Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Ajax vai desifentar o Flash?

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
Ajax vai desifentar o Flash?

Ajax é um xunxo (gambiarra) no Javascript do HTML que permite atualizar informações numa página sem precisar recarregar a página. Apesar do recurso estar disponível há anos, parece que só agora descobriram ele.

Quicou uma bola nova no campo e os futebolistas de plantão correm como loucos pra ver quem será o primeiro a chutá-la. E chuta pra cá e chuta pra lá, não querem nem saber se é de basquete ou pingue-pongue, o negócio é experimentar. De vez em quando, de tão afoitos, chutam na torcida. O gol fica lá, criando teia.

A torcida vaia, mas eles não ouvem. Perguntar se eles estão gostando? "Imagina, claro que estão! Se eu estou gostando, eles também estão," dizem para si mesmos os jogadores.

Bizarro?

Foi mais ou menos assim que começou o futebol, mais de um século atrás. O mercado Web está começando agora, mas ao invés de aprender com o passado, só quer saber do futuro.

Volta e meia, começa uma nova onda tecnológica e surgem fóruns, sites, livros e etc. Ou você vai atrás, ou é considerado atrasado. Estou escrevendo esse post porque fui pressionado pelos meus leitores: "e aí, não vai comentar o tal de Ajax?"

A última é a onda que ainda não atingiu o apogeu no Brasil é o tableless, que conta inclusive com uma tendência de design, já comentada aqui antes. Se continuar como sempre, seguindo os estadunidenses com dois anos de atraso, o Ajax deve bombar no Brasil só depois de 2007, quando os estadunidenses já tiverem descobrido que o Ajax também tem suas desvantagens e não só vantagens, como vêem agora. Então, devemos ter um Ajax maduro aqui lá por 2009.

Não precisamos esperar tanto. Se desde o início, formos críticos diante de tecnologias como o Ajax, estaremos inclusive na frente dos estadunidenses que, pelo fato de serem os criadores dessas tecnologias, ficam ainda mais enfeitiçados.

A Isabel já falou sobre as vantagens que o Ajax pode trazer para a usabilidade de um website, porém, como tudo na vida, sempre há as contra-indicações.

Todos os problemas do Ajax decorrem do fato de que páginas são páginas, não ambientes de desenvolvimento. Navegadores não foram feitos para rodar aplicações, muito menos para debugá-las. Javascript é uma linguagem feita às pressas e é interpretada diferentemente por cada navegador. Usuários estão acostumados a navegar por páginas dentro de um navegador e não se sentem muito à vontade para operar uma aplicação ali dentro.

Vejamos alguns exemplos de novidades com Ajax. Detalhe importante: meu navegador é o Opera 8, o navegador mais inovador do mercado. Se Ajax é moderno, então tem que funcionar nele.

Abas dinâmicas

Tabtastic é um experimento de abas dinâmicas, que mudam seu conteúdo sem carregar novas páginas. É como se ao clicar num item de menu, a nova página abrisse instantaneamente.

Vantagem: não precisa esperar carregar uma nova página

Desvantagens:

  • botão voltar do navegador não funciona
  • posição de rolagem inconsistente em cada página, causando desorientação

Yahoo Mindset: ordene as buscas

Yahoo Mindset é uma busca que permite ordernar os resultados de acordo com seu objetivo: comprar ou pesquisar. Claro que o usuário pode ter muito mais objetivos do que esses dois, mas trata-se apenas de um experimento do laboratório do Yahoo que pesquisa como ensinar algoritmos a serem mais inteligentes.

Vantagem: o usuário pode filtrar o que interessa mais rapidamente do que se tivesse que refinar a busca ou passar de página em página

Desvantagens:

  • a bolinha de controle não pode ser arrastada como em outros controles deslizantes (sliders) só porque os desenvolvedores acharam melhor usar uma animação suavizando o movimento (e mostrando como eles são bons nisso)
  • no screenshot fiz uma busca pelo último nome do compositor clássico Bach e defini que meu objetivo é pesquisa e ainda assim aparecem os links patrocinados que tentam me vender algo
  • se escolho meu objetivo antes de começar uma nova busca (uma ação bastante lógica), o marcador volta pro meio

Já me peguei diversas vezes no Google digitando uma palavra-chave e só depois clicando na aba de busca por imagens. Antigamente, na nova página que abria não constava o que já tinha digitado, agora pelo menos o termo continua. No Yahoo quando se clica na aba, ela muda instantaneamente.

Vantagens:

  • a mudança drástica de cor avisa o usuário que algo aconteceu depois que ele clicou na aba, pois ele esperava que abrisse uma nova página
  • permite que o usuário acesse

Desvantagens:

  • links levam à novas páginas, botões realizam ações instantâneas. Esse problema seria resolvido se as abas tivessem relevo e fossem ativadas só passando o mouse por cima, como faz o portal Verdes Mares

No Yahoo News, ao clicar num hiperlink no corpo do texto, abre-se imediatamente uma caixa dentro do próprio texto que retorna notícias que contenham a palavra hiperlinkada. Na captura acima, cliquei no hiperlink CIA. Depois dessa tela, apareceram os resultados:

Vantagens

  • não sai do contexto
  • o usuário pode criticar a funcionalidade clicando em "Got feedback?"
  • permite fazer busca por imagens ou pela Web

Desvantagens

  • surprende o usuário acostumado a clicar em links e ir pra outras páginas, podendo causar desorientação
  • difícil voltar ao estado anterior ao clique
  • não tem uma borda em volta delimitando o que faz parte da busca e o que é a continuação da matéria
  • nem sempre os resultados da busca são relevantes

Neste blog, coloquei na busca um script que faz sugestões de termos, de forma parecida com o Google Suggest. Os termos que são sugeridos são as palavras-chave dos posts definidas pelo autor e pelos leitores (veja no fim do post).

Vantagens:

  • previne o usuário contra erros de digitação e informa os termos preferidos antes mesmo dele buscar
  • economiza digitar

Desvantagens:

  • não permite usar as setas pra cima e pra baixo do teclado, como outros campos com intellisense do navegador (o nome desse padrão)
  • retorna uma lista de itens com baixa relevância quando o número de letras é pequeno
  • não faz sugestões de termos com duas palavras

Alguns amigos abandonaram o Outlook para usar o Gmail porque ele é mais rápido e prático de usar. Em geral aplicações Web são mais lentas que de desktop, mas realmente não é o caso do Gmail. Uso o Gmail só para receber as listas de email e funciona extremamente bem, melhor do que num cliente de email desktop. Porém, ainda prefiro o Thunderbird para gerenciar minhas contas principais.

Vantagens

  • maior velocidade de carregamento
  • funcionalidades que agilizam a manipulação dos emails

Desvantagens

  • não funcionava no Opera até alguns meses atrás
  • demora mais pra carregar no início

Na imagem acima, vemos fotos tirada por satélite da cidade de São Paulo e mostradas pelo Google Maps. Você digita o endereço e ele mostra o local, seja num mapa, seja na foto.

Vantagens

  • permite navegação fluida, sem sair da tela
  • permite salvar as imagens do mapa

Desvantagens

  • demora muito para atualizar uma tela nova
  • mensagens de erro que não avisam se a localidade não está disponível no sistema

Mais exemplos de Ajax, você encontra no Ajax Patterns.

Conclusão

O que todos esses exemplos tem em comum? Todos tentam melhorar a experiência do usuário diminuindo o tempo de resposta do sistema. Clicou, abriu. Alguns deles abre sem nem precisar clicar. O problema é que o usuário está acostumado a esperar pelo carregamento de uma nova página a cada vez que dá um clique. Então, se não houver uma dica visual de que algo está acontecendo ou já aconteceu, a resposta pode passar desapercebida e o usuário pode ficar se perguntando porque nada aconteceu. Luke Wroblewski dá algumas dicas de como fazer isso.

E o Flash? Onde entra nessa história toda? Bem, até antes de surgir o Ajax, o Flash era a ferramenta mais indicada para dar esse tempo de resposta instantâneo. Porém, com Ajax não dá pra fazer tudo que o Flash faz. Em 2003, escrevi um artigo pro Webinsider anunciando as Rich Internet Applications e levantei algumas vantagens que serão usadas na tabela comparativa abaixo:

Vantagens pro usuário

  Flash Ajax
tempo de resposta menor + +
atualização em tempo real + +/-
atalhos no teclado + +/-
elementos gráficos mais leves + -
interface mais compacta + +
interface animada + +/-
suporte a áudio/vídeo + -
acessibilidade +/- +
graceful degradation - +
não precisa de plugin - +

Vantagens pro desenvolvedor

  Flash Ajax
designers definem a aparência direto na ferramenta de desenvolvimento + -
maior flexibilidade para desenvolver interfaces inovadoras + -
linguagem de programação fácil de aprender + -
reduz a carga do servidor + +
boa ferramenta de produção + -

E então Ajax vai ou não vai desinfetar o Flash? Não já já, mas se a Adobe bobear, é possível. A grande vantagem do Ajax é que ele atende aos padrões da W3C e, consequentemente, oferece maior acessibilidade e indexabilidade do que o Flash. A grande desvantagem a meu ver, é a falta de ferramentas de produção como tem o Flash, mas isso é uma questão de tempo para surgir.

Porém, mesmo que o Ajax vença o Flash na disputa pelas Rich Internet Applications, este não vai desaparecer. No seu nicho original, experiências multimídia na Web, ele ainda é imbatível.

Livros

Fundamentos do Ajax Ajax em Ação Dominando Ajax AJAX: Guia Prático para Windows

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 27/06/2005

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. Ajax vai desifentar o Flash?. Blog Usabilidoido, 2005. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/ajax_vai_desifentar_o_flash.html

Relacionados



Comentários

Discussão
Bruno Tarmann Barrretto
27/06/05 às 15:58

No google maps é possivel pegar o link sim, basta clicar em: "Link to this page" no cato direito da pagina. Realmente seria mais fácil se o link estivesse na barra de URL, mas se cada vez que você arrastasse o mapa a tela desse um refresh qualquer um desistia de acessar o site. =)

Quanto ao GMail o bacana dele é que além de oferecer o Ajax ele também oferece navegação pelo modo 100% html.


Discussão
João David
27/06/05 às 19:45

Ola a todos

eu acredito que a discução não é sobre o ajax nem sobre o Sajax (uma biblioteca ou um Framework como preferir, q facilita muita coisa, http://www.modernmethod.com/sajax/), acredito que o problema e o alvo da discução deveria ser essa necessidade que os desenvolvedores tem de buscar uma a cura para todo mau, a panaceia. Isso é uma busca sem fim, ficar discutindo qual é a melhor tecnologia, so existe a melhor tecnologia em determinado contexto, ou seja para tal problema a melhor solução é essa e dessa forma toda tecnolgia tem seu espaço inclusive o ajax.


Discussão
Leandro Moreira
27/06/05 às 20:22

Minha mente pode ser limitada, mas não entendi a comparação flash x ajax.

Ao meu ver elas vivem em "ambientes distintos". A procura por uma ferramenta que responda de imediato aos comandos do usuário não justifica o uso do Flash. Este ao meu ver tem seu potêncial em ampliar a experiência com o usuário.

Já o ajax se aplicaria em pontos críticos de navegação, como finalização de compras por exemplo. Acredito que o maior problema é o usuário não perceber que algo aconteceu na tela.

Trabalhei com um programador .net e suas "aplicações web" respodiam aos comandos do internauta instantaneamente. Mais de uma vez divemos problemas com usuário que não perceberam que algo ocorreu.

Enfim... ainda não dei meus chutes nesse campo, mas se você Fred passar a bola a gente faz uma tabelinha.


Discussão
Sergio Leal
28/06/05 às 11:29

Exatamente o que o sr. necessita meu caro cliente investidor?
.....
Ah, o seu cliente usuário então precisa ter on line um catálogo de produtos que o sr. mesmo vai gerenciar?
........
Muito bem, mais uma (um monte) pergunta, o seu cliente usuário geralmente usa que tipo de acesso à internet?
..........
Oh é claro, podemos levantar isso sim... eu explico é que, se o seu cliente usar banda larga poderemos utilizar alguns recursos tecnológicos apropriados para este tipo de acesso, mas se o seu cliente utilizar a banda estreita, usaremos outros recursos...que facilitarão o acesso às informações do seu site.
.....
sim, sim é claro sr. faremos o melhor para que seu cliente seja atendido pela internet de maneira no mínimo satisfatória.

Isto é parte de um diálogo entre desenvolverdor e cliente investidor que precisa estar presente na internet.
As tecnologias são sempre a favor de todos os lados, usuário, desenvolvedor e investidor. Basta que saibamos qual é a melhor, mais apropriada para usarmos.


Discussão
Byr0n_X
28/06/05 às 19:08

Enquanto o AVG ? Pensei que ele vinha para tirar o Flash de linha...


Discussão
Fred
28/06/05 às 19:22

AVG ainda está longe de se tornar viável. Primeiro ele precisa de um plugin e depois ele precisa de uma boa ferramenta de criação, porque ninguém merece criar vetor só usando coordenadas numéricas.

O Ajax já está aí, com a tecnologia que temos. A vantagem do Ajax é que ele usa Javascript, que faz parte do DOM, que também pode ser usado dentro dum SVG. Ou seja, é possível que existam Ajax-SVGs no futuro.

A Adobe é dona do principal plugin de SVG do mercado. Se quisessem poderiam desenvolver isso. Porém, acho que eles estão mais preocupados com pirotecnias multimídia do que com padrões Web.


Discussão
Brummm
29/06/05 às 09:20

pra mim AVG é software anti-virus...


Discussão
Luiz Bezerra da Silva Filho
29/06/05 às 09:46

Pra começo de conversa a Adobe comprou a Macromedia (como a maioria deve saber) por supoposto é bem provável que haja uma melhoria nos produtos das duas marcas, já que tudo que a Adobe bota a mão melhora aja visto os saudosos Audus Photostyler (o protótipo do Photoshop) o Aldus Pagemaker e a Quark. Quanto a padrões e estandards eles sempre vão existir e serão sempre lançados novos, até que o mercado decida quais os melhores, temos de pensar que formatos de arquivos ou de linguages, são basicamete a mesma coisa, veiculos de comunicação e troca de informação, vão ficando os mais usados, depois vem a prova da qualidade e da universalidade de uso, ai temos varias outras provas, que ocorreram, por exemplo, com os padrões de imagem, lembra??? hoje em dia usamos meia duzia de padrões de imagem e de vetores, sem perceber que já houve concorrêcia nisso, apeas escolhemos a melhor alternativa para o tipo de trabalho qe vamos dar saáida. É como em economia, ciclico, volta e meia, surgem concorretes em varios campos, mas o próprio mercado resolve o problema, no fial não fica nem no gosto dos programadores, admninstradores ou designer, fica na mão do consumidor final...
AVG pra mim também é nome de antivirus rssss!!


Discussão
Fred
29/06/05 às 15:01

AVG é a nova sigla de Ajax + SVG, não sacaram?

hehehehe... são tantas siglas e nomes que a gente troca as bolas de vez em quando.


Discussão
Wlad
06/07/05 às 01:09

"...Desvantagens
* não dá pra copiar a URL e colar aqui pra vocês verem
..."
Fred, dá pra colocar a URL do maps.google sim!
Em 'Link to this page' é criado um link para o parâmetro exato do lugar mostrado. E se vc maiximizar a tela do browser, qq browser, a imagem acompanha.
Por ex. em cima da rotatória ao lado do campo de Marte


Discussão
Leandro M Ferreira
11/07/05 às 12:40

será mesmo que os usuários não estão acostumados com aplicações? o 'dinâmico', pelo que entendo, não é exatamente percebido pelo usuário.. o fato de o usuário clicar em um link e abrir outra página e ele clicar em um link e a página se modificar não tira a metáfora básica de navegação. até porque se o usuário clicar em um link e a página mudar completamente vê-se uma quebra de layout e dá a entender que se está em outro site. oras, o html estático é uma tentativa de ambiente-aplicativo(a exemplo de portais).

acho que a web está em uma grande guerra entre recursos e acessibilidade. e a resposta é a organização, a possibilidade de se acessar apenas o conteúdo, e nisso está o xml. claro, com perda de layout e estrutura originais.

ah sim, esse conteúdo todo expremido em um dos cantos do site me incomodam.


Discussão
Daniel
19/07/05 às 15:57

Putz,é verdade. Conteúdo usando 40% da tela e nada nos outros 60% é o fim. Desusabilidade.

Mesmo assim tks pelo ambiente para discutirmos usabilidade... rsrsrs


Perae Fred, pq vc acha Actionscript mais fácil que Javascript, se é a mesma coisa na moral?


Discussão
Bruno
12/09/05 às 09:56

Que fracasso de matéria...
Leia melhor sobre Ajax :)

E mais.. Ajax e AS? Que tem a haver um com outro? Qual é melhor PHP ou HTML?


Discussão
Ken
05/10/05 às 03:20

Caro Fred, ... Qto o AJAX o que posso dizer eh q nao se trata de uma tecnologia nova ou

original ... qualquer um q trabalha com relacao client e server side, se estiver um pouco

atento, chegara a conclusão de q neste ambiente eh muito interessante evitar (ops)

postbacks ou em outras palavras 'ocultar' os postbacks ... neste ponto nasce a ideia do

Remote Scripting ... que se vc pesquisar existe desda era do IE3.0

Mais recentemente ha uns 3 anos atras (2002/3) estava desiludido com os postbacks

excessivos na arquiterura do Asp.Net e pesquisando no Google vi que como sempre ja tinha

alguem (tao frustrato como eu) correndo atras ... aqui vale mencionar (talvez o pai do

remote scripting) Brent Ashley (criador do JSRS) que teve a ideia a partir da tentativa

frustrada da MS em implementa-lo via um componente activeX no browser (na epoca em q se

via um monte de applets javas ... ate funcionava, alias o Flash faz exatamente isso) ...

bom, uma desvantagem q vi de cara era ter de incluir bibliotecas de JSRS, somando com a

minhas e com as do .NET ...

Bom, eu queria algo mais rapido e leve, ai resolvi implementar a minha propria versao do

remote scripting e em 2003 fiz o meu HPM - Hidden Postback Method, onde deixei de lado

metodos assincronos e fiquei somente com o basico ... resolve a parada mas cai no mesmo

problema do JSRS, AJAX, Flash ... Quebra o historico do browser!!! ... ai me vem a

memoria a solucao do Robert Penner ... mas ai sim tudo vira um spagueti code ...

E agora entra o AJAX com um grande oportunista, mas independente disso, acredito q o

'metodo' tem seus beneficios

Qto a vc afirmar: "Javascript é uma linguagem feita às pressas e é interpretada

diferentemente por cada navegador..." , isto me deixou preocupado, principalmente sendo vc

um adepto dos web standards ... vamos por desta maneira: o remote scripting eh a bola da

vez (que na minha opiniao quebra standards, mas nao por ser javascript) e a proxima bola

da vez pode ser exatamente o, chan chan chan chan: JAVASCRIPT, porque?

É a linguagem oficial para manipulacao do DOM que eh standard de acordo com o W3C

O problema nao esta na linguagem de programacao, mas no programador e como ele a

utiliza!!!

O javascript assim como o Flash ja foi muito utilizado para fazer porcarias na tela do

usuario. Porem, melhor do q o Flash, o Javascript tem o poder de manipular o DOM e com

isso: manipular o seu documento (X)HTML

Para os que ainda nao enxergaram as coisas, um bom comeco seria ler isto:

http://domscripting.webstandards.org/?page_id=2

Outra afirmacao sua: "Navegadores não foram feitos para rodar aplicações, muito menos para

debugá-las..." ... Nao conheco nenhum navegador q debugge e sim aplicacoes externas q o

fazem, ala Venkman, MS Script Editor, etc ... navegadores rodam html em essencia q sao

resultados de aplicacoes contidas em um server, a principio: nao sei o q vc quis dizer com

esta frase???

Bom, eu como desenvolvedor e depois de ter desenvolvido um remote scripting method e por

estar preocupado com web standards, fico com receio de usar o method, mas qto ao

Javascript se for utilizado adequadamente (Unobtrusive DOM scripting) acredito q ele eh

ferramenta basica p qualquer um q trabalhe na web.

O que vai ser engracado eh daqui a algum tempo vc defender o Javascript com unhas e dentes

caso o DOM Scripting entre na 'moda'!!!


Discussão
Ken
05/10/05 às 03:28

Isso eh serio: a sua tabela de comparacao esta 99.99% BAD, isto mesmo ala Jacob Nielsen ... do q vi vc influencia muitos dos telespectadores aqui ... isso eh falta de responsa de sua parte!

ps. eh uma critica construtiva, espero q nao leve pro lado pessoal.


Discussão
Fred
05/10/05 às 11:22

Não sou programador, então podem haver falhas técnicas no post. O que relato aqui é fruto de leituras fragmentadas, tal qual a própria técnica.

Não pretendo discutir essas questões técnicas porque não tenho competência para tal. Minha preocupação é com o design da interface e, para isso, só interessa os pontos fortes e fracos de cada tecnologia. Se você acha que não identifiquei corretamente isso na tabela, me corrija por favor.


Discussão
Ken
05/10/05 às 13:15

Fred, primeiramente acredito q a questao mais importante eh q vc possui um site lido por diversas pessoas sendo q muitas delas aprendem com o q vc diz e escreve (nao estou dizendo q vc nao sabe o q diz e escreve), mas em particular nesta materia suas afirmacoes nao tem fundamento. Ja escrevi bastante sobre a 'novidade' e quem realmente quiser aprender, um browser e um google da vida resolvem o problema ... o assunto se chama Remote Scripting, que basicamente chama metodos no server atraves de um canal paralelo (iframe dinamico) tornando transparente ao usuario o postback. Ajax, JSRS, Script Callbacks no ASP.NET 2.0, XMLHttpRequests (que aparentemente vai virar web standard de acordo com o W3C para o level 3 do DOM) ou o meu humilde kaHPM sao meras implementacoes do Remote Scripting

Design de Interface: um topico q me interessa muito, mas talvez mais como Interface Programming do que Design embora no final as duas andam juntas. Acredito q o Remote Scripting tem consequencias maiores ao usuario final, no sentido de usabilidade (no back button) e atualmente por eventualmente nao utilizar dom scripting compativel com pelo menos o level 2 do DOM (e ai a conversa se extende pois por mais q o W3C formalize os levels de DOM existe o delay na implementacao disso pelos fabricantes de browsers)

Finalizando comparar Flash com AJAX ou qualquer outra implementacao do Remote Scripting, na minha opiniao, nao tem fundamento. Ja se compararmos os dois em relacao ao seu comportamento, talvez teria um sentido, por ex, tanto o Flash e o Remote Scriting chamam metodos no server 'in background' e por consequencia os dois quebram o back button do browser, sem contar q nada disso eh novidade, visto q ha muitos anos atras, um applet java ou um activeX no browser faziam o mesmo.

Bom, como sempre, cada um q tire as suas conclusoes e facam bom uso da tecnologia!


Discussão
marcio toledo
23/11/05 às 13:15

muito bom seu artigo fred.. []s


Discussão
Altair
24/11/05 às 08:10

Pra mim, esse artigo foi bonzinho, deu pra tirar minhas conclusões.

E o que eu acho é que as desvantagens citadas não tem relevancia (pra mim pelo menos)...
Acho que vc levou mto pro seu lado pessoal... fazendo com quem nao conheça o AJAX torce o bico e fica com um pé atrás...
A medida de que desenvolvedores começarem a usar mais o AJAX essas mtas correções serão feitas como o proprio exemplo do botao "voltar" que nao funciona e etc...


Discussão
Altair
24/11/05 às 09:09

Alias, achei uma possivel solução para os botoes "voltar, avançar e recarregar"

Estudem aqui:
http://www.contentwithstyle.co.uk/Articles/38/fixing-the-back-button-and-enabling-bookmarking-for-ajax-apps


Discussão
carlos
24/11/05 às 15:54

oi :). ..

tem como vc enviar o código da sua pesquisa que faz sugestao?? eh muito dificil de fazer??

t+ ;)


Discussão
Fred
24/11/05 às 16:17

Coloquei o link na palavra "script", mas acho que não fui muito claro. É bem fácil instalá-lo, mas ele só funciona com o Movable Type, o gerenciador de conteúdo que uso:

http://www.danandsherree.com/2005/01/09/creating_a_googl.php


Discussão
Cuducos
25/11/05 às 10:50

bom, sou daqueles que tem críticas (construtivas, mas não positivas) ao seu artigo... e vou me poupar de algumas já feitas (como a incompatibilidade de comparação entre flash e ajax, por exemplo)... mas vamos lá:

1.) "Todos os problemas do Ajax decorrem do fato de que páginas são páginas, não ambientes de desenvolvimento."
O "grande" problema dessa sua afirmação é que ela está na contramão da Web 2.0 (http://www.oreillynet.com/pub/a/oreilly/tim/news/2005/09/30/what-is-web-20.html).

2.) Sobre o script que retorna sugestão de buscas, vc coloca como desvantagens: "retorna uma lista de itens com baixa relevância quando o número de letras é pequeno" e "não faz sugestões de termos com duas palavras". Isso, pra mim, é código mal feito, pois as duas coisas se resolve com algumas simples condicionais no javascript antes de chamar a aplicação Ajax.

3.) Sobre "O problema é que o usuário está acostumado a esperar pelo carregamento de uma nova página a cada vez que dá um clique", só digo que, se só fizéssemos o que o usuário está acostumado, nem compuatores pessoas existiriam... temos que saber contrapor inovação e usabilidade, saber inovar de forma a incorporar essas inovações no universo do usuário, acho que essa é a questão.

4.) E, por fim, o que quiz dizer com "boa ferramenta de produção""? Não é um conceito subjetivo demais para uma tabela de comparação?


Discussão
Fred
25/11/05 às 11:07

1) A metáfora de páginas da Web está obsoleta para a demanda do público. As pessoas querem sistemas integrados, rodando 100% online independente de plataforma, com todos os recursos de desktop e ainda mais fácil de usar. Você já viu alguma sistema operacional decente que se baseia numa metáfora de páginas?

2) Bem, não fui eu quem escreveu o código, afinal não sou programador. Se é tão fácil assim, por favor faça as alterações e disponibilize para nós.

3) Você tem razão, não podemos ficar presos só por que o usuário está acostumado a interagir de certa forma. Precisamos introduzir novos conceitos, mas com cautela. Sempre que houver uma mudança crucial na página, é importante dar um bom feedback visual para o usuário perceber a relação entre sua ação e o resultado, já que ele não esperava que fosse tão rápido.


Discussão
Alexandre Amaral
28/12/05 às 15:55

Caro colega,
Você menciona várias vezes que os usuários estão acosumados a esperar o navegador carregar.
Acredito que você está generalizando seus usuários ou subestimando a capacidade de percepção deles.
Observei alguns comentários toscos seus com relação a: "Desvantagem: colocar uma borda para ressaltar". Isso é desvantagem de uma linguagem?!
Sendo assim, seu site tem várias desvantagens como esse azul calcinha onde estou escrevendo.

Sem mais...


Discussão
Marcilio Dantas
31/12/05 às 21:45

É, não foi uma matéria muito feliz, descuplpe a franqueza, e já começou errada pelo título "desifentar" o certo é disinfetar, e quer dizer purificar. Daí vc pergunta "o ajax vai purificar o flash?" com certeza vc se perdeu neste título, -1 ponto. o objetivo não é esse, e sim abrir as mentes para as tendências como o Ajax, isto é relevante -1 ponto pra vc de novo.
E se é motivo para falação e por que já está incomodando, alguns poucos quem acredita no fracasso da web2 -2 pontos.
Na minha opinião quem ficar de fora da onda ajax, depois vai ficar a ver navios -1.

Ficou com nota cinco, tá bom vai, pelo menos reforçou a tendência da utilização do Ajax.

Vai pra prova final, e tem que estudar melhor sobre o Ajax. Cuidado com a dependência.


Discussão
Marcilio Dantas
31/12/05 às 21:47

Desculpe heheh desinfetar!!!!


Discussão
Anderson Silva
02/01/06 às 16:15

é... realmente o javascript sempre esteve ai pra quem quisesse usar. o probema é q a linguagem é ardilosa de se manipular e como bons preguiçosos que somos, nunca nos dedicamos tempo bastante. mas como tudo na vida, um belo dia o cerco se aperta e dai corremos pra uscar a saida fazendo um esforço megalomaniaco e louco pra poder no final do dia agradar o chefe e correr pro boteco do seu zé tomar umas e relaxar. no outro dia panguamos denovo e assim vai.. hehehe Flow!


Discussão
Edson
06/01/06 às 23:20

desculpe pelo comentário, mas alguns problemas causados pelo Ajax não são propriamente das tecnologias empregadas, mas sim da pessoa q o programou.
Aliás, pelos comentários vc deve ser um entusiasta dos sistemas desktop.
Lamento informá-lo, mas a Web no Brasil é bem evoluida, não é porque não temos livros que não conhecemos ou trabalhamos com a tecnologia, é que os escritores brasileiros, não todos, mas a grande maioria são pessoas com muita preguiça e só escrevem livros de 100 ou 200 páginas abordando por cima uma tecnologia e com informações que podemos pegar na net. Sabe o que é pior, só escrevem livros quando um assunto já está na moda, antes a maioria nem sabe o que é.


Discussão
Anderson Silva - C.I.-E.S.-B.R.
08/01/06 às 15:50

É uma verdade que aqui no brasil só se fala no assunto depois que este já foi batido o bastante. Sou fâ dos sistemas desktop sim devido a área de atuação onde trabalho só haver este sistema. E nao estou nem um pouco afim de explicar pros 4 ventos que existe algo melhor. heheh precisamos viver tb nao concorda? hauha larga isso pra towards e gates. Quanto ao ajax, acredito que dê certo, desde que como vc mesmo disse, seus respectivos programadores se preocupem com todas as pontas abrangentes ao construir um sistema. Acredito que não exista sistema perfeito, mas acredito que existam programadores com uma disposição além do comum. E.. não precisa se desculpar pelos posts e comentarios, pra isso existe este site. para discursão ser tomada e acirrada para que algum dia, um usuário entre aqui e tenha respostas a sua nescessidade. no mas, feliz 2006 a todos.


Discussão
francisco elisandro
13/01/06 às 16:47

quero receber imagens por satélite.


Discussão
Laybows
13/01/06 às 16:50

Hehee.. o google Hearth... la tem bastante imagens de satelite.. rsrsrs


Discussão
Seila
14/01/06 às 17:07

O autor dessa materia do inicio da pagina foi muito infeliz ao tentar mostrar o ajax como se fosse uma coisa ruim, mas todos sabem que nao é verdade e uma pessoa que nao conhece a fundo de um assunto nao poderia fazer uma materia falando mal, estude o assunto antes de falar qualquer coisa


Discussão
Mano
14/01/06 às 21:34

Rapaz, na moral!? Você acha que o usuário vai ser sempre leigo. Tudo evolui mano. As interfaces visuais estão em contante evolução, as maneiras que se navegar, clicar, que os elementos surgem, etc. Você mesmo com certeza fez um site para um usuário avançado, porque é meio complicadinho!!
Adoro seu site, conceitualmente doido.


Discussão
Marcelo Guaraldo
18/01/06 às 15:06

Olá.

Gostaria de fazer alguns comentários porém antes quero elogiar a sua abordagem que é a mesma que eu tenho. Não há nada de novo no conceito e Ajax não é uma panacéia. Existe hora e lugar para ser usado. Não é uma questão de estilo é uma questão de a) melhorar a exeperiência com o internauta; b)Otimizar o temp de navegação c) Reduzir o consumo de banda.

Há, no entanto algumas considerações sobre algumas aplicações que você demonstrar.
1. quanto as tabs, nós da Solarys (descuple o jabá) temos uma aplicação em javascript (não é XMLHTTPRequest que mostra a diferença de visual entre o "cinza", o azul e o XP.
Com relação à busca no Yahoo e o seu slider, a bolinha pode sim ser arrastada, depende do browser que se estiver usando. Você comentou a precariedade do javascript.
2. Desenvolver aplicativos para serem rodados no navegador não é uma tendência, é um realidade e somos prova viva disto. Nossos aplicativos "e-Gabinete" administrador de gabinetes políticos e o "e-Campanha" administrador de campanhas políticas rodam em protocolo web. Aí sim, Javascript ou Ajax podem ser usados. Sempre com critério.

Abraço


Discussão
Luctisonus
19/01/06 às 16:05

O retardado, como vc faz comparação do ajax e flash???? num tem nada a ver... como pode comparar dois ambientes tão distintos??? deve ser mais um usuario achando q sabe... q feio!


Discussão
Alexandre Workmedia
22/01/06 às 17:07

Posso dar uma minha opinião sincera. Concordo com o autor pois o tal do Ajax é muito bonitinho (pra programadores bitolados conhecidos como nerds) mas ainda sim ta muito maduro na ideia, tanto que ele está na versão eterna de "beta". Quanto a substituição acredito que não rola pois trabalho com flash (sou designer) desde a versão "splash" e vejo mudanças significativas a cada ano. Não sei como será agora com a Adobe. A única coisa que sei é que o flash está partindo para a luta e está presente em tudo e não duvidaria nada se a Adobe no seu proximo Flash 9 não colocar um esquema pra integrar flash com ajax de maneira visual, que seria uma estratégiam muito inteligente deles, buscando sempre trabalhar nos padrões web. Vamos aguardar mais um tempo e veremos o que vai rolar.


Discussão
Fábio Landskron
22/01/06 às 17:56

por favor flash é o poder dos poderes na web, você não sabe, pou não consegue mexer no flash e fica tentando anafar o software do meu coração até por sinal o flash é fantastico em qualquer quesito........


Discussão
Josenaldo
25/01/06 às 19:42

Ajax sem Ambiente de desenvolvimento??

Dá uma olhadinha no Java Creator Studio da SUN, que pode ser usado gratuitamente...

Aquilo sim é uma ferramenta para desenvolvimento WEB!!!


Discussão
Bruno*
26/01/06 às 00:28

É.. o Ajax já rendeu bastante conversa no background.. eu prefiro deixar pra expressar minha posição a respeito quando tiver o feedback do usuário em um projeto que eu tenha testado a utilização da 'tecnologia'.

Outra coisa é... por ser muito nova a 'descoberta', prefiro esperar a coisa se consolidar.

De certa forma acredito que o Ajax vai complicar um pouco a vida do usuário acostumado. Talvez o usuário leigo nem tanto pois ele ainda não gerou muitos esteriótipos na experiência de navegação.

Acho que o único ponto que cheguei a analisar do tal Ajax é a viabilidade financeira.

Acho o Ajax desnecessário por enquanto.


Discussão
Marcelo
26/01/06 às 02:12

Cara, não entendi sua comparação Flash versus AJAX. Em primeiro lugar, não existe modismo, e sim oportunidade. Cada tecnologia tem o seu momento e escopo. Assim também foi com o Flash. E é com qualquer tecnologia. C++ tinha uma legião de criticos ferrenhos. Chegou a circular uma piada que dizia que até o nome da linguagem era ruim, porque se a linguagem fosse realmente boa, se chamaria ++C...e C++ não foi modismo, e muitas aplicações foram desenvolvidas nela, pela inúmeras vantagens que oferecia inclusive a possibilidade de aplicar o paradigma de orientação a objetos. Quantos jogos não puderam ser escritos em C++ com um desempenho excelente, por exemplo ? Mas ha programadores COBOL que acham que orientação a objetos é um mal passageiro, como eu li em um forúm...não entendo estes caras, nem essa filosofia. Vivem com a cabeça enfiada em suas próprias convicções e não veem mais nada além disso. Tecnologias devem ser criadas, ampliadas, revistas, melhoradas, absorvidas, aplicadas...isso só melhora e facilita a vida de todos os profissionais de TI. Menos dos preconceituosos e resistentes a novidades. E preguiçosos.
Também não concordo com a sua afirmação que o navegador não é um ambiente para rodar aplicações...certamente uma visão depreciativa da rede internet e da sua janela para o usúario, o navegador. Então o que a WEB é ? Uma imensa vitrine virtual, adequada somente a pirotecnias multimidia ? Isto é muito retrogrado, e vai contra sua própria filosofia de aproveitamento de recursos.
Generalizando, não existe hoje, na minha opinião como programador, uma forma tão simples e econômica de distribuir aplicações como a de escrever para servidores de aplicação, seja para a internet ou intranet. Softwares não precisam ser recompilados e distribuídos, reinstalados ou atualizados na maquina do cliente. E dizer que o usúario esta pouco acostumado é um exagero fora de foco. O que isso quer dizer ?
Discussões como essa so me leva a crer que não há sentido em ler discussões como essa. Poderia estar lendo um ótimo e construtivo artigo sobre AJAX, como eu espero que os demais leitores deste artigo que não conhecem AJAX façam, antes de sair divulgando que a tecnologia simplesmente não presta, sem nem saber do que esta falando.


Discussão
Klaus
13/02/06 às 13:08

Faça me o favor, discutir Flash (q usa o furreco Action Script) com Ajax (q fusiona com o "sósia" Javascript) não é nem de longe a coisa mais inteligente a se fazer... vc é programador web? Será mesmo?! Sabe que não iremos usar o Ajax para substituir o Flash, nossos interesses no Ajax são uma internet mais dinâmica sem ter q utilizar os irritantes "plugins" e sem necessitar "desenharmos" no Flash. Ajax e Flash são coisas bem distintas aos meus olhos... no demais... concordo com o coment do Marcelo... este artigo é ingênuo... e nada mais! Ajax é uma boa pedida para quem quer experimentar um mundo Web mais "interessante"...


Discussão
Alessandro
14/02/06 às 13:27

NUNCA LI TANDA MERDA JUNTO.
Comparar AJAX com FLASH ????
Achar que AJAX é pra fazer INTERFACE ???
E ainda fazer um quadro comparativo com flash!!!!!!
Dar exemplos que não tem nada haver com AJAX ????
E Pior de TUDO, falar como se vc um EXPERT no assunto !!!

ACHO que vou entrar para a LISTA de PESSOAS que excluíram o usuabilidoido da lista de feeds.


Discussão
leon
22/02/06 às 14:58

Gostaria de uma ajuda tenho um aplicativo para web q vai rodar em um servidor e os usuarios em estaçoes como faço para estas estaçoes ficarem monitorando uma porta udp ou um banco e quando tiver uma mensagen udp ou alteraçao no branco ele alterar uma image e mostra um pequeno texto em um text field usando ajax?


Discussão
Roberto Dameão Santini
24/02/06 às 16:52

PUTS!

COMPARAR AJX COM FLASH É DEMAIS COLEGA. ACREITO QUE NÃO TEM NADA A VER. O FLASH SEMPRE TERÁ O SEU LUGAR. ACHO QUE O Q' ESTÁ BOMBANDO NO MOMENTO É A LINGUAGEM PYTHON, 100% ORIENTADA A OBJETO E POE NO CHINELO ESSE TAL DE AJAX.

TUDO BEM QUE AINDA ESTÁ IMATURA AQUI NO BRASIL E TEM POUCO REFERÊNCIA, MAS É UMA LINGUAGEM UNIVERSAL, PODE SER USADA P/ TUDO, SEM IMITAÇÃO E O MELHOR, RAZOAVELMENTE FÁCIL DE SE APRENDER.


Discussão
JUNIORTRIALS
27/03/06 às 01:21

Bom pessoal até agora ninguem pensou nisso, integração Flash/Ajax graças ao Google.
Podem conferir http://weblogs.macromedia.com/mesh/archives/2006/03/google_finance.cfm noticia diretamente da fonte.


Discussão
JUNIORTRIALS
27/03/06 às 01:31

ae esta o Google Finance, http://finance.google.com/finance?q=adbe&btnG=Search resultado de Flash/Ajax.


Discussão
Thamiris
02/05/06 às 09:41

Alguns sites estão mal deselvovidos nos exemplos. As desvantahens citadas não são realmente um problema! Quantos "podem", ou "devem" foram apresentados? Não há certeza de que ajax vá confundir o usuário só por que é inovador. Se fosse por isso ninguém usaria nada na internet, porque ela está em constante inovação.
Desculpe, sem dúvida ajax não é mais "bonito" do Flash, mas ainda vai facilitar muito sua vida!


Discussão
Helder
05/05/06 às 23:51

Procuro profissionais especialistas em ajax e banco de daddos para trabalharem em um projeto brasileiro de web2.0

interessados por favor entrar em contato no email [email protected]


Discussão
cabo
16/05/06 às 23:18

cabo


Discussão
Pedro Bó
19/05/06 às 16:23

DesinfENtar é foda. Que tal uma aulinhas de português?


Discussão
flanders
01/06/06 às 15:20

q papinho mixuruca esse...


Discussão
Scott
14/06/06 às 17:03

Ki bosta de matéria...


Discussão
Moyzes Braz
26/06/06 às 12:24

Esse papinho de "estadunidense" é coisa de comunistinha de grêmio estudantil de merda. Perdi tempo lendo a matéria. É por isso que não ficamos 2 anos atrás dos AMERICANOS, mas sim um 100! Orgulho da ignorância tupiniquim é isso gente!


Discussão
Marcos
28/06/06 às 13:27

Pô, o autor somente comentou a entrada de uma nova tecnologia que mal saiu do forno, expondo alguns prós e contras, não ví ele matando a tecnologia e nem metendo o pau...
Cada um tem uma opinião e seria interessante respondermos cada um com sua opinião, mas com educação.
Acima de tudo o respeito alheio.
Não entendeu do assunto ou não lhe faz interesse, o certo é ler somente e nem responder.
Educação e respeito por favor, muito fácil isso.


Discussão
Gustavo
05/07/06 às 10:59

Prezado, o Flash não tem acesso ao conteúdo. Já com Ajax o conteúdo pode ser acessado pelos crawlers do Google e de outros buscadores...

E hoje em dia meu caro, se você não está visível, você não é clicado, se você não é clicado você não vende e se você não vende você não vive na internet por muito tempo...

AJAX é muitas vezes uma solução MUITO MELHOR do que o Flash... e eu não consigo achar uma situação em que ele não seja melhor... Até no quesito preço!! Por ser gratuito, não precisar de licenças para ser desenvolvido e sobra dinheiro para entregar para os designer!! (EEBBAAAA!!)

Putz, e que tiro no pé você deu hein!? Um site que fala sobre usabilidade defendendo uma tecnologia que precisa de Pluggin para rodar?? Quando que uma tecnologia que precisa ser instalada para começar a ser usada é mais usável que outra que não precisa de nada!?

Puxa vida... admira-me muito ver que você já escreveu para o Webinsider. Quem tinha que escrever lá era EU!! Desse jeito...

É isso!!


Discussão
Anderson Mancini
06/07/06 às 13:18

Isso de o google nao indexar os conteúdos em flash acaba o ano que vem, que é quando a adobe vai fazer os conteúdos em flash responderem como PDF para os buscadores. De fato, algumas dessas funcionalidades já estão presentes no novo flash 9 alpha e no flash player 9. O que mais está demorando não é fazer isso para os sites novos, mas sim conseguir fazer com que sites antigos feitos em flash 6 e outros funcionem dessa maneira com o novo plug-in.

Agora com relação ao plug-in eu concordo. Apesar de gostar mais de flash, o Ajax é mais acessível.

Falow.


Discussão
Zipado
14/07/06 às 23:08

Considerando AJAX como definido no texto abaixo retirado do link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/AJAX_(Web)

Realmente parece inadequado comparar Flash x Ajax, Flash é um programa destinado a produzir gráficos e animações, enquanto Ajax tem por objetivo entre outros, uma interação por meio do XMLHttpRequest assíncrona mais rápida que sugere ser síncrona. Permitindo assim uma interatividade mais continua sem redesenho da página web.

"AJAX (acrónimo em língua inglesa de Asyncronous Javascript And XML) é o uso sistemático de Javascript e XML (e derivados) para tornar o navegador mais interativo com o usuário, utilizando-se de solicitações assíncronas de informações. AJAX não é somente um novo modelo, é também uma iniciativa na construção de aplicações web mais dinâmicas e criativas. AJAX não é uma tecnologia, são realmente várias tecnologias trabalhando juntas, cada uma fazendo sua parte, oferecendo novas funcionalidades. AJAX incorpora em seu modelo:

Apresentação baseada em padrões, usando XHTML e CSS;
Exposição e interação dinâmica usando o DOM;
Intercâmbio e manipulação de dados usando XML e XSLT;
Recuperação assíncrona de dados usando o objeto XMLHttpRequest;
e JavaScript unindo todas elas em conjunto."

Zipado50


Discussão
Anderson Silva
14/07/06 às 23:16

Concordo com gênero e grau com o amigo .zipado! :] Falô e disse!


Discussão
André Rafael Mezzalira
15/07/06 às 03:04

Gente!!!! por favor, nao creio que este cara tenha coragem de escrever uma materia dessas ....

Fred!!! Por favor, voce nao é programador!! entao porque esta escrevendo ridicularidades dessas!!!

Ajax ja esta se tornando o alvo preferido dos PROGRAMADORES. Viu, faz o seguinte, pegue um livro de logica de programação rapaizinho, e estude, apos, leia um livro de java, feito isso, aprenda um pouco de javascript, se seguir isso, voce vai pedir para que fosse um pesadelo esta sua materia, mas povo comentarista, nao, nao pode ser verdade o que o cara escreveu aqui, nao consigo entender a coragem de alguem querer criticar um assunto no qual nao entende e por ter visto gambiarras de alguns programadores acho que aquilo era AJAX .. hahaha ... meu amigo, estude ... estude .... estude ....

So para te avisar, detesto flash!


Discussão
cleber cardoso
26/07/06 às 17:52

Nossa pessoal... costumo sempre ler este blog entre outros, acredito que deveríamos respeitar mais os espaços virtuais ambas as partes.
E como está escrito em nossa bandeira "Ordem e Progresso", assim o objetivo desse tipo de conversa é que todos aprendam e evoluam conforme meu/dele/nossos erros e acertos, se isso não acontecesse... seríamos etermos acomodados com o que temos.

abcos.


Discussão
Leandro
12/08/06 às 22:59

OLÁ CRIANÇAS, TENHO UMA NOTÍCIA PRA VOCÊS:
O FLASH VAI ACABAR.
NUM FIQUE TRISTE NAUM... PAPAI VAI DAR OUTRO BRINQUEDINHO PRA NENE BRINCAR...


Discussão
Leandro
12/08/06 às 23:04

VIVA! VIVA! O AJAX É O MELHOR! VIVA! VIVA! O AJAX É O MELHOR! VIVA! VIVA! O AJAX É O MELHOR! VIVA! VIVA! O AJAX É O MELHOR! VIVA! VIVA! O AJAX É O MELHOR! VIVA! VIVA! O AJAX É O MELHOR! VIVA! VIVA! O AJAX É O MELHOR! VIVA! VIVA! O AJAX É O MELHOR!


Discussão
Leandro
12/08/06 às 23:22

QUEM SE LEMBRA DO ANTIGO JAVA APPLETS?
POR QUE SERÁ QUE O JAVA APPLETS NÃO É MAIS USADO??? QUEREM SABER PORQUE??? VOU EXPLICAR: O JAVA APPLETS PRECISAVA DE UM PLUGIN PARA RODAR, IGUAL ESSA SIMILAR QUE VOCÊS CHAMAM DE FLASH.
O JAVA APPLETS DUROU POUCO TEMPO, POIS A MICRO$OFT NÃO EMBUTIU MAIS O TAR DE PLUGIN NO WINDOW$.O FLASH SÓ SOBREVIVE POR CAUSA DA MICRO EMPRESA DO TIO GATES, PORQUE ELE EMBUTE AGORA ESSE TAR DE PLUGIN PRA RODAR O FLASH NO WINDOW$. QUEREM SABER POR QUE ELE FEZ ISSO??? PORQUE A EMPRESA DO TIO BILL, TEM AÇÕES DA MACROMEDIA. ENTENDERAM CRIANÇADA???
AGORA VAMOS DORMIR... EEBBAAAA!!!


Discussão
Roberto
09/09/06 às 23:27

Olha, achei a matéria meio inútil, parece mais um "FUD" escrito por um defensor / adorador do flash para minar o potencialmente perigoso (para o flash) ajax. Algo como a infame campanha "get the facts" que a microsoft faz em relação ao Linux. Mas tudo bem, é a opinião do dono do site e existe um democrático espaço de comentários.

Chato mesmo são estes comentários, cheios de erros de português, enfileirados em uma tripa, dentro de uma diagramação estranha, com uma combinação de cores que quase deixa o visitante cego... realmente, eu não entendo nada de usabilidade.

Ah ! E sobre flash vs. ajax ? Eu acredito que os dois têem o seu espaço, um não vai matar o outro... a web é muito grande para ser dominada por apenas uma tecnologia...

Beto


Discussão
Gaido
18/09/06 às 11:48

Fico absolutamente extasiado com as possibilidades que se abrem fazendo uso de AJAX. Concordo que não é uma tecnologia para exibição de gráficos, mas com um conhecimento um pouco mais aprofundado de Javascript, podemos criar objetos inteligentes capazes de coletar dados remotos e se comportar bem.
Podemos, por exemplo, criar um objeto DataGrid, setar estilos, página no servidor que coleta dados para ele, criar eventos para reordená-lo no cliente, mudar estilos com cliques e passadas de mouse. Enfim, não dever nada a um objeto análogo feito em flash. E funcionando muito mais rapidamente!
É só não ter preguiça de criar um objeto desses e depois usar à vontade.
Podemos criar nossas bibliotecas repletas de objetos e funções jaavascript capazes de criar complexos objetos e nos conectar a qualquer momento com o servidor. Não conheço muito sobre Flash, mas percebo que posso sobreviver sem como desenvolvedor de aplicações web.


Discussão
Juliano Oliveira
30/10/06 às 00:01

Pow galera, realmente o Fred fez uma matéria meio distorcida, acho que ele limitou as funcionalidades do AJAX para apenas serem usadas como o RIA no Flash. Mas espera um pouco, chegar a ofender o cara, fala sério. Comentários e criticas beleza, mas sejamos todos um pouco mais civilizados, chamar o cara de retardado.

E ainda nos comentarios muitos disseram tantas infelicidades quanto o Fred.

Flash acabar? Agora com a Adobe por traz desse cenário? Pelo amor de Deus né!

AJAX tá aê a anos e acharam só agora a grande utilidade dessa poderosa ferramenta.

Flash também, com ele se consegue resultados semelhantes no que se diz a experiência do navegador. Acho que foi isso que o Fred tentou colocar em debate, mas foi infeliz da forma que colocou né.

Acho que tudo depende da aplicação, para cada tipo, existe certamente a melhor ferramenta. Acredito que até mesmo um Applet. Quem sujere um projeto que seja mais adequado para se trabalhar com Applet? (bancos... pergunte aos desenvolvedores de home banking ou aplicações do gênero)

[]´s


Discussão
Leonardo
15/11/06 às 18:53

Várias vezes foi comentado que Ajax era uma tecnologia nesse artigo. Errado.


Discussão
Estevão
29/11/06 às 03:13

Olá !

Bem, li por inteiro este debate, e realmente, muitas pessoas que ofenderam o Fred não tinham capacidade para fazer tal coisa.

Bem, o único erro do artigo foi comparar em todos os aspectos o Flash com o AJAX. Até certa parte estava correto fazer o mesmo.

Nos aspectos de navegar pelo site sem atualizar toda a página é um dos recursos que o Flash pode oferecer. Mas o Flash tem como objetivo visar o entretedimento do usuário disponibilizando animações, sons integrados com animações e etc...

Eles(AJAX e Flash) tem muitas coisas em comum, mas eles meio que trabalham em "diferentes áreas".

Realmente muita gente acha que AJAX é uma tecnologia (e nova ainda por cima) e tal, mas o AJAX não passa de um "jeito" de programar com o Javascript com XML.

Minha nota para este artigo é 7.

Abraços !


Discussão
Leo
30/11/06 às 10:16

viajoooooooou!! hahahahaha


Discussão
Rosangela Oliveira
12/12/06 às 21:20

Toda polêmica é interessante...
Afinal gerou essa conversa toda!
Mas aproveito para divulgar:

ScriptCase - Framework PHP com AJAX:

www.scriptcase.com.br


Discussão
Fabricio Braga
29/12/06 às 16:19

Nunca li tanta besteira junto. Você conhece alguma coisa de Ajax meu amigo?

Ajax e Flash são coisas COMPLETAMENTE diferentes, e a ideia básica do Ajax é:
Fazer transações com o servidor sem precisar renderizar a página inteira, tornando a interface mais amigável e a navegação mais dinâmica. Para isso se baseia em Javascript e XML.

Já o Flash usa uma tecnologia proprietária para gerar aplicações que são executadas no cliente, de maneira estática.

São coisas absolutamente diferentes, e não entendi porque você as comparou.

Artigos como esse são desinformadores e perigosos quando lidos por profissionais com pouca experiência nessas tecnologias, que vão ficar mal informados sobre o que as tecnologias fazem.


Discussão
Zygma
30/12/06 às 07:04

Concordo com o Fabricio Braga.

Pelo que andei pesquisando o Ajax já esta aí a um certo tempo e obviamente a maioria do pessoal aqui no Brasil, pq já botou na cabeça que é povo atrasado, só vai começar a dar bola pra ele daqui a alguns meses/anos. Pois é, se vocês ainda não perceberam, a maneira com que as pessoas interagem com as páginas da internet estão mudando. Antigamente uma página de texto - PUC em meados de 89/90 demorava de 04 a 05 minutos pra carregar - limitações tecnológicas e etc. Hoje se uma página demora alguns segundos além do que estamos acostumados, já ficamos irritados. Acredito que a grande idéia do Ajax é proporcionar uma interação jamais obtida antes. Você consegue fornecer ao internauta exatamente aquilo que ele precisa. Se vocês prestarem atenção, aproximadamente 50% do conteudo de uma página processada pelo browser não é utilizada pelo visitante da página. Alguém já viu o o Microsoft Office 2007 ? A interface dele está parecida sabe com que? Com uma página de internet. Muitos menus com efeitos e todas as opções visíveis para facilitar a "navegação" pelo documento. Esta todo azul - existe um propósito para isso. Parem com essa mania de se auto intutularem de "povo atrasado" e pegarem a sobra do que todo mundo já usou. As coisas estão mudando na internet. Num futuro bem próximo muitas atividades que fazemos em "nossos computadores" poderão ser feitas de maneira distribuida. E muitos dos padrões adotados em Ajax foram criados pela Microsoft que já está começando a integrar essa nova maneira de interação aos seus produtos. Estão com medo do Ajax ? Por que? Não é perfeito? Bom, eu não conheço nada perfeito neste mundo. Vocês se sentem mais seguros "desenvolvendo em Flash"? Que piada. Existe uma diferença muito grande em desenvolvedor multimídia e desenvolvedor de aplicação. Pessoas ja estão enjoando de sininhos, sons, textos pulando pela tela, etc.
Não digo para abandonar o aspecto visual, mas para que saiam da faixa de conforto e procurem fazer algo que ajudem as pessoas a aproveitarem melhor o conteúdo nos sites. E outra coisa, ter a idéia de exclusão tecnológica quando se descobre uma "novidade" é bastante absurdo. Quantas linguagens de programação existem? Porque QUASE TODAS ainda são usadas? Não era para ter umas cinco ou seis já que, acredito eu, as linguagens desenvolvidads posteriormente são "melhores"? Infinitas tecnologias ainda serão lançadas e todas elas com suas vantagens e desvantagens. Na minha opinião o que torna uma coisa ruim é quando você a ignora porque acha que não tem capacidade de lidar com ela ou porque simplesmente você não é capaz de ver um possível uso pra ela. Sabe porque somos "povo atrasado"? Justamente por isso que acabei de dizer acima. já que conseguimos fazer um menu animado em flash, e por isso nos julgamos WEBDESIGNERS, porque se preocupar com todo o resto? Para muitos, fazer um menu em Flash sem pegar o código pronto é algo impossível. Lá em cima alguém disse : "tem uma barra deslizante que nào funciona..." . Bom, será que essa mesma pessoa procurou entender como os dados são requisitados,processados,transformados e retornados ao visitante???? Afinal o internauta está lá para obter informação - geralmente rápida e precisa, se a barra é verde e não é azul ou se tem algum defeito isso é muito fácil de resolver - acerta o javascript, o css, algum caracter errado no código - isso é moleza. Agora para transformar a experiência de navegação em algo melhor não basta cuidar sómente do aspecto visual, precisa também cuidar para que a informação chegue de maneira rápida e precisa. Menus e animações trilham um caminho previsível. Está cada vez mais discreta e com elementos consistentes. Depois que o internauta fundir a forma do site em sua percepção ele vai querer informação - isso será o que vai da demanda de tráfego. Raramente eu vejo pessoas dizerem : Vou entrar naquele site para ver o menu animado - ou - eu gosto deste site porque é bem bonito e a única razão de estar aqui é éssa. Pessoas querem informções. Flash não serve para fornecer informação, serve para maquiar a informação, deixa-la mais apresentável. Eu não tenho dúvida de que o Ajax vai poder ser capaz de fazer muita coisa que o Flash faz. Substituí-lo não. Ao invés de questionarem se é bom ou ruim, procurem entender o propósito desta ferramenta. Será que o Google, Microsoft, Sun, W3C, etc estão se mobilizando para algo duvidoso? E a Adobe vai tomar o lugar de todos eles com seu poderoso Flash??? Besteira. Vou ver ainda muitos sites usando Flash, Ajax, Flash + Ajax. Só espero que um dia esssas pessoas que "temem o que não conhecem por inflexibilidade/preconceito - leia-se ignorância - percebam que a evolução traz dinheiro, oportunidade, conhecimento. São parecidos a críticos de literatura : não li, não vi e não gostei!


Discussão
PROCKDMI1
02/01/07 às 01:56

Hello. PROCKDMI2 [url=http://www.tPROCKDMI3.com] PROCKDMI3 [/url] Thanks


Discussão
FXUDCNL1
02/01/07 às 08:39

Hello. FXUDCNL2 [url=http://www.tFXUDCNL3.com] FXUDCNL3 [/url] Thanks


Discussão
Igor C. Ramos
11/01/07 às 14:30

Só queria dizer pra esse cara que AJAX não é uma TECNOLOGIA e sim um jeito, uma forma de fazer aplicações pra WEB, o restante dispensa qualquer comentário relevante.


Discussão
_coutinho_
12/01/07 às 12:04

cara, na boa... vc tá reclamando mto!

vc estava acostumado a usar um "mini-computador" no bolso, há uns 4, 5 anos atrás?!
pois é... agora ninguém vive sem um!!!

e quanto ao desenvolvimento de sites? aquela coisa complicada, cheia de frescuras, onde o desenvolvedor tinha q conhecer uns 3 softz diferentes, pra montar umas páginas? lembra?
pois é... agora, tem provedor q fornece cms, ou mesmo wizard pra montar o próprio site, e com visual tão quanto um profisse ein....

minha opinião:
tecnologias vêm e vão... com ela, podemos fazer qualquer coisa, em qualquer lugar, a qualquer hora. Mas, não se prenda a elas. aprender a usá-la, pois ela está aí, e quem não souber desenvolver nisso logo não terá vaga no mercado... mas tenha na mente q ela vai desaparecer no momento q um fdp descobrir um caminho melhor para o mesmo resultado!!!


Discussão
mind
20/02/07 às 03:44

o.0??? actionscript e javascript são quase identicos quem fala mal de ajax não conhece ajax e quem fala mal de flash não conhece flash... parece piada uma discussão assim rs... flash tem suas vantagens mas a demora para carregar a quase exclusividade operacional (Só windows) e dalhe banda para usuario poder rodar flash (internet discada rodando flash? vai fazer um cafézinho que vai demorar pra carregar...) o ajax serve para dar dinamismo a uma pagina tornando rapido seu carregamento e uso, no seu texto voce falou que o gmail demora para carregar eu lhe pergunto se um gmail feito em flash não iria demorar no minimo 10x mais (Sem exageros...) e quanto aos comentarista que estão critacando flash vão preparar introduções ou conteudos graficos para pagina em que? gif animado? ou java applets para animar jpg? ninguem mais imagina a internet sem conteudo multimedia podcast videocast (youtube's) e até animações de imagens façam tudo isso em ajax para eu ver.. eu ver o xine ou o WMP abrindo durante a navegação e começando um streaming lento que doi -.- flash e ajax possuem objetivos distintos e ambos são exelentes ao que foram criados... sinto muito aos programadores flash tementes de perder seu espaços no mercado e aos "ajaxeiros" querendo tornar-se os novos "reis da midia".

sem mais, Abraços.
Mind.


Discussão
mind
20/02/07 às 03:48

uma pequena nota, falei que flash só roda no windows queria esclarecer que quando me referia a isso seria o flash no linux para usuarios comuns (aqueles que não tem capacidade para rodar algo beta de forma usavel) não está disponivel em suas ultimas versões e quando lançada uma nova sempre tem o atraso de uma nova sair.


Discussão
Cícero
23/03/07 às 23:44

Rapaz, dá pra sentir que você não entende nada de AJAX, e se entende alguma coisa é porquê não foi competente o suficiente pra aprender a nova tecnologia, que é exatamente o que o AJAX é, uma nova tecnologia. Se você é velho demais para abrir os olhos para o novo, não venha com essas matérias estúpidas falando sobre coisas que você não conhece. Lembre-se que essas matérias influenciam pessoas. Respeito sua opinião, mas vá com calma.


Discussão
Filipe
17/04/07 às 16:57

Tchê, me devolve o tempo que eu perdi lendo essa tua matéria absurda.


Discussão
Michel dohms
19/04/07 às 18:01

Nunca li matéria sobre Ajax tão ruim. Fraquiíssimo!!!
Comparação entre AJAX e Flash... nada a ver!!!!

O que eu faço, caso ou compro uma bicicleta????

Vamo estuda, vamo...


Discussão
Mauricio Salles
23/05/07 às 16:11

Não dá pra comparar Javascript com a porca linguagem criada pela macromedia para o flash.
As aplicações ajax tem uma melhor performance, são mais robustas, rápidas e confiáveis.
Flash é bom para animações.
Quando é preciso manipular dados e arquivos, o swf é uma limitação só.
Não acho que o Ajax defenestre o Flash da web, mas é inegável a superioridade do JS.
Os browser têm hoje sim excelentes plugins para o debug de Javascript.


Discussão
guilherme
06/07/07 às 16:16

alguns já devem ter falado, mas me desculpe, vou gritar:

AJAX NÃO É UMA TECNOLOGIA (!!!!!!), e sim uma implementação... é completamente diferente...


Discussão
CAPC-MEGADROM
09/07/07 às 03:33

Prezados,

Eu sou analista desenvolvedor pleno em AJAX e trabalho nesse ramo a mais de 3 anos. Antes deste trabalho, eu atuei 4 anos no desenvolvimento de aplicações web-based (que era o termo usado antes do AJAX).

Eu posso falar um pouco sobre AJAX de verdade pra vcs.

Atualmente trabalho numa empresa de tecnologia AJAX em moema SP/SP/Brasil.

Um de nossos ultimos projetos é o GoBits http://www.gobits.com que é inteiramente desenvolvido nos moldes AJAX... pra quem ainda nao conhece, recomendo acessar... é free!

Atualmente nossas aplicações AJAX estão implantadas em alguns dos maiores provedores nacionais e internacionais. Estamos em franca expansão.

Creio que não se pode dizer que AJAX e FLASH são comparaveis... talvez em alguns pontos em comum com relação a criar "rich interfaces" para os usuários na Internet... mas são muito distintas... pra começar, o Flash é plugin... é um binário executável em seu PC... intrusivo... tem acesso ao seu HD. O AJAX se mantem como uma página web e na verdade, resume-se a acessar conteúdos xml de forma assincrona para que estes sejam interpretados e utilizados.

Digamos que seria IMPOSSIVEL qualquer sistema AJAX invadir teu pc.

A parte "bonita" do que algumas pessoas associam ao AJAX, na verdade, se deve a varios fatores.. um deles é o uso profissional de DHTML... nada mais que CSS + DOM que permite até mesmo a criação de components ou widgets que facilitam e muito o embelezamento das interfaces (o que chamamos de "rich user interfaces"). mas .. na verdade o AJAX mesmo não tem nada a ver com a parte visual... essa coisa de visual tem mais a ver com conceitos Tableless e Web semantica... coisas que vao mais para o WEB2.0 .... já temos até projetos com WEB3.0 na empresa aonde eu trabalho.

ou seja... quem estiver preocupado comparando FLASH com AJAX so por causa do visual, na verdade esta completamente equivocada. O que estão fazendo é comparar o FLASH com DHTML.... ahh.. agora soa mais familiar nao? DHTML sim.. garanto. O que acontece é que em AJAX sao incorporadas as melhores tecnicas web que se pode encontrar.... em um projeto sério, vc encontra de tudo um pouco... vc encontra tecnologias e terminologias como estas: DOM, CSS2, DirectX filters, tableless, semantical, WEB2.0, W3C, XHTML, XML, XML-RPC, widgets, connectors, ihash, etc... tudo isso vc encontra em uma aplicação bonita que resumimos como "aplicação AJAX"... ohh... entao o que acontece é que comparamos AJAX com FLASH sem saber que na verdade o que estavamos querendo era comparar DHTML com FLASH... o resto do AJAX (menos o DHTML) nem é visual.. e nem da pra comparar.. hehehe... ok ok ok.. eu sei... complexo.. mas alguem tinha que fazer este trabalho sujo de explicar o que é o que.

Porisso, acho muito "inocente" esse tipo de comparação.... AJAX x FLASH..

comparem por exemplo coisas como XUL, XAML, SVG, etc.. isso sim pode ser comparado.

e olha.. eu sei que em flash se faz aplicações como ajax.. mas mesmo assim, nao vale a comparação porque o ambiente FLASH é muito desvantajoso... vide ai as tentativas de empresas grandes que tentaram fazer aplicações na internet totalmente em flash e que nao deram certo... muito pesadas em comparação com as AJAX... é.. meu caro.. o mundo quer AJAX! FLASH tem sua utilidade mais focada em multimidia ou efeitos e coisas do genero.. mas quando o negocio é produtividade..hehehehe.. nao tem jeito.

Os grandes players da internet preferem AJAX.. já se perguntou por que? google, yahoo, microsoft... enfim.. quando a coisa é seria.. usa-se AJAX.

Hoje existem dezenas de frameworks em AJAX para download que apoiam o uso de varios widgets prontos para usar... algumas tem até IDE como o VB ou o proprio FLASH para vc usar... as vezes me lembra muito o VB da MS.

Projetos em AJAX existem aos montes... procurem que vcs vão encontrar e vão se espantar como isso na verdade já é tão comum e faz parte de nossas vidas... gobits, google, ms-live mail, yahoo mail, netvibes, myos, flycker, etc....

frameworks muito sólidas em AJAX estão brotando a cada dia como tibco, jquery, yahoo libs, google quix, xajax, etc... leiam mais em http://en.wikipedia.org/wiki/Ajax_framework

Para quem ainda não entendeu, AJAX é mais simples do que parece e na verdade não é tudo... AJAX é mais como enviar e receber conteudos dinamicamente... mas o restante.. a parte visual do projeto, isso vc tem que criar assim como qualquer pagina web que tenha dhtml... a diferença é que desta vez não sao apenas menus e coisas simples... desta vez componentes manipulam dados e informações.

enfim, se acostumem porque AJAX decididamente veio pra ficar .. tem inumeras vantagens técnicas que de longe, tornam AJAX uma das melhores formas de se criar aplicações para internet viaveis!

basta imaginar que a cada dia a internet avança mais e mais para a banda larga... e que pra rodar uma app em AJAX no seu pc, vc precisa de muuuuito pouco.. apenas um browser tipicamente instalado.. apenas isso. já o flash.. bom.. tem alguns lugares que nem é permitido instalar... alguns bancos por exemplo, impedem que funcionarios tenham o plugin flash instalado devido a "regras de segurança"... imaginem só.

bom, espero ter contribuido para que algumas coisas fiquem mais claras.

ah.. conheçam tambem mais um projeto AJAX recentemente colocado em andamento pela minha empresa... o nome do produto é "Oi VeloxOffice" e está disponível em http://www.veloxoffice.com.br/

by

CAPC


Discussão
Max Artur
29/07/07 às 19:25

Você conseguiu abordar o assunto de uma maneira extraordinária! Realmente vivemos no país do futebol... chutar a bola é bom... muito bom... bom demais! Mas e daí, se ela muitas vezes vai pra fora?! Dias atrás fui dar uma olhadinha no meu e-mail do gmail... e o que aconteceu após eu ter baixado um anexo? ERRO! Travou tudo! Nem o botão VOLTAR do navegador funcionava! Que horror!
Eu uso o IE6 ("quase ninguém usa"...), e galera do gmail devia, quem sabe, estar babando naquele mês (1 mês de ERROS!).
O problema do AJAX, ou melhor, do Java Script, como você mesmo falou, é essa verdadeira gambiarra que é feita para ele funcionar em vários browsers. Logo no início do código devemos colocar uma série de funções para avaliar o navegador do cliente, e testar se ele é compatível com AJAX ou não... afffff!!! Graças a Deus os principais navegadores do mercado são (somente, ufa!) IE, FF e Opera, sem falar nos vários outros "genéricos", como Avant browser, etc...
Por isso, o AJAX relmente só irá ter essa excelência toda como eles dizem, daqui a algus anos... isso se os desenvolvedores em consenso (o que seria muito difícil...)


Discussão
Mizael Montenegro
24/10/07 às 06:36

Bem ironico vc nos comentarios ehhe. Porem veja bem, a sua tabela de + e - ali ta bem puxação de saco pro flash.
atualização em tempo real + +/- (Leve em consideração q o flash carrega TUDO pra o cliente, portanto vc ja tem tudo la, so acessa o conteudo, atualiza em tempo real, porem sobrecarrega o servidor baixando coisas q o usuario nem ira acessar.)

elementos gráficos mais leves + - (Mais leves?? Sem comentarios :P)

linguagem de programação fácil de aprender + - (acho q isso eh questao de opniao e visao, pq para mim flash eh mais dificil e chato do q javascript)

Outra coisa é q Flash jamais deveria ser usado para construir web sites completos, seria interessantes para itens de menus, banners, etc. Coisas desse tipo. O flash carrega todo o site para a maquina do cliente, demoarndo o carregamento inicial e baixando conteudo muitas vezes irrelevante para o usuario. Eh como um site feito em applet java. E sim, obviamente ajax tem tudo para desbancar flash, pois proporciona inumeras vantagens em cima dele. Quanto aos exemplos q vc deu em cima, sim alguns eu concordo, porem vai da forma como o desenvolvedor usa o ajax, e isso nao eh problema da ferramenta. Vlw


Discussão
Texto Idiota
29/03/08 às 16:36

Nunca vi texto mais ridículo, continue pensando assim que você vai longe...comparar flash com ajax???


Discussão
Nivaldo
12/08/08 às 15:54

Que assim seja. O flash vai tarde. Pra falar a verdade, nunca deveria ter tomado conta do rede da maneira como tomou.
Ele projudica a pesquisa, prejudica a navegação e acaba com a usabilidade.
Viva o ajax.


Discussão
split
30/01/09 às 13:55

De fato, não se compara ajax com flash...

além do mais ActionScript. ja dá uma completa mobilidade hoje ao flash nos SEO's (sistemas de busca)... fora php, js ... ... ... .. a coisa anda bem rapido amigo, se atualize...

cuidado pra não se confundir..

escrita e interface de desenvolvimento da escrita são coisas bem distintas...

ta pra sair o catalyst da adobe... fora o flex q ja faz o cão assobiar e chupar manga.... o catalyst então vai fazer o q heim!::?

hm...
tbm gosto muito do flash... mas flash é uma coisa, ajax é outra, as outra, perl outra, phytom outra.....

certas coisas agente n compara...

Abraço


Discussão
Quarks
20/05/09 às 18:25

Afffff seu NOOB!!!!
É pelo visto, o autor faz parte do grupo de pessoas que disse que o carro não daria certo e que ninguém iria querer ter uma tv em casa, que nem Deus afundava o Titanic e que Zorra Total é engraçadíssimo.Completamente infeliz e parcial, até mesmo imaturo.
Se dependesse do autor ainda usaríamos aplicativos em Turbo Pascal ( haja Printf...).
Ele deve ter lido somente a contracapa de um livro de AJAX e fez esta comparação "histórica".


Discussão
danilo
23/01/10 às 21:44

cara vc fez a previsão do ajax maduro em 2009 e acertou... soh errou em dizer que a web não eh uma plataforma para rodar aplicativos oq eh ALTAMENTE VISIVEL (pelomenos agora) que eh uma plataforma riquissima e que esta sendo altamente explorada


post infeliz mesmo sendo de 5 anos atraz...


Discussão
criação de sites rs
30/12/10 às 07:44

Eu particularmente não uso flash, até acho legal os efeitos e tal mas creio que existem outras maneiras de colocar uma movimentação em um site com o uso de outras linguagens como ex:javascript.
sem falar que o google passa longe do flash pelo menos por enquanto.


Parece que o ajax não conseguiu desinfetar o flash.
Agora tem o html 5.

Acho que vão tentar matar o flash várias outras vezes.






Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato