, experiência, com um determinado assunto. Mas lembre-se, acrescente somente os usuários que tenham aparecido na sua pesquisa.
Uma persona é uma ficha de personagem com as informações relevantes do produto ou serviço. A ficha costuma conter os objetivos da persona para usar, os comportamentos típicos, o que deve ser feito e o que não deve ser feito para essa persona. Essas informações devem ser coerentes com uma pessoa real, um perfil em que qualquer pessoa possa acreditar que existe no mundo real.
Se você quiser colocar uma foto de uma pessoa para ilustrar a sua persona, você precisará da autorização desta pessoa. Na busca de imagens do Google, você pode pesquisar por fotos de pessoas que já liberaram o seu uso pela internet. Clique em "ferramentas de pesquisa" e modifique a opção "sem filtros de licença" para "marcadas para reutilização".
Este tutorial faz parte de uma toolkit de inovação no design, com outros métodos que podem ser combinados. Esses métodos não precisam ser executados necessariamente nesta ordem.
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato