E se o cliente não puder ou não quiser te passar um, simplesmente invente um! Briefing é onde estão as primeiras especificações do que quer o cliente nesse trabalho e o que você pode oferecer para ele. É a matéria-prima que o designer precisa para sair do zero e começar a esboçar uma solução, seja na mente, no papel ou no monitor. Com um briefing detalhado, não há possibilidades de bater aquele branco e a desorientação de não saber por onde começar. Claro, o começo É o briefing!
Nem sempre podemos fazer a reunião de briefing direto com o cliente. Ficamos à mercê do contato comercial e, como não será ele quem vai ter que quebrar a cabeça para inventar algo, em geral, eles não se dão o trabalho de sentar com o cliente e fazer um bom briefing (existem exceções, mas eu ainda tô pra conhecer um pessoalmente). Caso, haja a possibilidade do designer conversar direto com o cliente, melhor. Tem até um livro inteiro só para dar as dicas no assunto.
Uma vez eu recebi um briefing sensacional. O diretor da agência me entregou um cartão da empresa e disse: "Ó, faz um site aí. Eles querem essa logo animada, bem grande na home". O resultado não poderia ser pior. Aprendi a lição. No próximo job, fiz questão de sentar com o cliente para especificar o briefing. Percebi que não era tão fácil quanto parecia e tivemos uma nova novela na agência, mas dessa vez benigna. Nos sentimos no controle e o projeto acabou dando certo, embora tenha havido um bocado de retrabalho e o prazo tenha estourado.
Eu consegui, mas sei que muitas agências não permitem esse contato, ou por questões de tempo ou por questões de filosofia empresarial. De qualquer forma, ainda existe a possibilidade de inventar um briefing. Não quero dizer que você deve ler mentes, mas pode se basear no que já ouviu falar sobre o projeto, nas instruções verbais iniciais, em pesquisas gerais de marketing e sua experiência pessoal.
Ao invés de ficar esperando marcar uma audiência com a direção da Universidade em que estudo, resolvi criar o briefing direto com o meu professor orientador da disciplina. Veja como ficou o exemplo de briefing fictício e pegue a manha.
[ Atualização ] A pedidos, disponibilizo um briefing real de um pequeno projeto que fiz: Briefing Mercado da China [DOC] e o Website final
A UFPR precisa de um website melhor. Em primeiro lugar, ele precisa se tornar mais organizado e agradável aos olhos. Em segundo, mais útil. A proposta é repensar todos os nuances e amplitudes do website, sem ignorar a experiência do website que está no ar há anos. O objetivo é propor mudanças no website que o tornariam o mais fácil de usar de todas as demais Universidades Federais do Brasil.
O website está organizado de forma a refletir a estrutura administrativa interna da instituição e isso causa problemas aos usuários que não a conhecem por completo (quase todos). É praticamente impossível uma pessoa que não tenha noção da estrutura administrativa encontrar uma informação específica. Além disso, há uma irregularidade tremenda de um ponto do website ao outro, tanto no aspecto gráfico, como textual. Isso é funesto ao usuário porque a navegação é inconsistente, o que leva à confusão e a desorientação. A Universidade desperdiça assim, a chance de imprimir uma imagem coesa e bem definida.
O produto entregue deve refletir as seguintes características da UFPR:
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Concordo que o briefing é necessário. Mas fica a dúvida: Se o cliente não "quiser" te passar um? Isso é possível? Numca aconteceu comigo.
Criar seu próprio briefing ajuda muito, já fiz o teste. Mas nada como receber um direto do cliente.
Abraços e parabéns pelo blog.
---------------------------
Essa caixa poderia ser maior, assim como a fonte:)
Depende.
Quando as empresas tem departamentos de Marketing, normalmente eles já deixam algum briefing pronto para entregar ao atendimento da agência.
- Se o cliente não quizer passar um briefing, ele em primeiro lugar tem que estar ciente de que o trabalho final, sem sempre será o esperado pelo seu público-alvo. Assim sendo, um investimento que tem grandes probabilidades de ser jogado fora.
Acho que o melhor jeito não é receber o briefing do cliente, acho que isso é tarefa do atendimento. Ele deve sentar com o cliente e redigir um, até para já evitar disparidades.
Puxa, essa fonte da caixa de texto eu não tenho como mudar, mas é uma boa idéia aumentar a sua altura, assim os comentários tendem a ficar maiores e mais bem argumentados. Quando vier o re-design, vou levar tudo isso em conta ;)
Gostei muito deste briefing, no entanto acredito que ele pode ser ainda mais completo, dependendo do caso, claro. Parabéns pelo blog.
Para diretores de criação e diretores de arte, o briefing é essecial para um bom resultado, e uma visão geral de todos os aspectos que levaram aquela empresa a criar desde um simples cartão de visita, a uma complexa campanha.
A também os que acreditam que o briefing acaba que estreitando o corredor que liga uma boa idéia a viabilidade de produção de algumas peças. Acho simplesmente rídiculo esse conceito, pois 99% de retrabalhos são causados pela ausência de briefing.
Realmente o briefing é de fundamental importância tanto para empresas como para empresários. Os seres humanos, criadores da doença chamada "capitalismo", obrigaram uns aos outros a dar satisfações. O briefing é mais ou menos isso: quem não tem, não tem reconhecimento. Quem tem, não faz mais do que sua "necessidade".
Enquanto dicutimos questões superfulas neste site, milhões e milhões de pessoas passam fome, estão doentes, e nós, investimos nosso "precioso tempo" comentando e arranjando questionamentos para assuntos como o briefing. Como j;a dizia minha tia que mora na zona norte do Rio de Janeiro: "ninguém merece!!"
Eu gostaria de receber um e-mail pessoal do desenvolvedor deste site.
Se for span, e-mail o deletará automaticamente, e eu, infelizmente, não poderei ler o seu direito de resposta.
gostaria de ver um Briefing pronto de qualquer priduto.
Grato
messias
Ué, manoel, este briefing acima é de um produto completo. Veja a finalização do projeto aqui:
tbm gostari de ver... trabalho numa universidade e faço sites pra dentro dela... então fica muito dificil fazer um briefing q seja mais usual!
Ok, não é um briefing completo, pois o projeto é pequeno, mas é um dos poucos projetos comerciais em que trabalhei até agora que seguiram bem o briefing:
http://www.usabilidoido.com.br/arquivos/briefing_mercado_china.doc
Website final: http://www.mchina.com.br
Caro Fred,
Estou fazendo um curso de Pós-Graduação em Pesquisa de Mercado e recebemos um "case" onde devemos formular perguntas, para todos as fases do desenvolvimento do produto (análise da situação, análise da categoria,etc..) e por fim elaborar um briefing.
Na primeira etapa tudo bem, mas no briefing travei, pois tenho que seguir todas as etapas:
1) Definição do problema de marketing
2) Objetivo da pesquisa
3) Questões específicas
4) Público alvo
5) Análises solicitadas
6) Padrão de Ação (pediram especial atenção para esse item)
7) Prazo - considerações
8) Recursos.
O Caso é bem vago: A empresa X é fabricante de produtos de consumo em massa, com um portfólio e marcas variadas, cada uma delas atuando em um segmento específico de mercado.
A empresa possui uma nova área de marketing voltada para inovações de mercado, envolvendo novos produtos e marcas, comunicação, embalagens, promoções, materiais de merchandising, etc.
Bem,após isso, inventei um problema (item 1) = Desenvolver uma nova embalagem para esse produto, visando aumentar as vendas e ao mesmo tempo contribuir com o meio-ambiente (na reciclagem da embalagem); e também escrevio objetivo da pesquisa (item 2) = Como vamos competir para atingir a meta de crescimento e, até mesmo, a liderança de mercado?
O restante dos itens não consegui desenvolver..... Você poderia me orientar? Aguardo.
Atenciosamente,
Marcia.
Acho que o objetivo dessa pesquisa não deve ser descobrir como competir. Isso só será possível saber depois que o produto realmente for pras prateleiras. Antes disso, são apenas suposições. Seu objetivo é audacioso demais para uma pesquisa de mercado.
Sugiro objetivar algo como "investigar as demandas reprimidas da população que poderiam ser satisfeitas com o produto" ou "rastrear os principais players e seus market-shares e share-of-mind para descobrir nichos que podem ser disputados ou criados".
Você empacou justamente porque estrapolou o objetivo do briefing. O objetivo é a parte crucial do briefing e precisa ser considerada todas as possibilidades antes de ser definido. Só depois é que se deve passar aos demais tópicos.
Pensa de novo sobre e veja se melhora.
professor chega na sala e diz vamos aprender a fazer um briefing no começo tudo parecia fácil áte que tentamos fazer um questionario sobre temas livres foi quando percebemos as duvidas que tinhamos a respeito do assunto como:Que público? Que mercado? Que produto?posicionar se como cliente é muito dificil.É quando percebemos as dificuldades do cliente em ser o mais claro possível
LEgal, muito bem o artigo sobre briefing, no caso do professor chegar na sala passei por isso também, o pior é quando fica aquele vazio que você não sabe por onde começa mais ai da o estalo e você com~eça a pirar e o briefing fica bom :) só que nunca vai ter uma receita de bolo....cada caso um caso :)
www.designuem.blogspot.com
ou
http://www.bauhaus.uem.br
Boa Fred.
Na verdade costumo dizer que o briefing é mais sua postura frente ao cliente do que a lista de perguntas que você leva. Quem seminteressar pelo assunto, dá uma olhada no capítulo ATENÇÃO do MIni-Curso, lá no www.carreirasolo.org
Estão todos convidados.
Olá!
Estou com um grande problema, meu prof. pediu para fazer um briefing de coméricio varejista, e não sei por onde começar, estou "viajando na maionese", será que vc poderia me dar algumas dicas, valeu.....
Olá, eu estou com um enorme problema, meu professor pediu para fezermos um Briefing da Comunicação, de alguma empresa, o q realmente devo fazer ???
pergunta que eu posso fazer para brifar uma academia de ginastica
tenho q fazer um trabalho pra faculdade de publicidade e propaganda, que é elaborar uma campanha publicitaria de determinado produto à minha escolha. eu optei por fazer uma campanha sobre um preservativo masculino novo no mercado.Porem, não sei como fazer o briefing.
alguem me ajude, por favor!!!
Ola, eu gostaria de aprender a fazer uma divulgação de um empresa que é um trabalho de faculdade. É uma empresa de reciclegem e eu não tenho noção de marketing.
GRATO ! ! !
E' tarefa do profissional de atendimento saber entrevistar bem o cliente e tirar dele um briefing coerente para se fazer qq trabalho. Seja um website ou nao.
Ola boa tarde...
Preciso fazer um briefing sobre uma empresa de
laticinios.
Caso possam me ajudar, entre em contato comigo.
Em 1º lugar parabens à todos que contribuiram AQUI.
Nossa cultura é muito recente, e temos dificuldade em nos comunicar, eplicitado pelas perguntas aqui.
Neste processo é nescessário alguns fundamentos:
Pergunte, faça, refaça, teste, posicione-se para nã restar nehma dúvida, pois todos os detalhes são importantes;
Faça com clareza e sem mendo de perguntar, o que ocorre com frequência é o cliente não ter as respostas prontas, nossos empreendedores valorizam pouco as técnicas, privilegiando o imporvisso, oq eu dificulta o trabalho de quem precisa de planejamento. Porém com o tempo e esperiencia você aprenderá que poderá ajudar o cliente a responder boa parte das questões, para que assin ocorra, é imperativo se manter informado sobre o seguimento que irá atender.
Uma boa dica é se colocar no lugar do cliente e tentar ver o negócio do ponto de vista dele e ajuda-lo, evitando ser um problema pra ele.
Bons trabalhos a todos.
Olá, estou começando agora minha carreira freelancer, estou procurando dicas. Preciso fazer um site estático em HTML, o farei em flash, precisarei sempre de atualizar promoções do meu cliente. Como faço, de maneira mais rápido e fácil? o Contribute3 me ajudará? eu consigo baixar ele free na net?
Obrigada
Abraços
Preciso montar um Briefing com 5 a 10 paginas, mas ñ sei como fazer...
Se alguém puder me ajudar eu agradeço!!!
Meu nome é Priscila e estou trabalhando como atendimento numa agência no Rio de Janeiro, porém , como não sou da área gostaria de dicas de que conhecimento devo ter para ser uma boa profissional nessa função!!!
Por favor me ajudem!!!
MEU NOME É NAIDA, TENHO QUE FAZER UM TRAB. DE FACULDADE QUE É FAZER UMA NOVA ROUPAGEM DA CAMPANHA DE LANÇAMENTO DO FILME TITANIC, NÃO GOSTO MUITO DO FILME, NUNCA O ASSISTE ATÉ O FINAL, E TEM MAIS CADA PEÇA TEM QUE SER DIFERENTE UMA DA OUTRA, NÃO POSSO ADAPTAR DO OUTDOOR PARA REVISTA, POR EXEMPLO, E SÃO 8 PEÇAS,E AI TO FERRADA NEM?
POR FAVOR ME DEI ALGUMAS DICAS LEGAIS PRA QUE EUPOSSA FAZER O MEU TRAB.
UM ABRAÇO.
Bom meu nome é Carmen e eu estou com uma duvída enorme, sábado eu tenho que entregar um trabalho no curso, eu tenho q. invertar um produto, como eu começo a fazer isso, por favor, se vc ler, mande umas dicas p/ mim de marketing por e-mail.
Obrigado
Carmen
olá galera meu nome é Paula preciso fazer três questionários de briefing pode ser de qualquer produto, é para um análise trabalho da facu , se alguém puder me ajudar ficarei grata, valeu !!!
Gostaria de recebe um exemplo de briefing se possivel obrigado
olá gostaria de saber se vocês podem me mandar um modelo de um briefing feito, ou seja um
exemplo de um para mim esclarecer minhas dúvidas...
agrado respostas..
até mais
Olá
estou a fazer um trabalho de fim do curso com o tema Gestão da Tecnologia e da inovação. gostaria que me ajudasem em tudo quanto é informação a cerca.
Expecíficamente na ária de Telecomunicações.
Amigos, acho que esta questão de briefing é uma questão a ser resolvida pelo Designer.
Nenhuma agência de Marketing que não possua um designer competente, conseguirá resolver um projeto corretamente.
Arquitetos, Publicitários, Marketeiros... não são designers. Sendo assim acho que esse tópico de criar briefing não é adequado ao perfil do blog, apesar de existir vários que insistam em fazer algo relativamente satisfatório para seu cliente, sem consultar um designer. Resumindo...nem sempre o trabalho sai como desejado, num projeto que teoricamente teve sua formulação incorreta.
Para um projeto ter sucesso, acima de tudo o cliente deve estar ciente de que terá de tomar medidas que nem sempre são ao seu gosto, mas que são de total rentabilidade e lucro, tendo seu projeto com uma identidade formada de forma à levar o mesmo ao sucesso.
Sendo assim, o brief é apenas uma das formas de você chegar à esta identidade.
Existem vários tipos de Brief que devem ser aplicados corretamente ao tipo de cliente.
Ex: Briefing de Branding, Criação...etc.
Existem análises semióticas, similares e uma infinidade de coisas que nenhum profissional à não ser o Designer terá como conhecimento para resolver esses problemas do projeto.
De qualquer forma, a idéia do texto de que um bom projeto tem que ter um bom briefing é completamente válida.
Outra coisa que deu para perceber nos comentários são pessoas procurando "Modelos de Briefing" para clientes. Não existe modelo de briefing, pois cada briefing possui uma característica dependendo do cliente o qual vai ser consultado. A solução é unir a maioria de informação de todos os tipos de briefing pesquisados e unir as informações que serão úteis ao seu cliente.
Exemplo: Qual tipo de briefing você usaria para uma igreja? O mesmo de um briefing para empresa?
R: Claro que não.
Sendo assim, existem vários ítens que devem ser mudados para que esse brief seja adequado ao cliente.
Tanto porquê se você trabalhar conceitos de mercadologia numa igreja... Ela perde toda concepção de filantropia e espiritualidade.
Portanto...Tomem cuidado com isso.
Valeu pessoal,
Até mais.
Olá bom dia,
Preciso montar um Briefing de um laçamento de um carro, e não sei por onde começar, gostaria muito que vocês me ajudassem, é para um trabalho da faculdade.
Obrigada,
Aguardo
Contato
ola, boa noite.
estou fazendo um trabalho da facul e a professora pediu um briefing.
preciso de um exemplo de um...
n'ao sei por onde comecar!!!
Olá estou fazendi um trabalho e preciso de 5 detalhes
indispensáveis no processo deconstrução de uma
feira.
Desde já agradeço
Obrigada Érica.
Ola, preciso de montar um Brienfing de uma Agência de Publicidade como eu faço e pra fauldade?
Bom dia, comecei a cursar Publicidade e Propaganda nesse semestre, e um dos primeiros trabalhos passados pelo professor foi a elaboração de um Briefing, podendo ser de um produto já existente no mercado ou até mesmo criado pelo grupo, contendo quatro peças ( 1 roteiro de TV com 30"; 1 spot ou jingle de 30"; 1 página de revista; 1 outdoor). É certo de que tenho dúvidas em relação à montagem do trabalho em si... E gostaria de algumas dicas que eu e meu grupo poderíamos ter como base para a elaboração desse projeto.
Obrigada pela atenção, agradeço desde já!
Stefanni.
Olá!
Só um detalhe que percebi: Muitos estão querendo um modelo de briefing para se basear, porém não existe um padrão para se criar um briefing.
Um briefing deve ser objetivo e direto, sem se preocupar em encher linguiça; É claro que quanto maior o número de informação que voce tiver sobre o que seu cliente quer, vai ser bom pra voce. Mais acontece que tem muita gente achando que pelo fato de ter um briefing extenso, vai ajudar no projeto.
Seria interessante, criar um briefing de acordo com sua cultura de desenvolvimento.
Um briefing com 10 questões objetivas, dão mais resultados do que um briefing com 100 questões sem importância.
Tem briefing perguntando o hobby do cliente (PRA QUE?), quanto tempo tem a empresa dele (PRA QUE? se a empresa dele tiver 2 anos ou 30 anos, o que muda?), que tipo de retorno ele espera (PRA QUE? É claro que ele espera aumentar o numero de clientes e consequentemente, aumentar o caixa da empresa), etc...
Tem briefing que parece boletim policial...
Crie o seu próprio briefing, com questões que realmente vão te ajudar na execução do projeto.
Fiquem com Deus!
Um briefing organiza seu projeto dando tempo ao tempo em sua realização!
Boa tarde!
eu tenho um projeto para apresentar a uma grande agencia de publicidade de sp para que a mesma apresente para um dos seus maiores clientes mais ñ sei por onde começar, se trata de uma patente muito importante para divulgação de grandes empresas no ramo esportivo sera que pode me ajudar?
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato