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Atualização: vídeo completo disponível para download gratuitamente.
Fiz uma análise de usabilidade comparativa entre duas grandes redes de fast-food que aceitam encomendas pela Internet (McDonalds e Habibs) e cheguei a conclusão estarrecedora de que o ato de selecionar o pedido no website pode demorar mais do que a própria entrega do pedido em sua casa só por que a interface foi mal projetada.
Gravei um vídeo de 50 minutos, mostrando passo-a-passo como é o processo desde a entrada no website até a chegada da encomenda em casa, comentando problemas de usabilidade que os usuários podem encontrar, suas causas e possíveis soluções. O vídeo comenta bons e maus exemplos de:
Para ter uma idéia melhor de como se desenrola o vídeo, abaixo segue uma demonstração de alguns trechos, em qualidade de vídeo extremamente reduzida:
O vídeo está sendo distribuído em CD-Rom (340 MB - DivX- 800x600px) por R$20. O frete é grátis para todo o Brasil (carta registrada). Pagamento por depósito bancário ou transferência eletrônica. O vídeo está disponível para download logo abaixo. A análise foi feita em dezembro de 2005
Análise de usabilidade de fast-foods online [MOV] Quicktime 7 - codec H.264 - 56 minutos - 156mb
Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 13/03/2007
delivery entregas ecommerce fluxo
hehehehe... boa walmar...
Legal hein Fred, essa parte do link do menu, q deveria existir foi essencial. Mto boa sua posição nesse case.
De repente até compro... Deixa passar as festas vê se vou ter grana :D.
Aquele abraço
Muito bom esse lance de vídeo, eu já fiz alguns vídeos com o camtasia.
Agora a respeito do habibs, recentemente fiz o teste aqui em casa também, e achei extremamente tosco o site deles, só comprei para testar e pq eu já conhecia os produtos deles, mas acredito que com isso ai eles nunca irão conseguir novos clientes apartir do site.
O site do McDonalds eu nunca usei, vamos ver algum dia.
T+
Quem diria, grandes redes de fast-food pagar bem caro (prezumo eu) para desenvolverem uma loja virtual assim.
Excelente vídeo, Fred.
Testa esse também: http://www.subwaydelivery.com.br/ mas cuidado para não queimar as retinas.
Parabéns Fred, você está se superando!
O Habibis é tosco e parece ter sido feito por amadores que estavam "tateando" no escuro. Já tentei comprar por ele uma vez e desisti. Também estive um tempo parado na frente da mesma tela do endereço... confesso que demorei pra achar o "radio select".
O McDonalds passa a idéia de que todos os mortais já conhecem (oudeveriam conhecer) todos os produtos da loja e pedem (ou deveriam pedir) da mesma maneira e que NÃO pode haver diferenças entre o mundo virtual e o mundo real!
Como diria o Robin: "Santa paciência, Batman"
pior eu, que tentei acessar o delivery pelo www.habibs.com.br e entrei no menu, só pra descobrir que a logo do delivery dentro de seviços abre um jpeg.
O site do Habibs é MUITO ruim, tentei acessar uma única vez para localizar o número de telefone da loja mais próxima de casa e desisti.
Excelente vídeo Fred, parabéns.
Essas análises sobre usabilidade em vídeo aula é bem bacana para a compreensão do assunto, muito melhor do que as ilustrações.
Um abraço.
Fred, o Walmar acima pediu para vc testar o subway dellivery, nossa, o site, na home page, ja tem seu valor de compras(R$ 0,00) e ironicamente um botão pra fechar pedido e outro pra limpar a cesta, vc nem entrou, nem comprou, e ja vai fechar o pedido, e limpar o que da cesta, a poeira????
As cores tão legais, mas o menu to achando fora de sintonia.
Eu testei o limpar cesta antes de comprar algo e ele perguntou se eu queria mesmo limpar a cesta(uahuahuahuahua)
nem tentem cadastrar-se no habibs se estiver em Brasília, no 'alô tia Eda' me informaram que simplismente não funciona, tem que ligar pra eles cadastrarem 'na raça' o endereço.
ah sim, comprei esse vídeo e recomendo, não está caro... tem até um "Note e Anote com Fred" =]
Fred,
estou conhecendo seu trabalho e seu site hoje. Gostei muito do que vi e vou manter mais contato contigo.
Uma pergunta simples:
porque você não vende isso pros respectivos departamentos de marketing das empresas envolvidas?? Possivelmente você ganharia bem mais.
Sucesso pra você.
Aposto que os Clientes encheram a paciência do Designer e do programador com base em suas próprias crenças de comercio real. Transportaram para o virtual a realidade do dia a dia das lojas. Não adianta gente, cliente burro é site mal feito com certeza.
Gostei da amostra do vídeo.
Pesquiso sobre video-aulas há muito tempo e eu mesmo dou aulas tem una dez anos, aulas presenciais.
Nas vídeo-aulas que vejo, quando são brasileiras, o instrutor sempre mantém um tom extremamente formal e super artificial. Com isso gera o efeito "criança tímida" ou seja, fica com aquela voz de criança no quarto ano do ensino fundamental lendo uma homenagem pro dia das mães na frente de todos os pais e alunos da escola, morrendo de medo de errar.
A sua video-aula tem um tom bem informal, como se fosse um bate-papo mesmo e adorei também a simples idéia de ficar dando ALT + TAB de vez em quando pra poder aparecer a sua imagem falando, dando assim uma maior aproximação e sensação de presença.
Excelente!!!
Faça outras!!! Não pare!!!
Abraços!!!
Zeno
ENTENDO O QUE QUIZ MOSTRAZ , MAS NÃO ACHO CERTO O QUE FEZ...
ENTENDO O QUE QUIZ MOSTRAZ , MAS NÃO ACHO CERTO O QUE FEZ...
Entrei pra dar a minha opiao sob issso,pois nao acho legal o que eles estao fazendo,porque daqui uns anos o contato entre as pessoas nao vai ser mais diretamente vai ser completamente
indireto...
As pessos nao vai nem precisar sair de casa pra faz compras..vao so passar a lista pela internet e vai chegar em casa por menos de 5mim...
...depois as pessoas ficam reclamando que sua conta bancaria foi alterada sem a sua altorizaçao,mais tambem estam fazem tudo pela internet sem saber com quem falou(com quem se tratou do assunto)...
Internet e bom sim,mais so pra tratar de negocio(assuntos) de pouco risco pra sua vida(seu investimento)...
Muito interessante!
Só achei que você poderia ser menos sarcástico e dar um tom mais formal sem deixar de ser descontraído, pois você tem carisma.
www.pizzahut.com - Aqui vai um ótimo exemplo de quem chega na internet pra vender e não pra estar.
Já usei o serviço e funciona! Destaque para o serviço de localização de loja mais próxima da sua casa. Fantástico.
Você poderia fazer um vídeo sobre esse pra mostrar como se deve fazer...
Abraço
o sem palavras mesmo veio gostei disso aew
ate mais by nando
Mto bom o video, apreciei mto o seu trabalho e o descobri eqto procurava no Google o telefone do delivery do Habib's.
Me responda uma coisa, voce é fã do Marcelo Taz?
Certeza! Desde criança admirava sua personalidade.
as criticas existem mas, para quem tem conhecimento do assunto(internet).
Eu poderia muito bem entrar no endereço fazer meu pedido e achar normal a demora.Agora, se vc já é detentor do assunto e sabe o tempo médio em que poderia fazer suas compras, tudo bem,só acho que em busca de melhora e aprimoramento se busca fazer o que está ao alcance, e aí,surgem as críticas(que é a melhor maneira de aperfeiçoar o trabalho disponível pois, é com críticas que o ser humano busca se corrigir.
rita viana
legal...
Eu, gostaria de saber como eu fasso para deixar o meu curriculo nesta empresa.
Adorei o seu trabalho, as qustões que vc discute aqui são bem pertinentes. Tava querendo uns kibes e acabei achando esse site...rs.
interessante... comprei de você a um tempo atraz o CD, porque não esperei? o que é conveniente? interessante... injusto para quem comprou... mas enfim, esse é o mundo onde vivemos ^^
Na época em que lancei (2005) eu não poderia disponibilizá-lo porque meu servidor não ia aguentar. Também não tinha descobrido um jeito de compactar o vídeo para um tamanho razoável. O CD não era pra obter lucro, pois o preço era irrisório. Foi a única forma que encontrei pra distribuir satisfatoriamente.
Cara, gostei muito dessa análise.
Infelizmente aqui em Campo Grande-MS ainda não tem esse serviço de entregas do Mc... e Habibs, nem loja real tem!
Lendo os comentários, vi que esse post era antigo. Tentei ver de que ano era, mas tanto no post quanto nos comentários, não aparece o ano. Talvez o ano não seja necessário sempre, mas de vez em quando faz falta.
Valeu!
Agradeço você ter disponibilizado o vídeo completo, já havia assistido faz um tempo a amostra gratis...
Vejo sempre o lado bom... é necessário para nós que construímos sites aprendermos com os nosso erros.
A abordagem na usabildide destes delivery's ficou ótima e completa, até mesmo fazendo uma pequena entrevista com o entregador do Habibis.
Detalhe para o que ele falou.
Se ele não chegar a tempo quem paga o lanche é ele, isso eu acho um absurdo pois você trata de vidas que podem ser perdidas devida a pressa.
Parabéns pelo vídeo.
Freed, ficou muito bom esse vídeo, parabéns.
Vídeo simplesmente perfeito. Cheguei a ficar revoltado vendo erros gravíssimos que até eu que naum sou um profissional da usabilidade saberia resolver facilmente.
Parabéns
Muito legal o video, o tempo aqui passo muito rapido vendo esse video, foi bem discontraido.
Acho q alem dos texto e do podcast vc poderia ampliar seu blog para tipo de um "videoblog", certeza que teria muito mais acesso ainda.
O mais impressionante é que, depois de mais de um ano de publicada esta análise, os sites continuam com o s mesmos problemas. O do McEntrega não mudou nada. O do Habibs mudou esteticamente, mas a estrutura de interação é a mesma.
qndo uma pessoa vai fazer uma analise ,com o pensamento egativo sobre tal site ,coloca ehm risco a analise,foi isso q vc fez,no momento q usa o om sarcastico percebe q vc naum deseja analizar mas sim deterior a imagem do site,nao gosto muito de mc donalds,mas o problema eh k c fosse feita analise sem ter uma intenção negativa no seu inconsciente,a analise seria mais concreta,por isso nau gostei dessa analise!!
Toda análise é parcial. Alguns analistas tentam se encher de aparatos mirabolantes para parecer que estão fazendo algo científico, mas não passam de artifícios de retórica para legitimar seu discurso.
Prefiro ser sincero e deixar claro de que se trata de uma análise parcial do que apresentar relatórios extensos contendo estatísticas "imparciais", com opiniões de usuários "imparciais", com comentários "imparciais" e tudo o mais que pessoas inocentes podem acreditar que sejam imparciais.
A função deste vídeo não é tanto documentar a análise de usabilidade, mas sim transmitir algum conhecimento e sensibilizar a audiência para a importância do assunto.
bom, refleti um pouco e percebi: tá, comprei o CD e agora ele é free, mas calma lah! Eu sou leitor assiduo do seu blog e não tinha o hábito de clicar nos adsenses pra ajudar a comunidade blogueira. Então, na verdade quando eu comprei esse CD na verdade estava agregando material à minha pessoa. enfim... obrigado pelo post, mesmo porque, o CD tem os extras, que vocês, meros mortais que não compraram o CD não possuem. hauhauhauhauhahauhau
brincadeiras à parte, esse vídeo é muito bom mesmo, da uma bela ideia do que é analizar a usabilidade de um sistema.
abraço
O vídeo ficou muito bom, parabéns...
Curiosamente o assisti pouco depois de terminar a leitura de "Não me faça pensar" do Steve Krug, o que foi ótimo para reforçar um pouco do que é ensinado no livro.
Desde que vi o post tava de olho no cd... mas agora me poupou trabalho :D
pra falar a verdade tinha até esquecido dele :P
ótema analise, mas deu fome agora.
=D
Com certeza são horríveis, mas tenho uma coisa a dizer para a defesa do HABIBS. No site deles, na hora de preencher o formulário, vc diz que não existe uma explicação para dizer que os asteriscos são campos OBRIGATÓRIOS, quando na verdade ela está lá, embaixo do gênio!
heheh !
é verdade !
Bem observado, Pablo. Não tinha visto.
Utilizaram as melhores técnicas para tornar informações invisíveis ao usuário:
- aproximar o texto de uma imagem que não tem nenhuma ligação com o texto
- disponibilizar o texto abaixo da primeira tela de rolagem
- colocar uma instrução longe do local a que ela se refere
Se tivessem incluído essa instrução dentro da caixa cinza do formulário, certamente eu teria visto.
Descobri porque o Site do Habibs é tão ruim.
Porque eles forçam Vc. a fazer o pedido por
telefone e se entregam errado, Vc. tem que
engolir aquilo que eles te mandam.
meu pedido 245980. veio errado e simplesmente
não tenho para quem reclamar porque o pedido foi feito verbalmente via fone. e eles alegam que foi aquilo que eu pedi e ponto final.
Conclusão mandei eles para aquele lugar e o atendente que era crente ainda quiz me pregar sermão, desligou o fone naminha cara e depois, teve o atrevimento de ligar para minha casa para me pregar um sermão. e disse que eu estava nervoso.
Habibs nunca mais.
Se você tem um blog, pode retrucar via TrackBack:
http://www.usabilidoido.com.br/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/409
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