Mudar o layout: Alinhar à esquerda Alinhar ao centro Alinhar à direita

Muito bem hospedado pela Bit7 Hospedagem - conheça os planos.

Usabilidoido
blog de Frederick van Amstel
Blog sobre Webdesign, ou melhor, Design de Interfaces Web, ou melhor, Arquitetura da Informação, ou melhor, Engenharia de Usabilidade, ou melhor: leia e discuta sem se preocupar com o nome.
Assunto Usabilidade
O sinônimo imediato de usabilidade é facilidade de uso. Assim como você se beneficia de uma cadeira ergonômica, se beneficia de uma interface ergonômica. Para avaliar quão confortável é uma inteface, é preciso avaliar a sua facilidade de aprendizado, velocidade de uso e satisfação, entre outros fatores.

Últimos

Cadastros são barreiras desnecessárias

13.04.05

Comentaram:

Não gosto de preencher cadastros, mas sou obrigado a fazer isso quase que semanalmente para experimentar novos serviços gratuitos e pagos na Web. Antigamente costumava preencher cadastros falsos, mas a piada logo perdeu a graça.

Não tenho dados estatísticos, mas acredito que a maioria das pessoas odeie preencher cadastros e só a minoria efetivamente os preenche. Fiz uma divertida enquete em áudio com meus colegas da faculdade de Comunicação Social da UFPR sobre o assunto:

Cadastros são legais? [MP3] 3'88"

Jackson Sardá garante que gosta de cadastros.Note como na enquete, com exceção do Jackson Sardá (o cara ingênuo da foto), todos tem uma imagem negativa dos cadastros. Porquê disso?

leia ainda mais

Padrões são inevitáveis, até no design

07.04.05

Comentaram:

Não adianta torcer o nariz, a tendência hoje é padronizar. O mercado exige e não é só na Web, vide o exemplo da valorização das certificações de qualidade ISO (International Organization for Standardization). Nos últimos 10 anos, médias e grandes empresas foram forçadas a se adaptar para atender as normas de qualidade que as certificações exigem. Indústria que não tem nem ISO 9001, perde muitos negócios porque ninguém confia nela.

Hoje em dia, a primeira coisa que faço quando acesso o website de uma agência Web é verificar se o site dela adere aos webstandards ou pelo menos possui um job em destaque que é complacente aos padrões. Assim já fico sabendo se ela está antenada às mudanças do mercado ou não. Empresa que se preste a trabalhar com tecnologia de ponta não pode comer mosca, fica pra trás rapidinho.

Porém existe um tipo de padrão que está se estabelecendo na Web de forma não oficial e é preciso observá-lo. Trata-se dos padrões de usabilidade, ou melhor, Padrões de Interação, porque possuem escopo mais amplo do que somente usabilidade.

Quer um exemplo rápido?

Precisa explicar do que se trata e como se interage? Somente se o usuário estiver nos seus primeiros dias de Internet ele não reconhecerá a ferramenta de busca. O usuário reconhece a forma e relaciona com sua experiência prévia com outros websites que usam um esquema parecido.

leia ainda mais

Argumentando em favor da usabilidade

27.03.05

Comentaram:

Assim que terminei de ler meu primeiro livro sobre usabilidade, o Homepage: Usabilidade do Nielsen, fiquei todo empolgado para aplicar a "cartilha" no meu trabalho. Em pouco tempo percebi que não era tão fácil quanto o Nielsen falava, as coisas não eram tão simples assim.

"Se o cliente quer a logomarca animada, não dá pra dizer não", dizia o diretor da agência de propaganda em que trabalhava. As poucas palavras que repetia do livro do Nielsen não eram suficientes para convencer o cliente de que essa era uma idéia infeliz.

Tive que desenvolver meu próprio discurso sobre o assunto para poder convencer o pessoal da agência (e consequentemente, os clientes) de que animar a logomarca é chato.

Recebi esses dias um email de um leitor que está numa situação parecida com a que passei e acho interessante compartilhar minha experiência com vocês:

leia ainda mais

Tem diferença usabilidade e interface?

24.03.05

Comentaram:

Hoje um leitor no MSN me perguntou qual a relação entre os termos "usabilidade", "interface" e "navegabilidade". Não é só ele quem tem dúvidas sobre esses assuntos. Os tradutores do livro "Não me Faça Pensar" de Seteven Krug, traduziram "usability" como "navegabilidade", apesar de que no Brasil já usávamos há anos a tradução cognata do termo "usabilidade".

O leitor Milano fez uma crítica ferrenha sobre essa mania estadunidense de criar termos só para vender seu peixe. O resultado é que sofremos uma enxurrada de termos tão parecidos que é difícil definir onde termina um e começa outro.

Como vocês verão na conversa, vejo o fenômeno como inevitável ao processo. Se estão sendo criadas coisas novas, é preciso dar uma de Adão e dar nome às elas. Como não temos o discernimento absoluto de Deus, temos que nos contentar com nomes meramente aceitáveis.

leia ainda mais

Palestra online sobre Usabilidade

Para quem não pôde assistir no ano passado, a Ilearn está promovendo seu novo ciclo de palestras gratuitas online dias 18 e 21 de janeiro, com vídeoconferência e tudo. Falarei sobre a importância da Usabilidade e o Prof. Bechara falará sobre webstandards, dois assuntos quentíssimos. Como as palestras não serão gravadas e o número de vagas é limitada, corra e se inscreva já. Mesm quem não estiver interessado no assunto, vale à pena só pra ver a ferramenta que eles desenvolveram em Flash para conferências online. No Brasil, funciona melhor que o Breeze da Macromedia, pode acreditar.

Quem quiser dar uma espiada nos slides, ainda tenho que fazer algumas alterações, mas o da palestra anterior está disponível nessa nova seção do site.

comente aqui

Tem mais posts lá em cima.