Usabilidoido: Menu Principal


Afinal, o que é semiótica?

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
Afinal, o que é semiótica?

Depois de algumas aulas de Semiótica da Informação, no curso de Gestão da Informação da UFPR, comecei a entender melhor esse negócio de semiótica. Até então pensava que não passava de uma disciplina filosófica, sem aplicação prática. A semiótica oferece ferramentas que podem ser muito úteis na análise de interfaces. Explico melhor:

O que é semiótica? [MP3] 7'

[ Atualização ] A leitora Caroline Esser fez a gentileza de transcrever o áudio acima. Afinal, o que é Semiótica? [PDF]

Livros indicados

Concepção triádica da semiótica: representamen, coisa e significado

Acho que agora vocês entendem porque venho falando desse assunto nos últimos posts. A semiótica está me abrindo a mente para encarar a interface da forma como sempre idealizei: um meio de comunicação. Quase todos os livros e artigos que leio sobre usabilidade e design de interface dão mais ênfase no comportamento e na apresentação dos elementos da interface do que com seu significado. Jakob Nielsen, por exemplo, nunca falou sobre isso no site dele. Se falasse, seria bem assim.

Por enquanto, minha referência principal tem sido o campo acadêmico. Nosso mercado ainda não fala disso porque ainda está naquele estágio primário em que eu estava. Futuramente, a semiótica será respeitada como é nos mercados do cinema, da publicidade e do design gráfico.


Podcast

Inscrição no iTunes Inscrição no Spotify listn-on-Google-podcasts-logo.png

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 04/05/2005

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. Afinal, o que é semiótica?. Blog Usabilidoido, 2005. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/afinal_o_que_e_semiotica.html

Relacionados



Comentários

Discussão
CKY
04/05/05 às 06:16

Olá meu nome é CKY e gostei muito da matéria que vc fez cara dahroa msm.
Putz vc num imagina como isso for importante para mim, é pessoas assim q gosto de encontrar na net. Ae tipow naum pare de atualizar este blog pq por mim eu sou o seu visitante de carterinha fmz!


Discussão
Dael
04/05/05 às 16:04

Também estou estudando Semiótica, e de fato ela parece ser muito importante no contexto do Web Design. No Design Gráfico, que curso, e como voce já disse, ela tem seu devido espaço.
Concordo que o mercado do Web Design ainda nao leva essa Ciencia a fundo. Mas creio que a Semiótica, num futuro próximo se tornará obrigatoriedade em qualquer segmento da comunicaçao.


Discussão
Fábio Rogério
05/05/05 às 14:59

Tenho estudado muito semiótica tbm... roberto eco (se não me engano) tem escrito uns livros bem interessante...alguns voltado p a semiótica de interface... Talvez seje o mais recente escritor, não sei, talvez esteja falando besteira, mas livros como o de Peirce fala mais da semiótica na linguística...

O q é interessante, pois é a base de qq comunicação, mas algo mais direcionado tem me instigado mais...


falows


Discussão
Fred
05/05/05 às 15:17

Os autores mais importantes da semiótica são Sausurre, Pierce e Umberto Eco. O primeiro aplicou semiótica principalmente na linguística, o segundo na filosofia e o terceiro, no cinema e na literatura.

Que eu saiba, Umberto Eco não relacionou semiótica com interfaces, mas alguns de seus seguidores o fizeram. O grupo de estudos de Engenharia Semiótica na Puc-Rio se baseia principalmente na sua teoria e vem obtendo resultados muito interessantes na análise de interfaces.


Discussão
Renato Albano
05/05/05 às 18:29

Sobre a mudança na convenção de botão para interface visual citada no podcast.
Eu me pergunto se essa mudança não tem alguma influência dos "botões digitais" (aqueles botões de microondas e máquinas mais novas) da qual só tem uma demarcação visual da área, um bip para o feedback, uma pressão de acionamento bem minima (quase nula) e que surgiu ae a uma década no máximo.
Será que esse tipo de botão, não tem influenciado na criação e na precepção dos botões para interfaces visuais?


Discussão
Alexandre Cordeiro
05/05/05 às 21:27

Este assunto é indispensável, para qualquer curso de WebDesign.

Parabens pelo tema, tenho mim mantido atualizado.


Discussão
Fred
05/05/05 às 23:26

Acho que não Renato, porque o botões do tipo "membrana" dos micro-ondas já existiam antes das primeiras interfaces gráficas populares.

No contexto do micro-ondas não sei se é a melhor estratégia do ponto de vista da usabilidade. Não realizei testes, mas pela minha experiência pessoal, botões do tipo membrana tem uma taxa de erro maior, ou seja, é mais fácil errar o alvo e acertar o botão vizinho.

Na casa de um amigo meu tem um micro-ondas antigão, que se configura a base de controles giratórios (knobs) e alguns botões bastante proeminentes. Não é tão rápido de usar quanto um micro-ondas a base de botões de membrana, mas é muito mais fácil de aprender a usar.

Falei um pouco sobre isso nesse antigo post:
http://www.usabilidoido.com.br/consumidores_ligam_pra_interface.html


Discussão
michel
07/05/05 às 07:22

Bem, eu venho fazer uma crítica.
O conteúdo desse site é bem interessante. A aparência não é. Acho estranho que você fale em estética. Nunca vi tantas cores, algumas fortes, o que é cansativo. Dos sites que visito, esse é sem dúvida o mais feio. Que tal menos cores? Só nessa página eu vejo verdão, amarelão, areia e cinza, cores que nunca combinaram. Acho os layouts esquisitos também.


Discussão
Fred
07/05/05 às 09:19

Michel, esse site é, de certa forma, um experimento pessoal. Estou sempre buscando evoluir os padrões, apesar de que nem sempre sou bem succedido.

Assim como uma obra de arte, algumas pessoas gostam deste design e outras não. Esse é o preço que se paga por ser diferente.

De qualquer forma, eu mesmo já estou cansado de ver layout, que se tornou obsoleto na medida em que o site cresceu. Só não tive ainda o tempo necessário para o re-design.

No momento atual, estou produtivo demais no conteúdo para desviar minha atenção para a apresentação dele. Prefiro adicionar novos posts do que ficar duas semanas sem postar nada por causa de um novo layout.


Discussão
Helen
11/05/05 às 18:57

Oi gente, parabéns Fred pelo site, gostei muito. Bem, aproveitando a oportunidade, gostaria de pedir a sua ajuda, sou estudante de licenciatura em artes, conheci a semiotica no ano passado, adorei a ciencia, pena que o professor que a ministrou nao soube mostrar tudo o que ela tem de melhor, porque até nos pareceu um "estupro" a forma como ele nos mostrou a semiotica, parecia um monstro, assim... Bom deixa isso pra lá. Sei que adoreeeeeeiiiiii mesmo e pretendo seguir estudando essa ciencia linda, até chegar humildimente a quem sabe um dia um doutorado, entao aqui encarecidamente, pedir a vc que me indique algumas leituras, para que eu possa conhecer mais e mais, por estudando com alguem lhe explicando já um pouco complicado, sozinha entao ufa!
Mas de verdade gostaria de receber material, tudo o que fosse possivel para aumentar meus conhecimentos nessa area. ok
Muito obrigada a vce e a todos que puderem me ajudar. Parabens e Obrigada!


Discussão
Fred
11/05/05 às 19:29

Olá Helen! Na realidade não posso te indicar um livro sobre o assunto, porque eu mesmo ainda não li nenhum só sobre o assunto. No comentário acima, cito alguns autores que ouvi falar.

Você chegou a ver a entrevista que fiz com a maior autoridade no assunto aqui no Brasil semana passada? Lá tem uns links de livros que não li.

http://www.usabilidoido.com.br/o_novo_homem_e_meio_maquina.html


Discussão
Julio Coelho
18/05/05 às 19:54

Pessoas, fantástico o assunto. Sugiro que explorem mais a Semiótica neste site. Vocês sabiam que o Brasil foi quase pioneiro no desenvolvimento semiótico?? Nosso país é quase um avô nesta ciência, mas por falta de investimento e de uma cultura voltada à proteção acadêmica e de pesquisa, estamos mais uma vez sendo ultrapassados por países que há pouco se deram conta de quanto é importante o ser enquanto seus conjuntos de interpretação em face à algo. Cito aqui também (além de Umberto Eco e Charles Sander Pierce ) a fantástica Lúcia Santaella, uma senho muito simpática por sinal que tem um conhecimento INFINDÁVEL sobre Semiótica, Pscanálise e Filosofia. Não deixem de visitar as palestras dela. Ultimamente ela estava engajada em um congresso em Brasília sobre a comunicação!

Um abraço a todos!


Discussão
Fred
18/05/05 às 20:04

Julio, no dia seguinte a esse post, escrevi um outro comentando a palestra que havia assistido justamente com a Lucia Santaella. Tem inclusive uma entrevista em áudio com ela:

http://www.usabilidoido.com.br/o_novo_homem_e_meio_maquina.html

Agora dizer que o Brasil é pioneiro em semiótica é forçar a barra, já que ela já era estudada pelos filósofos da antiga Grécia.


Discussão
Julio Coelho
19/05/05 às 19:06

Fred, muito bom, não havia visto sobre a entrevista com a Lúcia.

Quanto ao Brasil ser pioneiro, de fato não somos. Vou ficar te devendo pra próxima terça feira uma entrevista com o querido professor de História da arte Fernando Bini. Quero tirar com ele a dúvida sobre este quesito. Sei que no Brasil a semiótica é bem antiga (considere uns 30 anos). A semiótica em si é uma matéria relativamente nova, no quesito nome. Talvez em escala, daqui há duzentos anos poderemos dizer que o Brasil será sim um dos pioneiros na questão.

COmo disse, em breve publico aqui uma entrevista pra ajudar a esclarecer tudo.

Um abraço! Parabéns pelo blog.


Discussão
Julio Coelho
23/05/05 às 22:09

Fred, aqui estou eu novamente, com a entrevista que fiz com o Prof. Fernando Bini, de história da arte!

Foi muito bom poder falar com ele novamente, pois trata-se se uma pessoa fantástica e muito humilde também!

Bom, o resumo da entrevista é que fiquei muito orgulhoso mas também um pouco triste pelo realidade que nos acerca...

De fato os gregos já tratavam do assunto "semiótica" com Aristóteles, portanto até mesmo a Europa tem um repertório maior que o nosso no assunto ( eles te estudos a partir de 1916). A parte interessante é que o Brasil era sim líder em estudos nessa área! Nosso país começou a estudar seriamente a semiótica em 1960 aprox. e em 1980 tinhamos a liderança em pesquisas por aqui, com destaque para um grande centro, que foi Curitiba. Comprovando isso temos grandes semioticistas, como a própria Lucia Santaella, Roti Turim, Décio Pignatari, Lucrécia D´alessio que são fantásticos! Aliás o Bini fez questão de citar que apesar de alguns semioticistas do exterior serem grandes figurões famosos, a verdadeira face e consciência do que se trata, com qualidade, está aqui, no nosso país! Lidamos com projetos de genoma por um bom tempo, melhor que qualquer país!

Também lemos Pierce ANTES da Europa! Estudamos mais a fundo do que países considerados de primeiro mundo, mas como sabemos, perdemos essa qualidade porque não há mais investimentos culturais adequados... é uma pena!

Acho que é isso.... em referência à leitura foram citados Lúcia Santaella, Lucrécia D´alessio Ferrara, Décio Pignatari, Roti Turim(tive o imenso prazer de ter aula de percepção, criatividade e semiótica com ela e com o Bini em história do Design).

Um abraço!


Discussão
Ana
05/06/05 às 23:15

Fred! Vc me salvou mesmo! Estou fazendo faculdade e estou tendo aula de semiótica, confesso que não estava entendendo nada na aula.
Pois quando a professora começou parecia ser algo mto complexo, alias, ainda acho que é complexo, mas você conseguiu me mostrar oq é a semiótica, e o que é signos de um modo bem simples, realmente agradeço!
Adorei o mp3, consegui prender a minha atenção na explicação e ir e voltar o audio pra entender melhor! De novo, muito obrigada!


Discussão
Reinaldo Bastos da Silva Filho.
10/06/05 às 00:26

olá, comunidade da semiotica,bom gente vou ser breve,me chamo Reinaldo Bastos, estudante do curso de Artes Visuais com tecn.da Imagem,na Escola Superior Madre Celeste (ESMAC), e hoje dia 09/06/02,tive a oportunidade de comessar a entender o campo da semiotica que por sinal é um assunto de suma importancia pro meu acervo cultural.E por favor pesso que se alguem tiver augum material sobre semiotica, que por gentileza colabore com o meu apefeicoamento mandado para o meu e-mail que segue abaixo:
(filho.reinaldo2005@ig.com.br), Pois
brevimente estarei montando uma agencia de propaganda,e isso com certeza me ajudará na questào de como produzir uma campanha publicitária, um abraco a todos,descupem pelos erros e sucesso a todos.


Discussão
Reinaldo Bastos da Silva Filho.
10/06/05 às 00:39

sou de Belém do Pará e a palestra e ao mesmo tempo oficína, ministrada por Erasmo, que é Design e mestre em semiotica,professo da Univercidade Federal do Pará (UFPA)e da Univercidade da Amazônia (UNAMA)FOI realizada no INPHAM,(Instituto de Pesquisa e História da Amazônia.Bom eram essas as informacões que faltou passar pra vcs, OK.


Discussão
Sabrina Carvalho
14/06/05 às 02:16

Oi...
Achei super legal o audio de mp3, ao primeiro contato tive muita dificuldade, para entender o que é semiótica. Foi uma boa idéia colocar isto no pag... gostei muito de aprender com vcs!!!
muito obrigada por facilitar... nossa...
valeu...


Discussão
fernanda
14/06/05 às 23:31

ola....nao seu nome mais prazer...faço relaçoes publicas ....e tenho a materia de teoria da comunicaçao, nela estudo semiotica....a qual estou desesperada para estudar para a prova oficial..... e seu site esta me esclarecendo muitas coisas..mais se quizer me esclarecer mais so entrar em contato pelo o email....valeu; fernanda


Discussão
jeff
20/06/05 às 21:35

Frederick,

Não temos palavras para agradecer a ajuda na compreensão do conceito de semiótica. Ainda estamos "patinando", mas aos poucos o conteúdo parece mais claro.
Thanks.

Jefferson & Susan


Discussão
Reinaldo Filho
21/06/05 às 12:26

me chamo Reinaldo Filho e preciso que alguém mande-me algum material que fale sobre semiótica,urgente, pois preciso desenvolver um pré- projeto sobre fechamento de arquivo e isso vai me ajudar muito;obrigado.


Discussão
Reinaldo Filho
21/06/05 às 12:30

quer exclarecimento sobre esse site, para eu poder explora-lo melhor.


Discussão
Guilherme
23/06/05 às 12:03

E lia os primeiros capítulos do livro do prof Dr Ivo Assad Ibro publicado pela Ed. Perspectiva, Kosmos Noetos, os capítulos relativos a fenomologia que esta por trás do pensamento peirceano, o que fundamenta a semiotica peirceana. Não me pareceu a primeira vista que isso pudesse ter uma utilidade prática, mas na época eu tinha interesse puramente filosófico. Tentei ler o livro do John Deely e do Umberto Eco, mas as dificuldades eram imensas. Hoje, por necessidade profissional, estudo, depois de desistir de estudar filosofia ou vir a ganhar a vida com ela, Informatica na Faculdade de Tecnologia da Zona Leste de São Paulo - FATEC-ZL. Cheguei a este site depois de pesquisar o ter EUPL, termo que conheci através da exposição de um TCC na faculdade.


Discussão
Raquel
23/06/05 às 20:10

estava precisando de uma explicação de seiótica exatamente assim !!!! parabéns !!!!!
agora ficou claro p/ mim !!!!!


Discussão
Raquel
23/06/05 às 20:11

ops... "semiótica" !!! hehehe


Discussão
Luiz Bezerra da Silva Filho
27/06/05 às 09:03

A Semiótica é uma ciêcia considerada nova mas, de certa forma, estudada a muito tempo por todos os povos e culturas antigas, afinal o estudo do signo e do simbolo ou da represetação de uma idéia ou conjunto de idéias sempre auxiliou o desenvolvimento humano pois mostrou que alcançado tal simbolo, tal ideia ou conjunto representado, passava a indicar, na realidade o controle dessas idéias mesmo que, esse controle, fosse apenas algo ideal. Assim através dos simbolos iniciamos nossa evolução representado através de pinturas rupestres o dia-a-dia do homo Sapiens, e bem provavelmente teremos nosso alge em uma simples mas eficiente forma de comunicação simbólica... (Espero que não a Matrix mas algo mais humano)


Discussão
Luiz Bezerra da Silva Filho
27/06/05 às 09:16

Acrescentando ao meu comentário algumas referências seria interessante que os companheiros em semiótica lessem
O Saussure (Ferdinand) principalemente o "Curso de Lingüística Geral"
O Pierce
E a nossa querida Lucia Santaella
Quanto ao Humberto Eco, todos os livros dele tem semiótica, principalmente os romances.
PS ele ministra um dos melhores cursos de semiótica do mundo na universidade de milão.
leia mais informações sobre ele na revista wired (www.wired.com)


Discussão
Venancio
27/06/05 às 14:15

Kara Phantátika essa matéria sobre Semiotica!!!
Gostei muito.


Discussão
Pote
30/06/05 às 22:37

Um livro muito bom que fala sobre semiótica é "Elementos da semiótica apliacados ao design" de Lucy Niemyer
Muito bom....estou estudando ele no meu curso de Desenho Industrial...
O mp3 me ajudou muito também no entendimento de signos...
Parabéns!!!


Discussão
Fernando
11/07/05 às 15:16

Olá, não consegui abrir o link, o que é semiotica. vc poderia mandar pro meu e-mail impresso o que está gravado?

obrigado


Discussão
CLARA RIOS
19/08/05 às 23:42

Obrigada,adorei poder ficar ouvindo sobre semiótica.Muito legal
Agradeço pelos ensinamentos


Discussão
Carol
17/09/05 às 15:11

Bom... relamente semmiotica é muito interessante... mas naum tem o q eu quero... Planos de Linguagem... que pena


Discussão
Milena
22/09/05 às 22:00

Como estudante universitária de Web Design a beira de uma prova de semiótica... muito me ajudou... Esclarecimentos claros e concisos!!! Valeu! É de pessoas assim que precisamos no mundo...


Discussão
Daniela Camboim
28/09/05 às 21:03

A matéria está muito legal, as informações foram muito claras e fizeram com que eu me interessasse mais pela semiótica.
Nunca entrei nesse site, mais agora que já conheço frequentarei sempre!!!!!!!!!
Um forte abraço para todos.


Discussão
Fabiane
22/10/05 às 22:59

Nossa ... amei seu artigo/trabalho, entendi sobre semiotica e me ajudou num trabalho de arquitetura que estou fazendo. Valeu!!Ah e agora passei a ver Umberto Ecco com outros olhos.


Discussão
Rafaela Rodrigues
15/11/05 às 20:05

Semiótica para tudo....?
Só Web, cinema, seria também útil para por exemplo.... o ensino de Ciências... ou estou falando besteira?
Se pudesse me responder...
Obrigada.


Discussão
Fred
16/11/05 às 09:04

Certamente que sim Rafaela! Um dos ramos mais bem estabelecidos da Semiótica é a Zoosemiótica, que estuda os sinais trocados pelos animais. Como todo acesso ao mundo externo e interno a nossa mente é feito através de signos, a Semiótica pode ser aproveitada em praticamente qualquer área do saber. Isso se chama pansemiotismo.


Discussão
kantedza A. Mthini
30/11/05 às 05:56

alo sou Kantedza Mthini, gostei da materia sobre semiotica mas gostaria que mandassem para o meu email mais apontamentos, daquilo que e semiotica, Hermeneutica em relacao ao Direito. pois sou estudante de Direito na Universidade Jean Piaget de Mocambique. Aguardo resposta


Discussão
MZ
30/11/05 às 11:42

O mais recente livro de semiótica do direito é da Prof. Clarice von Oertzen de Araujo da editora Quartier Latin.
Abraços semióticos


Discussão
julio cesar
03/12/05 às 12:29

Eita povo folgado... "mandem para o meu email..."

Um pouco de pesquisa e um pé na biblioteca não faz mal a nínguém.

O assunto é fantástico e bem interessante mas é difícil e precisa de tempo para ser entendido. Mas de fato pode ser de uma utilidade tremenda em muitas aplicações e ramos da atividade humana! se não todos...


Discussão
Thiago Rodrigues
09/12/05 às 00:02

Valeu pelo áudio!!

Tava desesperado em busca de algo que explicasse melhor Semiótica de maneira descomplicada, e acabei caindo aqui no seu site.

Acho que deu pra ajudar. Minha prova de semiótica é amanhã e até então eu estava boiando na matéria! ;)

Valeu!


Discussão
Emanuel
07/01/06 às 19:14

A semiótica não foi estuda na Grécia antiga. Talvez o signo, mas nada comparado ao que Peirce desenvolveu.


Discussão
Rokeld Automação
19/02/06 às 04:58

Agora eu entendi .
Valeu galera!


Discussão
Jercel Marques
22/02/06 às 12:29

Fred, apreciei este site. Sou amante da semiótica. Minha monografia é sobre o assunto. Óbvio que a tornarei segmentada. Pretendo também "tematizar" na apresentação.
Faço jornalismo e me especializarei na área. Acredito piamente que a "Ciência-semioticista" vai explodir nos próximos anos. Mais do que investir na formação acadêmica, o investimento mental pode trazer resultados melhores. A semiótiva me ajuda e, estou certo que, me ajudará ainda mais. Concorda?


Discussão
Fred
22/02/06 às 14:50

Não tenho uma visão tão ampla da Semiótica a ponto de afirmar qualquer coisa sobre seu futuro. Só sei que na década de 60 e 70 foi seu auge e estava caindo até o final dos anos 90, quando voltou a crescer vagarosamente.


Discussão
Jercel Marques
22/02/06 às 15:15

Diga-me, como faz para ter tanta popularidade se seus conhecimentos em semiótica ficam aquém do que se supõe que saiba? Suas colocações me sugestiona pensar assim, estou enganado? Diga-me, em sua visão (não tão ampla) da semiótica, como posso entender melhor a verossimilhança?


Discussão
Fred
22/02/06 às 19:34

Se tenho algum mérito, é porque pude explicar de uma forma mais fácil de entender do que os demais textos espalhados pela Web. Em geral, Semiótica é considerado um assunto difícil de entender e aplicar na prática e nesse post eu tento mostrar o contrário.

Mas, não passo de um iniciante. Como assinalei no início do post, escrevi isso em função de uma mera disciplina de graduação sobre o assunto.


Discussão
Jercel Marques
23/02/06 às 16:39

Fred, você diz: "semiótica é considerado um assunto difícil de entender e aplicar na prática".
Considere o seguinte: Os verbos Ser e Estar são diferentes! A semiótica é difusa e implícita. O que a torna difícil é a sua aplicação (empresas, pessoas, animais, etc).
Seu entendimento ultrapassa horizontes. Peirce, Umberto Eco, Sausurre e... morreram tentando desvendar a sistemática.
Você há de convir comigo que a leitura não verbal (significado e significante), sugestiona o interlocutor ao pré-julgamento.
Confesso que minha mente continua sendo uma esponja e, sendo assim, estou pronto para absorver as teorias que enriquecem o entendimento em semiótica.
Como você analise esses fatores?


Não vejo dificuldade em entender a semiótica, nada que uns bons livros possa resolver


Discussão
Emanuel
24/02/06 às 00:59

Sausurre não é semioticista, ele fundou e fundamentou a semiologia que é diferente de semiótica. Devemos tomar cuidado com os termos e é sempre bom tomar cuidado para que a discussão sobre semiótica não se torne uma espécie de masturbação cerebral. Ela não é um enigma pelo contrário, ela se propõe a desvendá-los.


Discussão
Jercel Marques
24/02/06 às 09:22

Plenamente Samuel, porém, de "semioticistas" o mundo está cheio. Ao citar os renomados, refiro-me a pensadores e não "coadjuvantes da verossimilhança". Os países, em especial o Brasil, estão encobertos de educadores que se postulam como máquinas de ensinar e, cada vez, tornamo-nos máquinas de aprender. A solução pode estar centrada na semiótica como um método menos antiquado do sistema. É preciso ressaltar que nascemos com o rosto, mas a aparência nós quem a mudamos com nossas atitudes e gestos.


Discussão
Jercel Marques
24/02/06 às 09:23

Perdão, Emanuel.


Discussão
Fernando Sá
09/03/06 às 12:30

Concordo com a tese defendida pelo Jercel, acredito que não só no Brasil, mas em todo mundo, está espalhado os pseudo-semioticistas.
O que os autores deste site pensa a respeito?


Discussão
Fernando Sá
16/03/06 às 10:37

hahaha!!! Não pensam!


Discussão
Valéria Bittar
18/04/06 às 16:42

Vocês já estudaram sobre a mediação semiótica em Vygotsky. Fala justamente dessa tríade entre criador, objeto e contemplador na arte ou a relação da palavra com o pensamento, significado e significante, é um outro lado da semiótica.


Discussão
Frederick van Amstel
18/04/06 às 21:42

Tive contato recentemente com o conceito de mediação do Vygotsky e ainda não pude me aprofundar, mas já percebi que a Teoria da Atividade tem muito a contribuir para o Design de Interação. A vantagem sobre a Semiótica peirciana é que a Teoria da Atividade é mais paupável e fácil de entender.


Discussão
Alberto
26/04/06 às 23:43

Mto bom msm seu trabalho sou estudante de Publicidade na ESPM e achei seu material bastante esclarecedor
Com certeza Lucia Santaella ,Pierce, Roland Barthes t parabenizam pelo entendimento
valeu Abra´co


Discussão
nilton vasconcelos
02/05/06 às 17:33

Olá, boa tarde.
Sou o Nilton.
Gostaria de saber o que é Réplica na Semiótica, uma vez que, estou fazendo o 2° período de Publicidade e gostaria de um maior entendimento na matéria.

Grato.


Discussão
Maria Socorro Alves Holanda
19/05/06 às 11:07

Oi, eu sou Socorro Holanda, sou graduada em Letras, professora, e atualmente faço um curso de especialização em língua portuguesa, na
UECE,e estou muito confusa , pois o professor me pediu um siminário sobre SIMIÓTICA DISCURSIVA, sei alguma coisa mas queria pesquisar mais, por favor me ajude, mande-me alguma coisa. Ficarei grata.


Discussão
Robson de Almeida Souza
23/05/06 às 11:23

Olá fred , eu estou fazendo faculdade de comunicação digital e estou estudando semiótica estes artigos seus estão me ajudando e muito e o mp3 que vc colocou explicando o que é semótica é muito bom obrigado irei indicar o seu site para todos da facudade.


Discussão
Eu
08/06/06 às 15:52

estou tentando fazer um trabalho d semiotica mas essa porcaria eh um sacooooooooo........ dela naum entendo nada


Discussão
Vinicius Dias
16/06/06 às 10:27

Caros amigos e amigas, a final o que é semiótica?
Entende-se que semiótica é o estudo dos signos, mais não os signos dos zodíacos.
No entanto em seu livro a Lucia Santaella, deixa bem claro que ícone,índice e símbolos é o B,A, BA da estória, sendo assim uma foto publicitária aonde nesta tenha uma pessoa tomando um refrigerante e o copo está quase vazio conota-se que está pessoa tomou o refrigerante, neste caso nós temos um índice ou indicio.
Mantendo a idéia existe um slogan aonde diz beba com prazer beba coca cola neste caso nos temos um símbolo pois símbolo é tudo que é texto.
De fato, a coca cola é um ícone pois ícone é cores, imagens como gif ou escaneadas e logo marcas.
Portanto espero que tenho esclarecido ou complementado uma das principais características da semiótica persiana.

Abraços
Vinicius
meu e-mail: simaptia10@ig.com.br


Discussão
Tatiane Siridakis
21/06/06 às 10:54

Bom dia Fred!
Gostaria de saber se você tem algo relacionando a semiótica com a matemática. É que eu faço faculdade de matemática, e meu TCC será nessa área. Na verdade, é sobre os registros de representação semiótica no ensino de matemática.
Se você tiver e puder me encaminhar ficarei muito agradecida.

Atenciosamente
Tatiane


Discussão
Denivalter
18/08/06 às 12:35

Olha amiga... o tal do semiotica.. ~e mto complicado para minha pessoa ...... por causa disu eu digo sempre para minhas amigas "Sexo,Drogas,Rock and Roll! Sexo,Maconha e motel... bejos na bunda para todos os bófes desse site


Discussão
Denivalter
18/08/06 às 12:46

Oi amiga!!!!
Gostraia de dizer sobre semi otica...semi eh uma coisa pela metade..e eu querida naum gosto de nada pela metade..tudo para mim tem q ser inteiro e duroo!!!
Amoor..minha vida eh uma correria...estou sempre pegando no cabo da enxada....mas a vida continua neh meu meu bem....
E pra terminar minha frase predileta...
Cavalo morto eh um animal sem vida....
Bjux para todos os bofes desse Brasil..
Fred foi otimo a noite de ontem...te amoo meu gostosão...
Naum esquece sabado as 2:45 na pracinha...
bjux lindão


Discussão
Igor
27/08/06 às 09:39

Prefiro o cachimbo do Magritte `aquele mais vendavel do Jakob.

"Ceci n'est pas un commentaire"!


Discussão
Igor
28/08/06 às 20:13

Vale a pena ver o ComCiencia numero 74 de marco (de 2006) sobre Semiotica e Semiologia:

http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=11


Discussão
Alexandra Silva
31/08/06 às 14:14

Olá sou Estudante de Estatística, gostaria de saber onde encaixo a semiótica em meu curso, minha área é exatas, mas tbém gosto muito de comunicação, e conversando c/ um professor, ele falou sobre a semiótica... Vc. poderia me dar mais informações? Estou tentando conciliar a semiótica c/ a estatística

Obrigada

Alexandra


Discussão
Frederick van Amstel
31/08/06 às 14:57

Oi Alexandra. Não estudei muito sobre, mas acho legal os livros do Edward Tufte sobre design de gráficos estatísticos. Apesar de não se basear na Semiótica diretamente, é interessante:

http://www.usabilidoido.com.br/the_visual_display_of_quantitative_information.html


Discussão
aninha da box arquitetura
07/09/06 às 02:48

Coloque uma cor escura como fundo desse site!!!!! está realmente difícil de ler. Vocês estão todos discutindo a semiótica, e nossos sentidos estão o tempo todo sendo assassinados. Que tal um preto (que permite à mente (e aos olhos) um descanso)no fundo e as letras brancas e bem fininhas? as cores fortes e gritantes podem permanecer, mas não estarâo tão influênciáveis à nossa visão (se é que me entendem, designers.!.. )
Faço arqitetura e me preocupo profundamente com minha transmição de idéias... por esse motivo, design gráfico é só mais uma das facetas do arquiteto - transmitir o pensamento de forma rápida e concisa. Semiótica é aplicável a todos as vertentes do conhecimento, portanto a absorva de forma livre, liberta.... é como a revolução da linguagem... entenda (da sua forma os símbolos), absorva com seus sentidos e expresse!!!!
Vocês, designers, que se atém apenas ao sentido visão (representação), abram-se aos diversos sentidos, libertem-se de suas teorias estéticas para o novo mundo que surge.... a comunicação expressa e exprime esse novo mundo.


Discussão
aninha da box arquitetura
07/09/06 às 02:50

respondam, por favor...... mas com intelectualidade e coerência!!!!


Discussão
Vanderlei
08/09/06 às 12:47

Encontrei esse site hoje e não entendi muito bem a réplica que o Jercel fez ao Emanuel no dia 24/05. Este fala sobre o cuidado com os termos empregados enquanto aquele vagueia sobre, pelo que pude entender, a capacidade humana de atribuir significado às coisas, em suas palavras:"É preciso ressaltar que nascemos com o rosto, mas a aparência nós quem a mudamos com nossas atitudes e gestos.". E concordo com a colocação que a Semiótica é difícil aprendizado. Na minha opinião pessoal, isso acontece porque aqueles que entendem (ou dizem que) a relação conceitual do tópico com a realidade estão mais entretidos em enaltecê-la do que em explicá-la.


Discussão
Vanderlei
08/09/06 às 13:22

Aproveitando o ensejo, gostaria que a Aninha, da Box Arquitetura, definisse, em sua opinião, o que significa "intelectualidade" e "coerência".


Discussão
TIAGO RITTER
18/09/06 às 16:12

Estou me vendo como um peixe fora d'água na aula de Semiótica. Estudo Jornalismo no Centro Universitário Feevale, em Novo Hamubrgo/RS. Sou o único aluno de "Jornal" em meio uma turma de Semiótica constituída pelo pessoal de Moda, Design,bem talvez isso não vem ao caso. O fato é que não estou entendendo nada, apesar de ler os polígrafos. Adimito não gostar da matéria, porém tenho de aprender logo, estou na metade do semestre e qualquer deslise pode resultar na minha reprovação na cadeira. Quero saber: HÁ UM MÉTODO FÁCIL DE APRENDER A SEMIÓTICA??? Não sei se sou muito burro na área o o que... eu nem aprendi direito o que é o signo, isso que nunca matei uma aula e tenho, ao menos eu tento, ptrestar atenção na aula, não converso nada, apenas escuto a professora.
COMO FAZER PARA ESTA CADEIRA SE TORNAR INTERESSANTE PARA MIM????


Discussão
Natacha
03/10/06 às 22:42

Nossa!!! Adorei sua explicação sobre o assunto!! Muito interessante os exemplos que você nos deu...

Eu ainda não tenho aula de semiótica na faculdade, já que a grade curricular foi alterada... mas creio que ano que vem o terei (sou estudante de relações públicas na Cásper Líbero - SP). O detalhe é que muitos professores comentam que "tal fato" pode ser relacionado a semiótica... mas não dizem o que é exatamente a "tal" da semiótica. Decidi explorar por conta própria e achei impressionante a explicação que vc deu! Parabéns mesmo!! Vc foi capaz de fazer eu me interessar ainda mais pelo assunto hehe! Já pensou em ser professor?? Acho que vc teria futuro hahaha.

Amplexos.


Discussão
joana s.
06/10/06 às 16:48

Olá gostei muito da sua materia,estou a estudar marketing,e este audio ajudou-me bastante a perceber o conceito de semiotica. É uma materia bastante interessante que pessoalmente desconhecia!


Discussão
luiz alberto
29/10/06 às 17:27

Gostaria de saber se a semiótica pode ser aplicada para destruir o discurso jurídico sofista? Se pode, como utilizá-la: Há livros específicos para tanto?

Cordialmente,
Luiz Alberto.
Guarujá, SP.


Discussão
Lívia Andrade
03/11/06 às 23:39

Estou escrevendo umas sínteses para a faculdade embasadas no livro de Lúcia Santaella, Semiótica aplicada.Li o primeiro capítulo. Sabe quando voc~e l~e, pensa que entende , mas não compreende o assunto na prática? Daí achei sua página.Muito interessante.Obrigada pela força , mesmo sem querer.Abraço.


Discussão
Angelo
16/11/06 às 12:33

Quero informar que o site www.estantevirtual.com.br possui quatro páginas de relação de livros relativos especificamente à semiótica, só de Humberto Eco (é ele escreveu sobre simiótica), teoria geral da semiótica - linguística - possui cinco exemplares.
Basta digitar semiótica na busca.
Divirtam-se,
Angelo


Discussão
Érika Pimentel
29/11/06 às 14:00

Olá!
Encontrar esse site foi realmente um "achado".
Tenho tentado entender melhor a semiótica pois, objetivo escrever uma proposta pedagpogica sobre o assunto mas, realmente, não se encontra muita coisa sobre esse assunto.
Ainda não organizei direito minhas idéias, mas gostaria de contar contigo pro caso de algum esclarecimento.
Tudo bem?
Abraços!!


Discussão
Tatiana Marigliani
24/12/06 às 18:23

Olá Fred,

É curioso conhecer você assim pelo site!! Já havia escutado sobre o Usabilidoido, dos amigos que trabalho aqui em São Paulo, mas acabei visitando o site por conta da pesquisa que iniciarei em 2007 (envolvendo semiótica e apropriação das mídias na educação).

Adoro essa relação indicial!!! Em algum lugar, em uma outra época estava alguém querendo se expressar, e hoje eu estou querendo compreender. Engraçado não é?! Lemos coisas de séculos atrás, ouvimos outras de anos passados e hoje no presente estou postando uma mensagem sobre isso. Andei passeando vagarosamente (e assobiando :D) por algumas publicações suas, e até aki estou gostando muito da forma como você se coloca, tanto na verbal escrita e falada, e na forma visual também. Temos muito que conversar.

É fascinante todo esse movimento de evolução da humanidade, e quando nos damos conta que isso só acontece por conta de nossas próprias invenções (primeiro uma linguagem oral, depois escrita, e hoje a tecnologia) criadas a partir dessa capacidade curiosa que temos de nos re-inventarmos! E é muito gratificante saber que existem pessoas como você investigando essa relação homem-máquina, aperfeiçoando essas "nossas" extensões tecnológicas e trazendo muitas contribuições na interação com outras faces.

Parabéns pelo belo trabalho com o site!!!
Forte abraço! :)


Discussão
Vinícius Pereira
05/01/07 às 14:12

Olá Fred e pessoal. Acredito que o site tenha facilitado a compreensão sim. Tentarei explicar em duas medidas. A primeira reside no fato de que o Fred (autor do site) buscou dar respostas a ele mesmo:
"...esse site é, de certa forma, um experimento pessoal" (Fred)
A segunda está no fato de que enfim, cada um de nós, ao pesquisar sobre o assunto, praticamos o QUERER APRENDER e este momento representa que tivemos um momento adequado para tal, envolvendo nossas capacidades cognitivas (concentração), ou melhor, engendramos esforços.

Portanto, ao escrever sobre o assunto e torná-lo visível para nós, possibilitou-nos uma compreensão que ele teve quando pensou escrever para o coletivo. Ou seja, naquele momento, sua forma sistemática nos deu oportunidade de ver a forma simples com que aprendeu, o que acabou nos passando, transmitindo.

Quero dizer assim que, cada um de nós somos capazes e temos o que chamamos de potencial de "omnilateralidade" - capacidade de desenvolver todas as lateralidades humanas. Basta, para tanto, termos dúvidas E resolver buscá-las. Mas, como vimos, isso necessita da mediação, que só pode ser realizada pelo outro (Vigotski). Vale lembrar que Vigotski era marxista e marxiano ferrenho e este fator sobrepõe a generalização de qualquer conceito.

Abraços e parabéns pela "didática na/da didática"


Discussão
faustino
11/01/07 às 16:44

Atenção meus AMIGOS E AMIGAS universitários e auto-didatas em especial HELEM,porque eu poude perceber nela seu desespero no afã de entender o que é SEMIÓTICA.
Pois bem, por um milagre após 42 anos queria eu sempre ter contatos com antigos amigos que sairam do seminario onde estudamos desde 1964.
Então hoje (11/01/07)entrei no GOOGLE ........
WALDIR BEIVIDAS,parece que posso ajudar todos vocês.
Me parece que WALDIR BEIVIDAS, doutorado em
SEMIÓTICA e MAAAAAAAAAAAIIIIIIIIIISSSSSSSS
Está na UFRJ .


Discussão
Dirck
16/03/07 às 17:17

Pode-se dizer, resumidamente, que:

Semiótica é o estudo da representação concreta do abstrato.


Discussão
Aline
07/04/07 às 13:35

meu signo é de peixes eu gosto de saber o que vai acontecer por isso eu conpro todos os dias resvitas que fala a previsão dos signos


Discussão
caráculis
09/04/07 às 17:53

eu tambem sou de peixes e essa santaella é um pé no ****


Discussão
dbeon
16/04/07 às 17:46

DEZ... Realmente,,, Parabéns... Já está nos "Meus Favoritos"


Discussão
Viviane
21/05/07 às 10:46

Oi a todos.

Estou vendo Semiótica agora no curso, e confesso que ela nao é tão simples qto parece...

Vc podem me dar uma explicação mais ampla sobre a Semiótica e o seu objeto de estudo?

Obrigada
Viviane


Discussão
Isadora Cruz
25/05/07 às 16:45

Muito interessante seu blog, Fred.
Principalmente a parte de semiótica que me interessa em especial. Estou iniciando um blog sobre o assunto e, ainda engatinhando. Muitas coisas que você colocou eu gostaria de ter escrito, portanto estou colocando um link de seu blog no meu.
Parabéns pela iniciativa.


Discussão
Fabiano
14/06/07 às 11:18

Parabens fred,
Sou auluno no primeiro semestre de gestão em marketing e tive uma introdução ao assunto nas aulas de teoria da comunicação, mas até então estava com uma idéia de que a semiótica era apenas uma discussão teórica e filosófica, claro que há muito disto em qualquer assunto abordado, mas não estava enchergando o lado prático deste estudo e seu blog, a linguagem clara e objetiva...ampliaram meu campo de visão no assunto, aliás uma raridade na educação. De um modo geral, a avalanche de informação do mundo contemporâneo parece nos induzir a um certo receio em sermos objetivos e nos tornarmos medíocres... mas afinal o que seria do profundo sem os segredos da superfície?


Discussão
ELINE LEITE
27/08/07 às 18:16

GOSTEI DO SEU BLOG FRED..SOU ESTUDANTI DE DIREITO E ESTOU ESTUDANDO SOBRE A SEMIOTICA E GOSTEI MUITO DO ASSUNTO....ABRAÇOS


Discussão
Alex Leal
31/08/07 às 23:26

Já virei fã!!!
Mt bom esse blog ja ta add nos meus favoritos.


Um Abraço!


Discussão
romulo
05/09/07 às 16:59

me tira uma duvida, por favor....
em que ou onde trabalha um semioticista?

obrigado,
romulo


Discussão
DONOVAN SOARES MOUTINHO
03/10/07 às 13:29

Muito bom. Trata-se de um tema pouco abordado nos centros acadêmicos e pude obter um melhor entendimento a partir das informações que colhir aqui.
Deveriam existir outros iguais a você.

Muito obrigado.

DONOVAN SOARES MOUTINHO


Discussão
edwin_behnke
09/10/07 às 20:36

O estudo da semiotica é como estudar o aparelho respiratório, sempre soubemos usar os pulmões para respirar, mas não sabíamos "como" o usávamos... Da mesma forma é a semiotica, pois sempre usamos "símbolos" e agora virou estudo de faculdade...


Discussão
Alexandre
23/10/07 às 00:50

O entedimento dos signos, a interpretação do além texto, o que o escritor quis dizer, quando escreveu, porquE escreveu, sobre quais influências... será isto intertextualidade?Signos..... sinais.... representações.....uma perspectiva maravilhosa é a semiótica


Discussão
Marília Maira
23/10/07 às 17:36

Bem, semiótica é algo que podemos aplicar sim em vários contextos, lingugem verbal e principalmente não verbal. Por este último que entra em oposição com a a linguistica que apanes abstence do estudos de signos, linguagem verbal.
Este úlitmo ano desenvolvi um trabalho que relaciona a semiótica dentro da dança Tango. Ninguém imaginava que eu pudesse fazer tal projeto, mas fiz sim e foi aprovado.
Então pessoal, este site é bem bacana por mostrar-nos esta importancia da semiótica, que muitos relacionam-na como uma matéria pobre, mas que pode lavar-nos a grandes descobertas por análises.


Discussão
André Batista
01/11/07 às 23:40

Sou estudante de Direito da Faculdade 2 de Julho em Salvador na Bahia. Por acaso peguei um livro introdutório sobre semiótica da Lúcia Santaella e estou muito interessado em aprofundar o assunto. Acredito que possa ser muito útil para o meu curso.


Discussão
isabel
04/11/07 às 18:25

Achei interessante. Já li muito sobre filosofia e realmente nunca tinha ligado este nome "semiotica" a H.Eco nem Aristoteles, achava que ñ era esse o significado. É realmente, os gregos sabiam muito...


Discussão
Annelise
11/11/07 às 10:08

Olá.. Gostei muito do seu blog.. eu também estudo semiótica.. e é sim uma matéria muito perplexa.. muito dificil de se analizar e entender.. pois nao seria em um ano que aprenderiamos tudo sobre ela, pois nós temos o Perci.. (n me lembro como escreve ) que tem mais de 80 obras escritas e ainda nao publicadas, à partir da semiótica.


Discussão
Andressa
21/11/07 às 19:56

Olá, preciso fazer um trabalho sobre semiótica, e encontrar um problema nela... por exemplo... como os jovens estão se identificando com a semiótica. Pode me passar mais alguns problemas de metodologia?
Obrigada..


Discussão
Xeondf
04/12/07 às 12:40

Coloca dnovo o mp3 por favor agradeço.


Discussão
Frederick van Amstel
04/12/07 às 14:27

Coloquei de volta o MP3. Desculpem pelo problema.


Discussão
João Luis
05/01/08 às 14:23

FANTÁSTICO!!!


Discussão
YKC
09/01/08 às 10:03

putz, semiotica rules. \o/


Discussão
Indy
12/01/08 às 11:40

Caramba, assim fica eeeeasy ;)
Muito bom! Realmente bem explicado, parabéns, deu pra entender direitinho. ^^.


Discussão
Susi Passamani
25/01/08 às 15:43

Oi,
Meu nome é Susimara e estou fazendo mestrado na na Argentina ,na área de semiótica discursiva.Queria dizer que estou cada vez mais envolvida no assunto, mas observo que ao me deparar com as terminologias que cada autor trás sobre o assunto fico confusa.Gostaria de saber se tem um dicionário que não seja específico de um autor, mas que envolva todas as terminologias usadas por alguns dos principais autores da semiótica, como Pulcinelli, Peirce, Jakobson,Parret.Obrigada e me ajudem!!!


Discussão
IESHIMECHA
30/01/08 às 18:47

O DISCURSO EM MP3 AQUI APRESENTADO NÃO PROPORCIONA SEMIOSE SEQUER AOS MAIS DOUTOS NO ASSUNTO, QUE DIRÁ AOS NEÓFITOS, PRINCIPALMENTE NA PARTE DE LEXICALIZAÇÃO, SERIA IMPRESCINDÍVEL, A EXEMPLO DA SEMIÓTICA GREIMASIANA, UMA PRESENTAÇÃO COGNOSCÍVEL COERENTE!


Discussão
Marcia
10/02/08 às 11:50

Olá gostei muita da explicação, pois estou tentando relacioná-la com a música. Estou iniciando um trabalho de monografia e o tema é Musicoterapia em escolas. Li sobre as pesquisas de José Luiz Martinez e ele faz esse estudo... se pudesse me auxiliar pois preciso de um direcionamento para desenvolver essa monografia. Na realidade já trabalho com música com crianças e o resultado tem sido bastante positivo...agora preciso do embasamento teórico para desenvolver o projeto. O efeito da música é simplesmente fantástico...até mesmo com crianças altistas ou mesmo hiperativas. Fico grata se puder me auxiliar indicando algumas fontes bibliográficas ou mesmo alguns trabalhos já realizados neste sentido.
Obrigada.


Discussão
Marília Rodrigues
12/03/08 às 23:31

Olá! Achei o post em uma pesquisa no Google sobre semiótica. E adorei seu site!
Sou jornalista e faço pós em design de multímidia. Encontrei tópicos muito interessantes aqui, que inclusive auxiliaram na compreensão de alguns temas de discução em sala de aula.
O podcast também está muito bom! Parabéns!!
E olha a semiótica presente aqui, também, no Google nosso de cada dia, nos links que pesquisei...
Gostaria de continuar a discução e esclarecer outros tópicos!
Obrigada!


Discussão
Nadia Baltazar
19/03/08 às 02:41

Olá, sou estudante de artes e adorei o post sobre semiótica, foi bem esclarecedor!
Aproveitei para dar uma olhada em todo site e estou encantada!
Parabéns!
Abraços


Discussão
Nadia Baltazar
19/03/08 às 02:43

Jurava que o contrário de quente era "etneuq"!


Discussão
Silas
20/03/08 às 18:20

Adorei a sua aula introdutória sobre semiótica, ouvi várias vezes, fiz minhas anotações e vou usar na faculdade. Muito obrigado. Mas você a aplicou à interface, etc., enquanto eu vou aplicá-la à música e aos sons. Assim como você, também tive a primeira impressão de que semiótica era algo vazio, abstrato demais, e inútil, mas depois de ler um pouquinho vi que estava errado. Não me apaixonei pela semiótica, mas é interessante pra fazer a gente pensar, entender o que deveria ser óbvio. Interessante a questão mortal: linguística dentro da semiótica ou semiótica dentro da linguística? Ou os dois? Em que aspecto? ZZZzzzZZZzZZz


Discussão
Ana Carolina Araujo
23/03/08 às 19:35

Só faltou o livro da Profa. Clarisse Sieckenius de Souza, que criou uma teoria de Semiótica aplicada à IHC. ;) A referência é:

de SOUZA, C. S. The Semiotic Engineering of Human-Computer Interaction. Cambridge, Mass.: MIT Press. 2005.

Se ainda não leu, vai gostar muito!


Discussão
Pedro Henrique
04/06/08 às 18:25

Boa tarde

Sou estudande de Comunicação Social pela PUC Minas e estou cursando a matéria Semiótica nesse período.
Tenho que fazer um trabalho, o qual o professor deu a seguinte explicação quanto ao tema:
"Quero que vocês façam um trabalho sobre qualquer coisa..."

O problema é que um tema tão aberto acaba difucultando a feitura do trabalho e eu estou tendo problemas quanto a escolha do tema, do foco do trabalho.

Peço então a ajuda de todos que puderem me ajudar na escolha desse tema, dígamos, "Semióticamente" interessante.

Aguardo.


Discussão
Roberto Pereira
05/06/08 às 11:55

Meu comentário diria exatamente o que a Ana Carolina Araujo comentou... Faltou o Livro da Professora Clarisse Sieckenius de Souza, a maior autoridade em IHC do Brasil. A Professora Clarice foi a pesquisadora que trouxe a IHC para o Brasil, e é internacionalmente reconhecida como uma das maiores pesquisadoras da área.

de SOUZA, C. S. The Semiotic Engineering of Human-Computer Interaction. Cambridge, Mass.: MIT Press. 2005.


Discussão
Frederick van Amstel
05/06/08 às 19:52

Ana Carolina e Roberto, o livro da professora Clarisse é muito avançado para iniciantes, é restrito à IHC e não vende no Brasil. Por isso não citei neste post.

Mas o trabalho dela me inspirou muito e foi devidamente referenciado em vários outros:

http://www.usabilidoido.com.br/cognicao_e_personalidade_na_interacao.html

http://www.usabilidoido.com.br/interface_o_sagrado_toca_o_profano.html

http://www.usabilidoido.com.br/novo_recurso_posts_em_audio.html

http://www.usabilidoido.com.br/propiciacao_e_clicabilidade.html


Discussão
AnjoDigital
24/07/08 às 01:07

Hoje a semiótica já ocupou um pouco mais o seu espaço, apesar ainda de possuir uma pequena parcela do muito que ela representa. Eu considero um assunto bem interessante principalmente quando é abordado fenomenologia, primeiridade, secundidade e Teceiridade.


Discussão
Elisa Mei
24/07/08 às 12:56

Fred, parabéns pela iniciativa. Como seria melhor o mundo se as pessoas se preocupassem mais em dividir o conhecimento ao invés de criticar. Detalhe: teu sotaque deixou o MP3 mais gostoso de ouvir (risos).

So pra estabelecer um paradoxo, quantos erros de português nos comentários hein? Sou formada em direito, fui professora de inglês e agora estudo Design no Senac, e tendo gasto tanto dinheiro com educação o mínimo que posso fazer e tentar escrever corretamente. Mas... enfim essa e so minha opinião.

Obs: a falta de acentuação de algumas palavras e por conta do teclado do notebook que nao reconhece alguns caracteres.


Discussão
Raquel
08/08/08 às 13:24

Ola Fred bom dia

Sou estudante da PUC-SP e faço MBA em MKT... meu coordenador é Dr. em Semiótica e conversando com ele o assunto me chamou a atenção. Sou fissurada em Comunicação, mas estou em dúvida se faço ou não pós em Semiótica até pq não sou da área. Minha formação é Adm e adoro Mkt, porém Confesso que não sou tão entedida no assunto quanto você e gostaria de saber a sua opnião quanto a área de atuação que posso engressar após a conclusão da pós em Semiótica.

Abs,
Raquel


Discussão
Raquel
08/08/08 às 16:43

Fred
Pq vc tirou o que eu postei???


Discussão
Frederick van Amstel
08/08/08 às 23:02

Não tirei seu comentário não Raquel. Sobre sua pergunta, acho que Semiótica é bastante aplicável na Publicidade e no Marketing, porém, é preciso queimar muito tutano para fazer a transposição porque os conceitos são bem abstratos e a nomenclatura não ajuda. Semiótica é linda, mas é muito mal explicada.


Discussão
Raquel
27/08/08 às 02:41

Oi Fred, cada vez estou indo mais a fundo no seu site. Estou ouvindo seus podcasts enquanto trabalho e é muito bom. neste aqui específico, parei para prestar atenção no que você diz sobre os hieroglifos. eu li uma vez em um livro do próprio Umberto Eco algo a respeito. Parece que os hieróglifos não se comportam como ícones, mas cada um era quase que sílábico, mas sem reação com o som... precisava de uma "chave" para decodificar a mensagem. Não lembro direito, veja em "Em busca da lingua perfeita". vou ler de novo tbm quando sobrar um tempo e aí trocamos uma idéia.
abraços!


Discussão
vanessa
02/09/08 às 19:41

O que é semiótica?me mande um email..


Discussão
Paula Ramos
05/09/08 às 19:28

Estou estudando no 2º período do curso de Direito do Uninorte-Am, é muito bom desenvolver o estudo dos signos, e a sedução do discurso nos tribunais do júri.


Discussão
Rodrigo Souza, a.k.a. Sargento
08/09/08 às 14:55

Outro livro quintessencial para estudar semiótica é O Homem e Seus Símbolos, do Jung. É definitivo.


Discussão
Hêider Menezes de Sousa
12/09/08 às 22:37

Olha Fred, parabéns pelo post cara, realmente interessante.
A semiótica está tendo o seu boom agora, estudos aprofundados de Saussure entre outros tem tomado o meio acadêmico brasileiro, e alguns pobres mortais como eu que estuda por hobby e amor ao conhecimento.
Gosto de filosofia, e uma vez conversando com um amigo de grande conhecimento com os signos, ele chegou a dizer que a análise semiótica poderiam me ajudar com suas ferramentas investigavas na própria epistemologia e fenomenologia, como sou ignorante no assunto, ainda não sei como isso pode acontecer, pois só tive contato com a semiótica na linguística, mas acredito que sua contribuição foi positiva, parabéns.


Discussão
Paula A.
27/09/08 às 21:58

Ola, Pessoal...
Estou estudando PP e preciso com urgência de alguma coisa sobre semiótica na visão de Umberto Eco.
Agradeço mto se alguem puder me ajudar.
Um abraço,
Paula.


Discussão
Jackeline Yaguiu Eugenio
17/10/08 às 11:11

Sou apaixonada pela Semiótica,pois estudei Artes PLásticas -Licenciatura e conclui em 2007 e ainda me envolvo com pesquisas por conta própria até dias de hoje para que um sonho meu se realize em fazer um Mestrado em Semiótica.


Discussão
Ledy Picinini
20/10/08 às 10:07

Fico impressionado e a imaginar como estes estudantes de semiótica conseguem, dado a ocupação, escreverem tão mal. Com excessão de alguns, coisas simples como usar o plural se tornou, nestes comentários acima, tão distantes da significação.
A terceiridade da semiologia passou à obrigatoriedade para os leitores dos leitores destes textos. E afinal, não é Roberto e sim Umberto Eco.

Ledy Picinini


Discussão
Liana Garcia
22/11/08 às 15:46

Oi pessoal!!!
Cara já li mto sobre Pierce, e cada vez aprendo que não entendi nada, preciso de ajuda, socorrooooo, não consigo escrever.
o que li parece mto teórico não consigo usar para analisar, e preciso escrever um artigo analisando um anúncio, tô literalmente frita, aceito ajuda, dicas. lica@sed.sc.gov.br
Liana Garcia


Discussão
Fininho
25/11/08 às 22:10

Olá, sou estudante de publicidade, eu escreví um post sobre semiítica no meu blog:
http://minhavidaeminhaeasuaquesefoda.blogspot.com/
Mas aviso logo, vocês nunca viram semiótica do jeito que eu coloquei, pode até não ajudar em nada, mas que vocês vão rir um pouco vão, com certeza! Um abraço!


Discussão
Ricardo Cunha
30/12/08 às 09:17

Para os q kiserem se aprofundar, indico o livro Panorama da semiótica, de Winfred Noth, e obras relacionadas à linguagem humana. Juntas, se complementam! Forte abraço!


Discussão
Odair
16/04/09 às 01:40

Para aqueles que querem estudar semiótica deverão não só procurar a PUC/SP que, de fato, é uma excelente universidade. Não esqueçam que uma das unviersidades mais importantes neste seguimento é a famosa Universidad Nacional de Córdoba/Argentina, fundada em 1613, que apresenta um excelente corpo docente (mais de 50) todos doutores e pós-doutores, oferencendo ao aluno diferentes perspectivas da semiótica (Peirce, Yuri Lotman, Umberto Eco, Mukarovsky, dentre outros): no cinema, na literatura, nas artes, naéstética, filosofia, etc.
Para quem quiser dar os primeiros passos no Mestrado em Semiótica Discursiva, não deixem de visitar a UNaM/Argentina, cujo corpo docente é praticamente o mesmo da Universidad Nacional de Córdoba.
www.unc.edu.ar (CEA) - Doctorado en Semiótica ou www.unam.edu.ar (posgrado)


Discussão
DOUG|santander
28/05/09 às 13:58

Curti essa página, sou aluno de letras e também tenho essa matéria na grade escolar!
Alguns posts aqui me deram uma clareada na mente...
pena que a frequencia diminuiu aqui... o ultimo post foi em dezembro!
Tenho lido alguma coisa de Saussure, John Deely, Santaela e Peirce. Ajudou bastante...obrigado pelas indicações!


Discussão
BEATRIZ
06/06/09 às 17:19

Olá pessoal!!!! Muito interessante tudo que foi postado aqui!! Devo dizer que este estudo é muito complexo, e requer muito tempo de estudo, pois semiótica não abrange somente o estudo dos signos separadamente e sim é uma visão geral de tudo que esta ao nosso redor....é a significação de tudo, desde um gesto, uma música, cartão, até mesmo um olhar...tudo quer dizer algo e essa significação vem por meio, muitas vezes com recursos graficos para abstralizar mais o significado!!!!


Discussão
Cíntia Zanarotti
25/06/09 às 14:40

Nossa, você salvou minha vida! rsrs Me fez entender perfeitamente a matéria da minha prova, dessa matéria que eu deteeeesto! rs


Discussão
Cátia Simone
14/08/09 às 02:33

Muito bom o site! Tenho lido bastante sobre semiótica francesa e americana relacionada com a linguagem visual na web, porém não achei nada da russa. Se tiveres alguma indicação dá um toque!


Discussão
Carol
24/10/09 às 12:30

Muito bom mesmo.
Vale a pena.
Obrigado.


Discussão
Jarbas Pitaguary M.pIRES
05/01/10 às 10:44

Navengando, encontrei este site.
Gostei muito do artigo sobre mediação semeótica,
vou aprofundar a leitura,aAmpliar horizontes.


Discussão
Kryos
05/01/10 às 19:45

Realmente, muito legal a dedicação à semiótica, ciência ainda cercada de mitos. Abs :)


Discussão
Gaby Carvalho
18/01/10 às 22:41

Oi, Fred. Sou Gaby Carvalho, estudante de Letras da UPE- Universidade de Pernambuco. E estou fazendo pesquisas voltadas para a Semiótica e sua aplicação nas diversas áreas e campos. É uma junção, um resumo, da abrangência da Semiótica e gostei muito do que vi aqui, no seu 'blog'. Se você puder me mandar artigos, pesquisas e fichas que você possua sobre o tema ficaria muito grata. Parabéns por sua publicação. Grata,
Gaby Carvalho.


Discussão
jansen Alves
28/02/10 às 00:23

gostaria como se pode usar a simeótica no Direito e se existem obras a respeito.


Discussão
Raziel Sinner
01/03/10 às 15:33

Olá! Muito bons os artigos do seu site! Estou achando realmente fascinante! Atualmente, estou no 1º semestre de Design Gráfico, na UNIP. Realmente, esse mundo da semiótica e da comunicação em geral nos abre a mente para as infinitas possibilidades que podemos alcançar pelo meio da comunicação...

Uma recomendação de leitura pra quem está começando agora a estudar a comunicação e a semiótica: "O que é comunicação?" (Bondernave, 2000 - Editora Brasiliense); é um ótimo livro, que aborda desde o conceito de signo até as maneiras de apropriação da comunicação para fins como controle de massas e alienação. Pra mim é uma leitura indispensável pra qualquer pessoa!


Discussão
edna dos santos
20/03/10 às 22:35

Amei!
Sou formada em Letras e Mestranda em Linguistica Aplicada, minha área é linguagem e tecnologia, conheço bastante o Jakob Nielsen...

Parabéns
Edna


Discussão
Elvis Ferreira
16/04/10 às 10:58

Estou começando a estudar semiótica e achei bastante lúcida e simples a sua postagem.Muito bom o arquivo em audio que você postou e os livros indicados.Acredito que vai ajudar muita gente como eu.Mandou muito bem!


Discussão
Izabel Durynek
21/05/10 às 02:10

Cara vc nos salvou. Eu Izabel, Annelise, e Rafael estudantes de jornalismo do 1º periodo de jornalismo em Uberaba-MG estavamos desesperados.
Voce clareou a nossa mente. Muito Obrigada.


Discussão
Anderson
01/06/10 às 14:53

Minha monografia de comunicação social será Analíse Semiótica e Semiológica do discurso jornalístico do portal de notícias G1.
Preciso de uma ajuda, como devo proceder, o professor me indicou entre os livros o Elementos de Semiologia de Roland Barthes, mas não consigo aplicar o livro ao tema.
se puder me ajudar me mande um e-mail.

Abs


Discussão
Daniela Beraldo
04/06/10 às 12:53

Olá! Gostaria que você me explicasse melhor sobre como a semiótica pode ser utilizada na educação, digo, no ensino junto aos alunos do ensino fundamental. Certa vez ouvi que a história em quadrinhos está ligada à semiótica. Isso procede?
Confesso que tenho ouvido muito esta palavra, porém ainda não assimilei nem tão pouco acomodei as informações às quais tive acesso. Isso me incomoda, pois é muito ruim não conseguir entender algo.
Grata
Daniela


Discussão
carlla oliveyra
29/08/10 às 22:29

olá!
Venho por meio desde, agradecê-lo por dispor-se a multiplicar seus conhecimentos, ainda mais, em um assunto tão pouco disseminado.
sou estudante de Direito, e somente com o seu post, pude entender, e basear-me no entendimento sobre o tal assunto.
agradeço.

parabéns.


Discussão
Vanilton Coelho
20/10/10 às 19:20

Só uma sugestão...

Não era melhor vc ordenar os comentários começando pelos mais atuais até os mais antigos, me perdi todo agora lendo os comentários... no mais, o site é um barato.


Discussão
Jonathas de Morais
21/10/10 às 01:29

No curso de Design de Interface Digital, do Instituto de Ensino Superior Fucapi, na qual sou acadêmico, temos a Semiótica na matriz curricular, e aparentemente é algo de importância duvidosa, mas mostra-se logo o contrário, o que é interessante é a compreensão do que é e como se aplica a semiótica. Gostei do Post


Discussão
Hugo Laurentino da Siva
15/02/11 às 15:21

Eu estou começando a estudar semiotica, na minha aula de teoria da comunicação, curso design digital.

e gostaria muito de aprender com vocês,
a analise do signo, significado, estou tbm estudando a semiotica de embalagen...

obrigado pela atenção


Discussão
narciso senna
24/03/11 às 20:11

Ola amigo, muito bom material so tenho a agradecer, estava com uma certa dificuldade para entendimento do assunto alias eu estou tendo contato com a Semiotica pela primeira vez e estou com trabalho da faculdade para fazer sobre o assunto.
Gostaria de lhe pedir autorização para o material q estar em formato mp3, so que irei transformar o conteudo em imagens ou seja procurarei retratar atraves de uma serie de imagens, o logco que irei indicar a fonte da pesquiza. grato!


Discussão
narciso senna
24/03/11 às 20:40

Ola amigo, muito bom material so tenho a agradecer, estava com uma certa dificuldade para entendimento do assunto alias eu estou tendo contato com a Semiotica pela primeira vez e estou com trabalho da faculdade para fazer sobre o assunto.
Gostaria de lhe pedir autorização para o material q estar em formato mp3, so que irei transformar o conteudo em imagens ou seja procurarei retratar atraves de uma serie de imagens, o logco que irei indicar a fonte da pesquiza. grato!


Discussão
Ana Karoline
11/05/11 às 22:18

Olá,
Estava pesquisando algo que me esclarecesse um pouco mais sobre Semiótica,faço Publicidade e propaganda e sempre preciso usar Semiótica para fazer campanhas e outros trabalhos,gostei da explicação lógica e um pouco menos repetitiva.

Parabéns !

abraço


Discussão
Marina Motta
16/06/11 às 00:41

Meu nome é Marina, sou estudante do curso de metodologia do ensino da arte, e justamente estudando para a prova de semiótica que é minha última matéria da minha pós.Gostei muito da opinião de todos , não parem de postar aqui, pois sempre os ensimantos será de grande valia para todos. Sou do Paraná
Beijo


Discussão
thiago sales
25/08/11 às 13:21

olá
estou fazendo meu projeto de conclusao do curso [design gráfico] cujo tema eh

"design cognitivo: o conhecer de design a partir da análise das teorias de vygotsky"

estou numa dificuldade para encontrar algum assunto correspondente.. embora esteja fluindo muito bem a construção, mas gostaria de saber se existe algo mais especifico, direcionado, que explane de fato a relação da aprendizagem de vygostky com apreensão e "tradução" dos conteudos imageticos através dos processos cognitivos [em design].

valeu.

ps.: kem puder enviar alguma referencia meu mail vai ser postado duas vezes.

thi.is.sales@gmail.com


Discussão
Lays Pimentel Costa
23/10/11 às 14:55

Gostei muito do texto, por mais que tenha sido direcionado para uma area especifica, eu que estudo Comunicação Social / Jornalismo, entendi e muitas dúvidas que persistiam foram sanadas.


Discussão
Thiago Rigo
26/10/11 às 18:07

Semiotica é algo que não é totalmente ótica


Discussão
Eliane
01/11/11 às 20:20

Olá meu nome eh Eliane, faço pós em psicopedagogia, o primeiro contato que tive com semiótica foi recente na pós, nossa! como eh importante essa matéria na educação, gostei muito dessas informações, parabéns a todos que comentaram aki..


Discussão
Mª Sônia
28/11/11 às 22:26

Deu pra compreender um pouco, escutei bastante, estou tentando internalizar os exemplos; porém, gostaria de apreender mais, estou realizando um trabalho monográfico com relação ao tema "semiótica", analisando algumas fábulas, vc tem algo que possa acrescentar para eu estudar??? Favor enviar p/ o e-mail abaixo. AGRADEÇO A COMPREENSÃO.


Discussão
Anderson
21/12/11 às 18:46

Gostaria de que , se puder, me envia se algo que relaciona se a semiótica e a matemática, pois estou a preparar um artigo a respeito da matematica e as linguagens!!!
Atenciosamente, Anderson Costa!!!


Discussão
Anderson
21/12/11 às 19:09

Gostaria de que , se puder, me envia se algo que relaciona se a semiótica e a matemática, pois estou a preparar um artigo a respeito da matematica e as linguagens!!!
Atenciosamente, Anderson Costa!!!


Discussão
Guilherme Przendsiuk de Oliveira
06/01/12 às 10:23

Antigo esse post, mas ainda tem muito significado (Rá!!!).
Em 2012 fiz meu Trabalho de Conclusão de Curso em Design Gráfico sobre um sistema de menu virtual para restaurantes. Utilizei a semiótica, mas fui contrariado pelo meu orientador e professores da banca por abordar esse assunto.
Segundo eles, não era tão necessário utilizar a semiótica... pácaba né!
Enfim, gosto muito da sua visão sobre usabilidade e design de interface e até gostaria de interagir mais sobre esses assuntos.
Quando eu for aí pra Curitiba, com certeza irei em busca de você e do pessoal da Faber Ludens, é sempre bom trocar ideias com gente como vocês!
Obrigado


Discussão
Ingryd
28/01/12 às 16:56

Você que gravou esse audio sobre semiótica, disse que fez o curso de gestão da informação da informação, achou que não servia pra nada. Então imagina eu, que estou no Pré (ensino medio) vendo esse assunto super maluco. A coisa mais normal que vi até agora nesse assunto foi a frase que a escritora colocou acima da imagem, lá em cima.


Discussão
Gilberto Pereira
01/03/12 às 18:23

Olá,estou iniciando curso basico em fotografia digital e gostaria de saber de forma bem simples o que e semiotica, e com eu poderia usala na fotografia.
Se alguém puder me ajudar fico grato.

Abraços
Gilberto Pereira


Discussão
Joyce Boano
14/03/12 às 09:03

Muito bom!


Discussão
Pedro vitor
10/07/12 às 18:14

Muito bom,bem explicado obrigado.


Discussão
Lara
23/07/12 às 12:04

Olá, sou estudante de língua portuguesa e minha monografia é embasada na semiótica. Parabéns pela iniciativa do blog, atualize-o sempre, pois, este assunto é complexo e precisa sempre ser expalnado. Quanto as leituras, exitem excelentes livros como os do Wintfried Noth e do Denis Bertrand assim como existem os manuscritos de Peirce, sendo que estes manuscritos estão em inglês mas são válidas estas leituras.
Li os comentários sobre o design e o layout, acredito que ambos fazem parte da análise semiótica interpretativa de cada pessoa, a exemplo, eu gostei da iniciativa. Continue sempre escrevendo.
Até breve


Discussão
Carlos Firmino
11/04/15 às 05:59

Bela postagem, hehe
Ha alguns dias um amigo meu comentou comigo sobre semiotica e desde então busco incessantemente informações a respeito. Quero muito saber mais sobre isso. ;)


Discussão
Stella
20/02/16 às 17:12

Cheguei aqui pelo Google numa pesquisa sobre Umberto Eco,devido a sua morte.O text foi muito esclarecedor.Acho q finalmente perdi o medo de Semiótica.Obrigada.






Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato