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Card-sorting � melhor que buraco

O card-sorting � uma t�cnica usada por arquitetos da informa��o para descobrir como o usu�rio classifica determinada informa��o em sua mente. Gosto de buraco, mas card-sorting � ainda melhor porque n�o depende da sorte para o jogador ganhar!

O buraco a que me refiro � aquele jogo de cartas cujo objetivo � junt�-las em sequ�ncias l�gicas, formando trincas e canastras. O card-sorting � uma t�cnica usada por arquitetos da informa��o para descobrir como o usu�rio classifica determinada informa��o em sua mente. Gosto de buraco, mas card-sorting � ainda melhor porque n�o depende da sorte para o jogador ganhar!

Ontem terminei de aplicar a t�cnica com 19 usu�rios do website da UFPR e estou muito feliz com o resultado. O procedimento foi bem simples:

  1. Escrevi 20 cart�es (10x7cm) que descrevem determinados conte�dos que est�o contidos no website atual (para isso foi t�o importante o invent�rio de conte�do), por exemplo:
    Orienta��o vocacional, explica��o sobre cotas, Provar, processo seletivo para p�s-gradua��o, semana do trote, prova do vestibular, estat�sticas
  2. Agrupei os cart�es em 11 categorias, formando o esbo�o da taxonomia do website. Criei mais outras 6 categorias alternativas que poderiam ser escolhidas pelos usu�rios
  3. No total, foram 17 cart�es de categorias (17x5cm) para classificar os cart�es de conte�do, tais como: Academia, Administra��o, Entrar na UFPR, etc.
  4. Fui para as bibliotecas da universidade porque l� tem mesas e usu�rios n�o muito ocupados
  5. Perguntei se o usu�rio tinha 5 minutos para responder uma pesquisa acad�mica e, caso sim, expliquei que bastava que ele pegasse um cart�o do monte e escolhesse a categoria mais adequada. Apesar de ter 17 categorias no total, s� poderiam ser usadas 10 no m�ximo. A mesa ficou mais ou menos assim:

    Exemplo parcial de um card-sorting
  6. Anotei quando os usu�rios n�o entendiam alguma categoria ou conte�do do cart�o e quando faziam alguma observa��o
  7. Anotei os c�digos contidos atr�s de cada cart�o, relacionando ao c�digo da categoria escolhida (nos cart�es eram letras de "a" a "q", nas categorias, n�meros de 1 a 20)
  8. Levei o resultado para casa e coloquei no modelo de planilha do Excel que esse tutorial explica como usar
  9. � partir do resultado gerei a taxonomia final do website

Aa taxonomia � o conjunto das categorias em que ser� classificado cada conte�do do website. Ela ser� a base para especificar metados num gerenciador de conte�do, quanto para gerar a hierarquia de p�ginas e o menu de navega��o.

A taxonomia � o cerne da arquitetura da informa��o, por isso � t�o importante envolver o usu�rio no seu desenvolvimento. Se o menu de navega��o n�o fizer sentido para o usu�rio, o website estar� inutilizado.

Abaixo, segue a taxonomia que esbocei antes de fazer o teste, a gerada pelas escolhas do usu�rio e a final. Note como as escolhas do usu�rio deixam claro aquilo que precisa ser mudado e o que funciona e como isso auxilia a gerar uma taxonomia muito mais precisa e abrangente que a inicial. De quebra, ainda consegui rotular os agrupamentos.

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Para alguns pode parecer chato, mas eu acho muito legal esse assunto. Mais interessante que jogar buraco, pelo menos. Ainda h� muito a ser falado sobre essa t�cnica, mas fica aqui uma r�pida introdu��o ao assunto.


Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 20/11/2004

Palavras-chave

card    sorting    cart�o    taxonomia    classifica��o    

Op��es



Comentários

Discussão
renato cruz
05/10/05 �s 02:08

Nada melhor que os pr�prios usu�rios escolherem como a informa��o ser� ordenada e apresentada! Muito boa esta t�cnica, ainda n�o conhecia.

E o melhor, vc mostrou que � bem simples empregar esta metodologia.

Mas fica uma quest�o:
E se as categorias escolhidas por vc for inadequadas para os usu�rios? N�o seria melhor se os usu�rios escrevessem o nome de uma categoria mais apropriada ao inv�s de escolher algumas categorias pr�-estabelecidas?


Discussão
Fred
05/10/05 �s 11:32

Quando voc� j� tem uma taxonomia mais ou menos definida, voc� pode partir para um card-sorting fechado, como o que fiz. Por�m, eu ainda ofereci r�tulos alternativos (sin�nimos) para as categorias que havia projetado, aumentando a margem de liberdade para o usu�rio.

O card-sorting aberto � quando voc� d� os cart�es de categoria em branco e deixa o usu�rio escrever o que quizer. O problema � que dependendo da ocasi�o, ele pode criar apenas duas categorias, que abarcam todos os cart�es, o que n�o ajudaria a criar um esquema de classifica��o abrangente.



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