Resenhas
Game Development and Production
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Um livro sobre gerência de projetos de games. Desde a concepção da idéia do jogo, passando por estratégias de programação colaborativa até a captura de movimentos reais para personagens tridimensionais. O livro é um verdadeiro guia para quem deseja entrar nesse mercado.
User Interface Design for Programmers
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Introdução ao design de interfaces para aqueles que trabalham a maior parte do tempo como programadores. De programador para programador.
Information Architecture for the World Wide Web
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Mais conhecido como pelo apelido carinhoso "urso-polar", o livro explica as principais práticas de Arquitetura da Informação: rotulagem, classificação, design da navegação e otimização de mecanismos de busca.
Art of Human-Computer Interface Design
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Coletânea de pensamentos avançados sobre o design de interface no início da década de 90 e o futuro, que corresponde aos dias de hoje. Muitas das previsões se concretizaram, outras ainda precisam ser realizadas.
Designing the User Interface
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Ben Shneiderman discute todos os aspectos que envolve a interação do homem com o computador. Desde os dispositivos de entrada até à realidade virtual, o autor tece comentários e recomendações.
Defensive Design for the Web
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Um livro só sobre o design dos momentos mais críticos de interfaces Web: mensagens de alerta, página não encontrada, resultados de buscas, formulários e etc. Os caras da 37signals acreditam na Lei de Murphy e se preparam pelo pior.
Sintaxe da Linguagem Visual
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O autor trata de gestalt, semiótica, teoria da cor, perspectiva, alinhamento, tipografia, profundidade e muito mais, sempre mostrando exemplos nas artes, design gráfico e de produto. Apesar de ser um resumo, o livro não é superficial.
Homepage: Usabilidade. 50 Websites Descontruídos
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Primeiro livro sobre Usabilidade que li. Foi um marco na minha carreira: gostei tanto das análises que o Jakob Nielsen fez nos 50 sites apresentados, que fiquei com a maior vontade de trabalhar com aquilo.
Publicidade e Vendas na Internet
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Como todo bom publicitário, o autor enrola mais do que ensina, porém, o legal é que o livro dá uma visão geral da publicidade, abordando questões ligadas desde design até relações públicas.
Sala de Aula Interativa
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Marco Silva explora as mudanças que a interatividade pode proporcionar no ensino brasileiro. O autor compara o trabalho do professor com o do designer de interface, porque ambos tem que proporcionar experiências engajantes. Ele identifica o que faz com que uma experiência interativa se torne engajante e proporcione melhor aprendizado.
Informática e Afetividade
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Um livro bem fininho discutindo como a informática pode alterar nossos relacionamentos afetivos, do ponto de vista de pesquisadores tarimbados.
Design para Quem Não é Designer
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Nunca estudou a finco design? Esse é o livro indicado para você, o título não mente. A autora vai explicar os conceitos básicos de design e como devem ser combinadas tipografia, alinhamento, cor, contraste e textura para formar peças gráficas organizadas e chamativas.
Cultura da Interface
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Steve Johnson conta a história das interfaces do microcomputador, desde às antigas linhas de comando até às modernas interfaces da Web. Graças à sua larga base literária, Johnson compara interfaces gráficas com romances literários e traz uma visão inspiradora e poética sobre o assunto.
Não me Faça Pensar
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Simplesmente o livro mais procurado sobre usabilidade no mundo. Ele é curto, divertido e muito bonito. Steve Krug consegue convencer desde os designers mais recalcitrantes aos executivos insensíveis ao comportamento do usuário de que usabilidade deve ser levado em consideração. O mote é que a interface deve ser tão óbvia, que o usuário não precise ficar parando pra pensar como usá-la.
Projetando Websites
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Uma introdução à usabilidade aplicada a websites. Jakob Nielsen prega a simplicidade no design de websites: tipografia de fácil leitura, cores amenas com contraste, espaço em branco para respirar e etc. Além disso, também vai mais à fundo nos conceitos de interação como metáforas de navegação, hipertexto, multimídia e etc.
Train of Thoughts: Designing the effective web experience
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O livro é uma reação ao culto da usabilidade que se instituiu no mercado estadunidense de Web. O primeiro capítulo trata justamente de atacar diretamente os gurus da usabilidade, especialmente, Jakob Nielsen. O autor do livro acusa eles de serem responsáveis por uma Web chata e sem graça.
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Designing Web Site Interface Elements
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O livro faz parte da coleção Design Whys, que significa "os porquês do design" e é isso mesmo que ele faz. Por exemplo, ele explica detalhadamente porque um botão deve ter sombras e brilhos, proporção próxima de 2/3 e tamanho mínimo de 12 pixels. Caso essas regras não sejam atendidas ele parecerá menos clicável, e talvez passe desapercebido pelo usuário.
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The Elements of User Experience
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Em 2000 Jesse James Garret teve uma visão e enxergou o processo de construção de um website de uma forma muito clara e definida. Colocou sua idéia num PDF e este fez tanto sucesso, que acabou merecendo um livro para explicar seus detalhes. O grande mérito do seu diagrama (dê uma olhada, tem traduzido pro português) é conciliar a metodologia de Design Centrado no Usuário desenvolvida paralelamente em duas áreas: o design de softwares e o webdesign.
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Hermes, o deus da cybercoisa
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A internet surgiu a partir da demanda de uma sociedade em transformação, mas não é ela quem está alterando as relações sociais e comerciais e sim os homens que se utilizam dela.
Information Architecture: Blueprints for the Web
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Na medida em que os websites vão ficando grandes e complexos, aumenta a demanda por profissionais capacitados a organizar as informações de forma que atendam tanto os objetivos do dono do site quanto dos usuários. Esse cara pode ser chamado de o arquiteto da informação e este livro serve perfeitamente como o primeiro passo na sua formação.
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Fresh Styles for Web Designers: Eye Candy from the Underground
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Todo Webdesigner que se preze tem sede por exemplos de design de vanguarda e não perde um bom link que aparece num site, numa comunidade, no email ou no ICQ. Dessa forma, ele se inspira, se atualiza e evolui seu estilo próprio de trabalhar. Este livro promete dar um upgrade no repertório do webdesigner trazendo os 10 estilos mais quentes em 2002.
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Flash MX 2004 Game Design Desmystified
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O Flash é uma das ferramentas mais fáceis para fazer jogos hoje em dia. Com esse livro ao lado, é mamão com açúcar! Jobe Makar tem uma didática fantástica e ainda consegue escrever um texto gostoso. Não é preciso ser programador avançado para entender os códigos, pelo contrário, com os exemplos visuais, até mesmo designers com base em Actionscript podem pegar as manhas. Depois de ler o livro o leitor além de estar capacitado para projetar games, estará com o Actionscript 2 muito mais afiado.
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Projetando Websites Compatíveis
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Este livro vai te ensinar tudo o que você precisa para entrar nos webstandards de forma gradual e progressiva. O diferencial são as dicas para lidar com as diferenças de renderização entre os navegadores.
Flash Animado: Técnicas Avançadas em design e animações
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O livro é interessante para quem já sabe desenhar e quer aprender a fazer animações usando o Flash. Os irmãos Piologo não tem receio de entregar todos os segredos de animação que desenvolvem no Mundo Canibal. Com uma linguagem bem descontraída, eles vão explicando os conceitos de animação enquanto indicam como usar o Flash para obter os efeitos desejados.
Em tempo, o título do livro se mostra deveras inapropriado. As técnicas de design são, na verdade, de programação e as técnicas de animação não são tão avançadas assim. Infelizmente, mais um título fraco da editora Axcel, que aliás, não aceita críticas.
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Actionscript MX: Documentado e Não-documentado
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O livro é bom para quem já está familiarizado com o ambiente de criação do Flash e percebeu que é possível incrementar e muito os filmes com o uso dos scripts. É recomendado também, aos desenvolvedores de Actionscript do Flash5 que desejam conhecer as grandes inovações do MX. O livro ainda serve para programadores com conhecimentos em outras linguagens.
O livro não é recomendado para designers que decidiram finalmente que irão encarar a linguagem de programação do Flash, a contra-gosto. O autor trabalha com linguagem técnica, objetiva e lógica, sem deixar muito espaço para explicação passo-a-passo, descontração ou analogias com o mundo real.
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