Na medida em que vou aprimorando meus conceitos de projeto de websites, fica cada vez mais claro o que isso significa. Estou fazendo a arquitetura da nova versão da FlashMasters usando uma abordagem bottom-up (de baixo para cima, bem fundamentada) e a documentação que estou produzindo pode servir para ilustrar o que digo.
A primeira coisa que fiz foi levantar no papel todo conteúdo que tinha no site, ao mesmo tempo que mapeava a navegação atual. O Inventário de Conteúdo está neste TXT. Em seguida, listei todos os assuntos abordados ao mesmo tempo em que tentava mantê-los dentro de grandes-áreas: Design, Programação e Operação de Software. Feito isso, comecei a agrupar os conteúdos que eram correlatos e a esboçar algumas classificações que serviriam de base para a navegação e modelagem do banco de dados.
Como vocês podem ver no esboço, identifiquei todos os tipos de conteúdo que o site continha, de uma perspectiva mais de modelagem de dados. O primeiro impulso foi criar a navegação baseada no agrupamento desses tipos de arquivo, por exemplo uma seção só para arquivos de exemplo (.FLA, .SWF, etc).
Só quando comecei a desenhar o diagrama de navegação acima, é que percebi que isso não ia funcionar. Afinal, o usuário entra não atrás de um arquivo ou de uma "opinião profissional". O que ele quer é resolver um problema ou saber mais sobre um determinado assunto. Assunto? Opa, eu já havia identificado os ditos cujos. Voltei a eles e percebi que mapeando a navegação em cima dos assuntos na primeira dimensão, seria mais fácil de entender do que se trata o site e diminuir o número de opções no menu (era esse o principal problema da última versão). Consegui resumir a três assuntos: Actionscript, Mexendo no Flash e Design.
Até aqui foi feito só trabalho de Arquitetura da Informação. Apesar de ver lá longe um menu de navegação bidimensional, não era essa minha maior preocupação. Queria que a estrutura fosse facilmente visualizada mentalmente, que formasse um robusto modelo mental. Apesar de ser padrão para sites de recursos sobre Flash usarem a abordagem "tipo de conteúdo", você conseguiria se lembrar de como está organizado o FlashKit sem abrir o site? Ou então, planejar um caminho para resolver um problema no seu preloader? Pelo fato de ser difícil formular esse caminho, quase sempre ia direto ao fórum para perguntar sobre uma questão, mesmo sabendo que podia ter a solução entre os tutoriais e códigos-fonte.
Enquanto montava o diagrama, não resisti em ultrapassar a barreira da informação e começar a pensar em interação. Montei os wireframes (estrutura de cada página) ao mesmo tempo que ia dilapidando o diagrama. O da página inicial foi o primeiro, claro. Mas, enquanto fazia já ia pensando se ia dar certo a sequência com as páginas internas.
Já tinha discutido com o William sobre fazer uma aplicação rica para responder perguntas em linguagem natural imediatamente, como por exemplo: "Como criar um botão invisível?". No wireframe da página Mexendo no Flash já delineei como serão os componentes da pequena aplicação. Até agora, não pensei e nem fiz nada no campo do design gráfico. Pensei na disposição dos elementos, mas não de uma perspectiva gráfica e sim de informação e interação (como ficaria bem organizado e fácil de usar).
A vantagem de desenvolver tudo isso é que podemos discutir e mudar tudo sem ter que refazer layouts cuidadosos ou mexer em código, estrutura de banco de dados. Gastei no total umas 12 horas pra fazer tudo. Pouco tempo, se for pensar que uma alteração dessa ordem poderia resultar em re-trabalho de semanas. Planejar é essencial para qualquer projeto ter sucesso. Os campos da Arquitetura da Informação e Design da Interação fornecem métodos muito interessantes para esse fim. Webdesign é muito mais do que só visual. Se for levado à sério, apresenta questões muito mais profundas do que imaginamos.
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Olá Fred!
Sou Luciana, webdesigner formada a pouco tempo na faculdade Anhembi Morumbi e gostaria muito de me aprofundar em arquitetura de informação. Vc poderia me ajudar, enviando algum material seja em pdf ou mesmo apostilas em word para que eu pudesse conhecer mais.
Gostei muito do seu artigo e por isso gostaria muito de me aprofundar.
Desde já agradeço a atenção!
Você lê inglês Luciana? Porque quase tudo o que sei foi lendo livros e sites em inglês sobre o assunto. Para quem está começando, esse livro que fiz resenha é muito bom:
http://www.flashmasters.com.br/?site=artigos&as=mostra&id=57
Aqui tem uma coletânea gigante de artigos sobre Arquitetura da Informação disponíveis na Web:
http://www.d.umn.edu/itss/support/Training/Online/webdesign/architecture.html
E aqui tem um pequeno guia do Alexandre, esse em português:
http://www.sobresites.com/usabilidade/arquitetura.htm
No Webinsider tem alguns artigos introdutórios bem interessantes sobre o assunto em português:
É mole ou quer mais?
Fred, a algum tempo, venho acompanhando o seus relatos e artigos, confesso que no início me sentia incomodado por algumas indagações, mas com o tempo foi vendo o quão importante e útil pode ser o uso da usabilidade ( q redundante ). Venho estudando e buscando fontes de conteúdo para isso ...., acho importante aprender, e usar isso p/ ao menos não dificultar a vida do usuário, mesmo a minha função ser a criação do visual (design).
Sou professor universitário em Londrina - Pr e há anos venho me dedicando, estudando, lendo, errando e aprendendo sobre Arquitetura da Informação, Engenharia da Usabilidade, Design centrado no usuário e todos os desdobramentos que estes assuntos podem levar. Portanto gostaria de colabora "um pouquinho" com quem está começando. Considero o instituto Asilomar (http://www.aifia.org/pt/sobre_aifia.html), aqui neste link com a sua versão em português, uma fonte de referência segura para os que buscam mais informação. Afinal, um grande problema destes estudos, hoje, é (por incrível que pareça) a grande quantidade de informação sobre o assunto (já experimentou buscar no google sobre o assunto?). Então para quem está começando e fica sem direção, ler autores já consagrados como Jackob Nielsen (www.useit.com), Louis Rosenfeld (http://louisrosenfeld.com/), seu livro com Peter Morville (Information Architecture for the World Wide Web: Designing Large-Scale Web Sites
by Louis Rosenfeld, Peter Morville ), o site webinsider (http://webinsider.uol.com.br/), podem ser referências sólidas para formar uma conceito sobre os assuntos para, a partir daí, conseguir selecionar o que ler entre milhares de referências que existem sobre o assunto. Se você leu este pequeno apontamento, obrigado pela paciência. Trata-se, apenas, de uma pequena orientação de alguém que vem lendo "quase tudo" sobre estes assuntos.
Edsonjr
Valeu pela colaboração Edson! O livro do Rosenfeld e Morville é realmente a melhor referência que temos na área. A propósito, já que você também está no Paraná, vai vir para o Simpósio sobre IHC na UFPR? Pretendo participar também de uma das oficinas:
Ola meu nome e Hevilene e sou de Vitoria ES, gostaria de saber como faço parte deste grupo. Queria resposta.
Hevilene, para participar de uma das oficinas, você precisa enviar um artigo até 27/08. O objetivo é reunir um grupo de pessoas que estão ativamente engajadas no estudo do assunto. Ainda não escrevi o meu, mas quando o fizer, os leitores deste blog o terão em primeira mão. Estou pensando em argumentar que o Flash é um prelúdio do que pode vir a se tornar a TV Interativa, mas ainda não sei se tenho embasamento científico suficiente. Quero participar da oficina que justamente vai discutir isso.
Mais detalhes sobre as oficinas na página do evento:
Eu adorei as informações que recebi sobre a usabilidade, que hoje em dia é fundamental para um bom trablho, valeu pessoal, muito obrigado, se precisar de alguma ajuda pode contar comigo!!!sonialiasch@sercomtel.com.br ou sonialiasch@hotmail.com
Quero receber informações no meu email sobre usabilidade. Parabéns pelo trabalho.
Cristiano, seu email foi adicionado para receber a newsletter com os destaques da semana do Usabilidoido.
Obrigado pelo interesse!
Ola, eu sou estudante de ciências contábeis e estou fazendo um trabalho de como interfere o sistema de informações na área contábil, você poderia me dar alguma informação?
Obrigado
Oi, Fred! Gostaria de te agradecer por disponibilizar material tão rico. Estou às voltas com a elaboração de um diagrama de navegação no 1º período do curso de webdesign, portanto, você pode avaliar meu desespero! Seu post foi a luz no fim do túnel rs
Já vi que vou passar muito por aqui! :)
Obrigada!
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato