Encontrar erros num website modesto como o da Bivik é fácil. Agora lanço um desafio maior: encontrar 7 erros no novo website da Lojas Renner, uma loja de vestuário com filiais em todo o Brasil. Como consumidor, a Renner me parece menos chique que a C&A, mas também é referência em moda a preços acessíveis. Eis os screenshots sugestivos:
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
são tantos detalhes que poderiam ser melhorados que me dá preguiça de escrever. mas o que eles esqueceram um pouco foi do usuário. poderia ter arquitetado melhor as informações, ter agrupado melhor as seções (principalmente na questão dos produtos masculinos e femininos). Pq numa hora vc tem masculino e feminino com certos produtos e noutra hora, e em outro lugar, vc outros produtos diferentes que não estão na chave inicial de masculino e feminino. graficamente está mto bonito mas falta uma objetividade maior na interface, nos ícones e nos acessos. tá bom, ótimo, impressiona graficamente...mas usualmente achei falho, fiquei perdido e achei que as informações estão muito dispersas. caceta, falei demais!
1 - Onde eu confirmo meu nome caso queira me identificar? Aquele detalhe no canto da caixa ficou muito escondido.
2 - O ícone para reduzir a imagem com o "+" no centro dá a impressão de que se pode ampliar ainda mais.
3 - Não apresentam o valor total do produto parcelado... vou ter que fazer as contas. =(
4 - O menu da seção escolhida deveria de destacar mais do que o menu a direita ou pelo menos que se destacasse um pouco mais, pois usuários menos experiêntes podem nem vê-lo.
5 - Achei que o posicionamento dos rótulos e do botão avançar e voltar ficaram confusos, chato... incomodam.
6 - Os ícones abaixo do menu não possuem rótulo, usuários comuns podem ter problemas para conseguir ver o extrato por exemplo, sendo que o mesmo só esta disponível ali.
7 - O menu do topo, quando a página muda de cor, o menu fica praticamente ilegível, mesmo passando o mouse sobre os botões as cores não melhoram, sendo a única solução esperar voltar a cor inicial. =/
1 - qualquer que seja a page que se torne um obstáculo para eu chegar até a informação, tal como esta de entrada onde pede o meu nome, deve ser evitada. Acredito que o sistema deva personalizar a loja de acordo com algumas preferências minha, mas esta personalização poderia ser atingida quando eu quisesse e não o sistema.
2 - não acho o flash a tecnologia ideal para desenvolver um site deste. Nao creio que o público alvo da Renner disponha de muita banda para navegar entre os movies. Sei que esta realidade está mudando e há muitos que navegam em suas empresas, onde as conexões quase sempre são ADSL, mas poderia ser mais enfatizado a experiência e menos as animações, embora eu vibre a cada frame!
3 - o menu usa cores sem muito contraste e fontes pequenas, dificultando a leitura.
4 - o menu administrativo (acima) é impossível de ler mesmo sobre um fundo contrastante, o que posso dizer então quando o background muda-se para o branco.
5 - algumas opções ainda administrativas, abaixo do menu, não estã rolutadas, o que me obriga a passar o mouse para interpretá-las corretamente.
6 - Na exibição de produtos (acessórios), as opções de outros modelos, fica abaixo da área visivel do meu browser (estou a 1024 x 768). Nao acho que um item tão importante quanto a exibição de outros modelos possa ficar fora da minha visão. A disposição dos elementos poderia ficar melhor neste layout.
7 - não acho a navegação nos produtos muito intuitiva, e me refiro aos botões: voltar e avançar. Avançar pra onde?? Voltar pra onde? Estou acostumado a clicar em voltar e voltar para a page anterior. Ali no sistema o botão me exibe um outro produto, tanto o avançar como o voltar. Isto poderia ser melhor e mais fácil. Um só botão com o rótulo de "Veja outros modelos", talvez.
Pô... criticar a Rage é bem difícil. Admiro muito o trabalho desta agência. Mas estas críticas são totalmente administráveis e creio que deixariam este maravilhoso website ainda melhor.
Me desafio: Achar 7 erros apenas na home.
1 - Onde pergunta seu nome nao existe um botao de confirmar claro.
2 - A apresentacao de promocoes em flash na home parece de um canal de TV. Ninguem vai esperar pra ver tudo.
3 - O site muda de identidade visual de tempos em tempos. Pode confundir o consumidor.
4 - Afinal, pra que eu identifiquei meu Nome? Como coloquei em meu nome : "Bostinha", vi que la em baixo no menu apare um : "Bostinha Style" (e se eu apertar nao vai pra canto algum)
5 - No fim do Menu tb existe uns pequenos icones sem identificacao. Como sou preguicoso, nao passei o mouse em cima pra ver o que significam.
6 - Agora que vi... No topo existe um menu horizontal, com letras tao pequenas e claras q certamente eu nao as teria lido em minhas visitas de 10segundos.
7 - Não me apresentam nenhuma sugestão de compra na home? Sou um ser emotivo e as vezes impulsivo.
Ahhh... E tambem , fujo de cartões C&A, Renner e afins..
Me remete chatisse.
Conclusão:
Não precisa ser um especilista em internet como eu , para notar que a enfase na tecnologia nesse site, atrapalhou bastante a questão da usabilidade.
abcs!
Diogo, concordo com os erros que você encontrou, só não concordo com a forma como você os apresentou.
Uma pitada de humor pode tornar um relatório de análise de usabilidade um pouco mais ameno, mas sarcasmo deliberado como o que você escolheu arruinaria de uma vez por todas sua relação com o cliente.
Vamos tentar manter a seriedade para que as críticas possam ser assimiladas por quem realmente pode fazer algo pelo site, ou você acha que eles não lerão este post?
"RAGE" ainda quer dizer "RAIVA" ?
Vai ver e isso Fred...
Muito bom os comentários...
Poxa vida, pra começar não tem um botão pra pular a introdução, e como está dando erros na página, não consegui visualizar o site até agora !
Fred, é a primeira vez q comento aqui, mas tenho dado uma boa navegada pelo site, e adorei seus posts sobre design e usabilidade, já que até então eu desconhecia que a relação dos dois termos fosse tão bem estudado e com tamanha propriedade. Congratulo-o ! =P
Pena que só descobri a existência do blogsite após o lançamento do portal que desenvolvi em parceria com o programador aqui da empresa. Depois de uma análise superficial já dá pra descobrir uma porção de melhorias q poderiam ser feitas. Se quiser detonar o site fique a vontade, rs.
Pretendo comentar aqui com mais frequência.
Abraços
ordem alfabética do menu..
Só discordo em gênero, número e grau em uma coisa:
A Renner é muito mais chique e de mais bom gosto do que a C&A
1 - quando eu entro no site... não há nada que me diga que eu devo digitar meu nome naquela caixa roxa.. que mais parece um retangulo sem sentido... faltou intuitivade
2 - depois de digitar meu nome... o que eu faço? tenho que clicar na droga do triangulo invisivel no canto da droga da caixa roxa
3 - aqueles icones brancos mais abaixo no menu... o que significa aquela p$¨¨&? tive que adivinha que aquilo não era só uma decoração
4 - tudo bem que fontes pequenas dão um visual melhor... mas po! o menu superior tá realmente minusculo... eu uso resolução de 1280 x 960 ...
5 - o mesmo menu some constantemente devido às cores.... o cinza tá muito claro.. deve ser um #eeeeee pra mais claro eu acho....
6 - muitos recursos mirabolantes em animação... sou designer e também tenho minhas rixas com os caras da usabilidade, mas o site está realmente um show de animações e frufruzinhos...
7 - Porque quando clico na seção calçados ou qualquer outra, por que cargas d'agua aparecem dois frames isolados mostrando dois sapatos ou camisas diferentes?
8 - Aqueles botões de voltar e avançar ao lado dos produto vão para onde? pode até ser que um alguns segundo de reflexão você descubra pra que servem facilmente... mas existem pelo menos tres grupos desses botoes em uma mesma seção, fora o do navegador que devia ser desabilitado quando se trata de uma aplicação totalmente em flash
9 - quando você clica em uma das opções do menu superior todas as demais somem... você tem que dar um voltar e escolher outra
Cara parabéns pelo seu trabalho... porém seja menos radical e extremista em seus conceitos... até a religião e a fé tem seus problemas mas quase sempre uma complementa a outra... não existe uma verdade absoluta meu amigo
um problema de usabilidade em seu site... de quando é a data de publicação desse post? se está aqui eu custei a achar e desisti... seria interessante posiciona-lo abaixo do titulo ;-) é uma informação importante para quem visualiza seus posts... nós (usuário de seu blog) queremos saber se o post não é muito antigo...
abraços e sucesso!
outro detalhe.... seria bem interessante fazer isso também na página inicial! Colcar a data do post junto ao título!
no demais parabéns novamente! Você é um grande profissional!
1)A parte pra colocar o nome é meio complicado porque não tem um botão ok, pessoas podem sair do site a partir daquele momento ali por não saber o que fazer.
2) A fonte utilizada em "não quero me identificar não tá muito legal, ela é muito colada e "me identificar" parece "meidentificar" uma palavra só.
3)O Menu na parte superior do site em fonte branca fica imperceptível quando se passa fundo azul claro ou azul na rotação das promoções
4)Tem horas que parece qeu vc saiu do site
5)Aonde vc amplia a imagem seria melhor vc clicar na lupa e não no botão de play.
6)Ah, outra coisa, meu nome é Sérgio, o Sérgio Style, além de eu ter visto só pq vi uma pessoa citando acima, eu achei meio gay.
7)A avaliação do site é pretensiosoa, lá embaixo fica o desenho de um caixa eletronnico com o nome renner, só tem Muito Satisfeito, Satisfeito e Insatisfeito, ninguém pode ficar Muito Insatisfeito????
Até agora não vi ninguém comentar sobre aquela voz do além fazendo a propaganda do cartão Renner... Levei um susto tão grande que perdi o mouse quando começou a falar. E quando começa, não tem como parar. Tem que ficar ouvindo até o fim...
O pior é que, depois, não consegui achar de novo onde ela começa a falar.
O site está muito bonito, meio confuso porque troca a cara toda de tempos em tempos, mas de novo, acho que o uso indiscriminado de flash é uma praga que está se alastrando. Será que ninguém se lembra que somente uma ínfima parcela dos internautas brasileiros têm banda larga?
Fred, só uma sugestão: lá em cima, onde aparecem os links para a Bivik e Lojas Renner, que tal fazer abrir em uma janela separada?
Quem entra nos 7 erros e quer ver o site da lojas Renner acaba perdendo o seu... Tem que voltar tudo de novo.
Bom, pra começar, realmente a opção de digitar o nome para poder entrar no site não me pareceu muito útil. Voce digita o nome e ele parece passar a ser parte do menu, "Tonto Style", clico nele e aparecem as opções de estilos em que naveguei, juntamente com o botão, "eu não sou Tonto". Qual o propósito? Acho que deveria ficar situado pelo menos fora desse menu esquerdo.
Outra coisa que me pareceu estranha, foi oferecer cartão logo quando entro no site. Se eu nem conheço a loja direito, pra que vou querer ter o cartão logo de cara? Mas isso são outros 500..
O visual realmente é muito bonito, e até que leve pela quantidade de imagens, informações e o video no cantinho do site, que começa a tocar sem voce saber do que se trata....
Uma coisa que achei um tanto quanto chata, foram as opções dos "estilos de roupa". Poxa, eu quero ver uma calça para mim, qual opção devo acessar? Request? Blue Steel? Rip Coast? O problema nem é estar em inglês, o que ja dificulta bastante para quem não entende, e sim a praticidade. Acho que deveria estar em um menu a parte esses "estilos".
Para não ser muito cri-cri (hehe), vou apenas citar mais a parte de navegação das roupas. Acho que ficar clicando "avançar" para ver se da sorte de encontrar uma roupa que agrade não é legal. Acho que deveriam pensar em como é a loja na realidade e procurar trazer isso para o mundo virtual.
Bom, é isso :D
Gostaria de saber o porque nunca consigo acessar o site da loja Renner para pedir cartão?
Querer comparar a CeA e a Renner,é piada a Renner é 1000 x mais loja.
ADOREI O SITE!! (:
Olá, sou produtora de eventos e dançarina. Já comprei sapatos na Renner e simlesmente: O SALTO CAIU NO MEIO DA DANÇA!!!!! ABSURDO!!!! Levei na loja e eles não trocara!!! Mas como minha familia toda compra renner fui neste domingo com minha familia dar um olhada uns sapatos, gostei muito de um sa blue steel" pedi um da cor branca, eles falaram que esse formecdor não enviou para eles. gOSTEI MUITO DOS BORDADOS DOS SAPATOS E GOSTARIA DE CONTACTAR COM A "BLUE STEEL" ... VOU TENTARPOIS PRECISO PARA UM SHOW MEU!!! SE PUDEREM ME AJUDAR, AGRADEÇO
ABRAÇO
SELLENA
HÁ MAIS DE 15 DIAS TENTO IMPRIMIR BOLETO BANCÁRIO PARA PAGAMENTO, INFELIZMENTE ESTOU EM MORA, POIS A LOJA MAIS PRÓXIMA DA MINHA CIDADE ESTÁ A 100 KM, MOTIVO PALO QUAL DESEJO PAGAR ATRAVÉS DE BOLETO BANCÁRIO, EM VÃO NÃO CONSIGO SEQUER ENTRAR EM PAGAMENTO ON LINE OU QUALQUER OUTRO INERENTE
nao consigo imprimir o boleto para pagamento bancario gostaria de saber o q fazer para regularizar a questao com urgencia!
Gostaria de saber porque não consigo entrar no site da RENNER, tenho que tirar uma boleta para fazer o pagamento, e não consigo de jeito nenhum. A loja mais próxima da minha cidade fica a mais de 300 KM.
ESTOU TENTANDO HÁ VÁRIOS DIAS A SOLICITAÇÃO DO BOLETO BANCÁRIO PARA EFETUAR O PAGAMENTO, POIS MORO MUITO DISTANTE DA CIDADE MAIS PRÓXIMA ONDE SE SITUA UMA DAS LOJAS RENNER,E CONFESSO QUE, SE EU SOUBESSE QUE ERA DESSE JEITO, NÃO TERIA COMPRADO LÁ! POR FAVOR, PRECISO DE UMA RESPOSTA URGENTE ANTES QUE A DEVIDA PARCELA VENÇA!!
OI Amigos!!!
Para visualização do boleto é imprescendível que vocês desativem o anti pop-up. Se usam windows XP devem ir na barra de ferramentas na opção "Ferramentas" e escolher tal opção. Caso não surta efeito, após identificação do nome, cpf e nº do cartão, e antes de clicar em "ENTRAR" devem ficar pressionando a tecla "CONTROL - (Ctrl)". O ideal é que deixem algum peso sobre a tecla, para ficarem com as mãos livres.
Para qualquer esclarecimento entrem em contato no telefone 4004 29 00.
O visual sempre predomina e acho que vai predominar por um bom tempo ainda...
Exemplo do site da banda Dead Fish. Antes, era um site simples, objetivo. Você entrava e via a agenda de shows, novidades, etc.
Agora, fizeram uma parafernalha em FLASH que irrita! Você não tem paciência...a cada clique é uma masturbação danada pra aparecer a tela...
Tomara que o pessoal do Sepultura não tenha a mesma idéia de que o SÓ "visual" é importante...O site deles é atraente e obejetivo.
Só uma informação!
Vc disse...
3 - Não apresentam o valor total do produto parcelado... vou ter que fazer as contas. =(
Eu digo...
Não existe o cálculo de quanto vai ser a compra parcelada em 5x pq as compras em até 5x são sem juros.
Por isso não há este cálculo!
estou tentando acessar o site da renner, a página tá fora?
Será que leram e tiraram a página do ar...hahaha
tomara, pois é uma droga!
Tb concordo, que poderíamos comprar pelo site... Uma vez tinha essa opção... mas tá muito fraco agora!
Precisam colocar o numero de contato "0800" mais fácil de ser visto .... eu não achei!
Muita pirotecnia desnecessária, prefiro sites simples que funcionem, não vou deixar de comprar algo só porque o website da empresa não gira e pisca.
COLOCAR PESO NA TECLA CTRL!
HAHAHAHAHAHAHAH
Comédia total, esse pessoal tem um tipo de humor muito bom...
Já faz quase 6 meses que tento tirar o extrato e não consigo.
E daí quando tentei reclamar, o contato também não funciona.
Cara, moro no Mato Grosso e toda vez que acesso o site para imprimir o Boleto Bancario nao acessa, como é que pode você querer pagar e nada. Hoje a gente tem que se humiliar até para pagar conta. Desisto.
Grande Fred!
Vim parar aqui de surpresa, porque estava procurando o site da Renner para arrumar contatos do departamento de marketing e no terceiro link do Google apareceu esse seu polêmico título dos 7 erros.
Como "curiosa cadastrada", não pude deixar de pintar aqui.
Achei interessante o desafio. É uma coisa que me pergunto sempre: como pode encontrarmos erros crassos em sites de empresas que deveriam ser acima de quaisquer suspeitas?
No entanto, nem entrei muito em detalhes na navegação quando vi logo na entrada, no menu que a galera aí acha ser desnecessário e aponta como um dos erros, a frase "QUAL SEU NOME?"
Bem, você sabe que eu sou redatora. E o que foi isso que eu li lá, que eu "leela"? Licença poética? Ou será que a pessoa que escreveu isso está traduzindo do inglês a contração "What's your name?"?
João Ubaldo Ribeiro tinha toda a razão. Norte-americanizar a língua não dá!
O desafio de se encontrar 7 erros é brincadeira...... Podemos encontrar 21 erros.... Se desejam criar um site, acessem o da Renner e vejam o que não fazer....
Ola !!! FIZ UMA COMPRA DE 120 REAIS E PARCELEI EM 8 VEZES E VAO ME COBRAR 159 REAIS E MOÇA ME FALOU SE EU PAGAR ADIANTADA VOU TER UM DESCONTO E PAGUEI E RECEBI O DESCONTO DE 0,26 CENTAVOS ,VAO ME COBRAR 30 REAIS A MAIS E AINDA DISSE VAI ABATENDO NO DESCONTO .QUE DESCONTO HEM........
Fred;
Eles ainda não tinham uma política para estas análises web, o site é antigo e não teve está preocupação, tem também a coisa de ter sido lançado na época da moda FLASH.
Sou analista WEB e estou nas Lojas Renner a duas semanas e uma das minhas funções é exatamente cuidar destes detalhes.
Convido vocês a me ajudarem. Tenho certeza que a comunidade tem muito a ajudar.
Deixa comigo que vou resolver estas questões por aqui. ;)
Abraços
Legal Jane! Boa sorte no seu trabalho! Depois avisa por aqui quando tiver novidades.
como que eu faço pra imprimir a porra do estrato???
to perdendo a paciencia com essa loja já!!
eu estou querendo pagar minha fatura que vence agora dia 25/11, e estou encontrando muita dificuldade em imprimir o boleto, gostaria que vcs me mandassem com urgencia via e-mail.
obrigada
Há quatro dias estou tentando entrar no site da renner para imprimir meu boleto que vence dia 01/11/2007 consequentemente dia 03/11/2007 por causa do sábado., mas até o presente momento não consegui imprimir o bendito boleto... quero saber quem vai pagar a multa contratual e os juros de mora? Eu não. Se soubesse que teria esse trabalho todo nunca entraria nesta loja para comprar... Nunca presenciei tanta dificuldade para pagar!!! Estou decepcionada com tal falta de consideração por pessoas que querem cumprir seus compromissos na data certa... Preciso de uma resposta, se for possível ao menos envie-me a boleta via email. obrigada
Voce não consegue N U N C A pagar os carnês via internet a pagina N U N C A abre ! Ai que Saaaaac....
Imprimir boleto nem pensar...
Na verdade é de propósito assim você acaba indo a loja para pagar as contas e ai Tcham vc gasta de novo! Isso é desonesto com o cliente...vc gasta, desgasta e não paga a conta AFf!
Estou tentando entrar no site da renner, desde de manhã para imprimir meu boleto que vence, hoje, dia 11/03/2008, mas até o presente momento não consegui imprimir o "raio" do boleto. Já que a loja antes de me oferecer o cartão, me disponibilizou como uma das vantagens " o pagamento on line", tenho o direito de usar, sem precisar ir até a loja. Só para acessa o site está impossível, imagina imprimir boleto, sendo assim, quero saber quem vai pagar a multa contratual e os juros de mora? Eu não vou..Eu quero honrar com meu pagamento no dia, me parece que a Renner é que não quer receber. Estou na segunda prestação, restam três ainda, será que terei que passar por tudo isso em todas elas??? Trabalho e não tenho o dia todo para ficar tentanto o acesso. Tanta dificuldade para PAGAR!!! Estou decepcionado com tal falta de consideração. Preciso de uma resposta, ou melhor, se possível, envie-me a boleta via email mais rápido possível. Obrigado
Adoro as Lojas Renner, os produtos e serviços oferecidos estão além do são apresentados na c&a e riachuelo... esses erros no site sao apenas detalhes
Adoro as Lojas Renner, os produtos e serviços oferecidos estão além do são apresentados na c&a e riachuelo... esses erros no site sao apenas detalhes
quero imprimir o boleto para pagamento, pois na minha cidade RIO BRANCO - ACRE, não tem lojas renner. gostaria do site certo para que eu possa entrar digitar o n. do cartão e imprimir.
é tão simples disponibilizar o boleto para pagamento na internet mas esses idiotas nunca o fazem .
gostaria de saber se a minha proposta que eu preenchie foi aprovada,aquardo resposta.ass:regilene
10 erros na home do Usabilidoido:
1. Todo conteúdo da home está centralizado, ótimo para leitura.
2. os ícones da seção últimos são tão pequenos que não dá pra saber do que se trata, e a própria seção últimos não deixa claro se os posts são do site ou de outros sites
3. o menu do header é vertical ou horizontal? não deu pra sacar o porque dele ser vertical dentro de um espaço horizontal
4. o box de discuta não deixa claro se são comentários ou post e o número de comentários também não está claro se são de comentários ou id do post ou da categoria
5. se não há eventos, então não há pq ter um box com o texto "No upcoming events", um formulário para cadastrar seu evento ali seria uma boa não?
6. Qual é a utilidade da árvore? Alguém realmente navega por ali como se estivesse pegando frutos a esmo numa árvore?
7. tweet é um novo twitter? e se eu quiser assinar seu twitter? terei que adivinhar a url?
8. "Mais links no meu bookmark público" Faltou deixar a frase mais atrativa não? Sendo que o real significado dela é "mais links no meu del.icio.us"
9. teu box de produtos é um slideshow de produtos de onde, seus? Do submarino? Da amazon? O que te a ver um robô com usabilidade? E o que siginfica o texto "See my hive at stylehive.com"?
10. Colocar uma página intermediária para o cara que quer assinar seu rSS é genial? Cliquei ali para assinar o RSS e sou obrigado a ler uma aula de RSS, newsletter e uma pá de coisa que já sei...
Obrigado pelas observações Horatio! Algumas eu concordo, outras não, porém, acho que este posta não é o local mais adequado para a discussão desse assunto. Em breve pretendo fazer um redesign completo.
gostariade vender roupas da renner. Adoro essa marca, como eu posso fazer para vender.
Fiz umas compras pela loja virtual da Renner dia 08/03 e até hj nao recebi. Em contato com a central de atendimento online, onde fui atendida sempre por Aline, depois de me passar um código de rastreamento dos correios que nao condizia com o meu pedido, visto que tinha chegado em outra cidade, fui informada que meu pedido nem tinha sido enviado, por um problema de uma mercadoria que tinham que pedir em outra loja. Até agora essa loja virtual é uma fraude. Dei um prazo de 48hs pra receber a mercadoria. Caso isso nao ocorra, irei atrás dos meus direitos.
CUIDADO NÃO COMPRE NO SITE DA LOJA VIRTUAL RENNER. TE VENDEM, VC PAGA E ELES NÃO TEM A MERCADORIA…VEJA O NÚMERO DE RECLAMAÇÕES NO SITE DO RECLAME AQUI, TOTAL FALTA DE RESPEITO COM O CONSUMIDOR !!!
A loja virtual só aceita pagamentos por cartão! Eu adoro a Renner, mas moro a 250km de distância e não possuo cartão de crédito e definitivamente não quero um cartão Renner. Olho o site (só pq sou masoquista) e fico triste por não poder comprar! Acho um absurdo uma loja desse porte não disponibilizar o boleto bancário como opção de pagamento!
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato